5 tecnologias para criar água potável


Imagem destaque deste post

O uso de tecnologias na criação de água potável é um assunto que interessa a todos! Há tempos, o debate em torno do consumo consciente desse recurso e a busca por soluções capazes de evitar diversos problemas relacionados à escassez de água estão na pauta de cientistas, empresas e governos.

E não é para menos, afinal, já há quem sofra com as consequências de longos períodos de estiagem e até previsões de que a falta de água pode levar a guerras entre as nações mais poderosas do mundo.

Com tudo isso em mente, resolvemos apresentar neste post 5 tecnologias que podem ser úteis para a criação de água potável, corrigir problemas e evitar disputas. Acompanhe!

#1. Eliodoméstico

Criado pelo italiano Grabriele Diamanti, esse aparelho usa energia solar para transformar água salgada em água potável. Pode parecer uma tecnologia muito simples, mas é boa o bastante para ser utilizada por qualquer pessoa.

O objetivo do inventor é permitir que mulheres e outros moradores de civilizações remotas não tenham de caminhar por longos períodos em busca de água própria para o consumo.

Seu Eliodoméstico, com menos esforço, permite que moradores de regiões com escassez de recursos tenham acesso ao líquido vital e, ainda, evitem doenças comuns a quem consome água imprópria.

#2. Dispositivo de filtragem

A engenheira brasileira Nadia Ayad venceu o Desafio Mundial do Grafeno, proposto pela empresa sueca Sandvik Coromant, ao apresentar um dispositivo de filtragem e sistema de dessalinização de água, capaz de fornecer água potável, seguindo um projeto sustentável.

Essa é uma tecnologia que envolve conhecimento profundo na aplicação de materiais avançados em soluções que contribuem para a saúde dos seres humanos (área que atrai o interesse da brasileira).

Ainda que seja uma solução mais difícil de se compreender por quem não detém os conhecimentos necessários, é válido destacar que a tecnologia desenvolvida por Nadia consegue reduzir custos de forma significativa e, também por isso, é promissora e digna do prêmio recebido.

#3. Wateair

Outro brasileiro, o engenheiro Pedro Ricardo Paulino, inventou um sistema que cria água potável a partir do ar. Sua invenção recebeu o nome de Wateair (uma junção das palavras água e ar, em inglês).

A invenção foi desenvolvida para captar o vapor de água existe no ar dos ambientes, condensá-lo, filtrá-lo e prepará-lo para que o produto final seja uma água própria para o consumo. Você pode conhecer melhor a ideia assistindo ao vídeo:

#4. Lifestraw

O LifeStraw é um dispositivo suíço que começou com uma espécie de “canudo” capaz de filtrar a água e remover impurezas para torná-la própria para o consumo.

A tecnologia evoluiu e o formato também, oferecendo a possibilidade de criar água potável em garrafinhas e galões para atender a um número maior de pessoas simultaneamente.

Além de atender a pessoas de comunidades remotas e que sofrem com a falta de recursos, a tecnologia também é utilizada por pessoas que trabalham ou se aventuram em meio à natureza e precisam contar com formas de conseguir água pura.

#5. H2prO

Aos 17 anos de idade, a estudante australiana Cynthia Sin Nga Lam apresentou ao mundo um dispositivo sustentável, de baixo custo e portátil, capaz de usar energia solar para purificar água e deixá-la própria para o consumo.

Sua ideia surgiu tanto em razão da escassez do recurso em diversas partes do mundo, quanto das crises energéticas enfrentadas por diversos países. Por isso, aplicou seus conhecimentos em química para desenvolver uma tecnologia capaz de esterilizar a água imprópria numa reação química que, além de purificá-la, consegue gerar mais energia para manter o dispositivo em funcionamento!

No vídeo abaixo (em inglês), é possível conhecer melhor o projeto e entender como ele funciona:

Gostou do post? Sabemos que existem várias outras tecnologias capazes de criar água potável. Se você conhece alguma, conte-nos sobre ela nos comentários!


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)