A agricultura sustentável como alternativa


Imagem destaque deste post

A agricultura sustentável é uma forma de cultivo que respeita mais o meio ambiente, além de reduzir custos e elevar a produtividade. Falaremos a respeito dessa alternativa, sua situação no Brasil e o incentivo dado ao país pelo Banco Mundial.

Você já ouviu falar de agricultura sustentável, certo? E já se perguntou se essa forma de cultivo que respeita mais o meio ambiente é mesmo viável? Sabe qual é a realidade dessa alternativa no Brasil?

Quando publicamos o post Agrotóxicos: 12 coisas que você não sabia, apresentamos algumas ideias sobre a produção de alimentos no país e sobre a existência de cultivos que minimizam o uso de substâncias químicas.

O que é agricultura sustentável?

null

Como o termo indica bem, a agricultura sustentável é aquela cujo processo de cultivo de alimentos não prejudica (ou prejudica menos) o meio ambiente. E tudo aquilo que é sustentável considera o objetivo de que as atividades humanas não comprometam a disponibilidade de recursos para as gerações futuras.

Ainda, a agricultura sustentável segue a premissa de oferecer alimentos mais saudáveis. Algo que implica em usar o mínimo possível ou a não fazer uso de adubos químicos ou agrotóxicos.

Além de benéfica ao meio ambiente e à saúde dos seres humanos, esse tipo de cultivo também precisa ser economicamente viável. Essa questão costuma ser motivo de questionamentos de quem ainda não conhece o potencial da agricultura sustentável - e há estudos que indicam que a alternativa pode ser mais lucrativa para os produtores.

A viabilidade (econômica) da agricultura sustentável

O coordenador do Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues, afirma que “hoje, o produtor rural que fica com a produtividade abaixo da média quebra. No médio prazo, todos precisarão entrar no trilho da sustentabilidade. E quem não entrar vai cair fora. É um processo da própria economia”.

null

A agricultura sustentável é uma alternativa que tende a ser adotada por agricultores que têm maior capacidade de investimento. E, quando isso acontece, se mostra capaz de reduzir custos e elevar a produtividade da área de cultivo.

É interessante ter em mente que o aumento da demanda por produtos saudáveis estimula a mudança e faz com que o mercado pague um bônus por produtos orgânicos ou de culturas sustentáveis.

Considerando que o Brasil é um grande exportador de alimentos, é válido ressaltar também que há países mais engajados com as pautas ambientais que preferem importar alimentos com menos agrotóxicos. Algo que contribui para a viabilidade econômica da agricultura sustentável.

A agricultura sustentável no Brasil

O que talvez você não saiba é que a agricultura sustentável já é forte no Brasil. O programa “Agricultura de Baixo Carbono” (ABC) é uma ação que incentiva o produtor rural a combinar o cultivo à práticas de preservação ambiental e, graças a isso, a agricultura sustentável cresceu 27 milhões de hectares de 2010 a 2018.

O ABC funciona como uma linha de crédito específica para iniciativas e, portanto, como medida que faz com que essa forma alternativa de cultivo não seja possível apenas à poucos produtores.

null

Outras iniciativas vão surgindo. Em março de 2019, o Banco Mundial assinou um projeto que visa impulsionar a agricultura sustentável no país, mais especificamente, na Paraíba.

Aos produtores, os incentivos financeiros criam oportunidades para que atendam à uma demanda crescente do mercado por produtos mais saudáveis. Mas vale lembrar que a mudança também conta com a nossa participação enquanto consumidores, para que sempre que possível, dar preferência aos alimentos cultivados por processos mais sustentáveis.

Você já tem o hábito de buscar por produtos com menos ou nenhum agrotóxico? Conte-nos suas experiências!


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)