BH Recicla

Bateria caseira com baterias de notebook recicladas

Se você já acompanha o blog da BH Recicla, sabe que notebooks não devem ser descartados junto ao lixo comum. Mais do que isso, ao invés de enviar todos os componentes para a reciclagem, você pode reaproveitar partes para fazer uma bateria caseira!

Para quem tem conhecimentos básicos em eletrônica, o processo é mais simples e fácil. E para os demais, desde que se tenha curiosidade aguçada e atenção para não correr riscos, também é possível reciclar as baterias de um notebook antigo e utilizá-las em novos equipamentos.

Para trazer esse assunto para você, nós conversamos com o professor Eduardo Rocha, que tem um interessante projeto de reciclagem dessas baterias. Acompanhe!

Por que não descartar o notebook junto ao lixo comum?

null

Notebooks não devem ser jogados fora junto ao lixo comum, o que inclui não aproveitar que há uma caçamba na vizinhança, acreditando que faça qualquer diferença!

Todo equipamento eletroeletrônico pode conter substâncias químicas em sua composição que representam riscos para o meio ambiente e para as formas de vida do Planeta Terra. Assim, descartá-los com os demais resíduos que você gera em casa pode fazer com que essas substâncias entrem em contato com o solo e a água, causando contaminações que são prejudiciais até para nós, seres humanos.

Por essa razão, você deve encontrar pontos de coleta ou solicitar a coleta gratuita da BH Recicla em sua casa. Falamos um pouco mais sobre esse assunto no post Como descartar lixo eletrônico em BH?, em que contamos quais materiais nossa empresa busca para assegurar a destinação ecologicamente correta.

Reciclagem e reaproveitamento de baterias

null

Nem só de reciclagem são feitas as ações em prol do nosso Planeta! Outras ações, como as mudanças de hábitos de consumo e o reaproveitamento de materiais também são importantes.

Antes de separar o seu notebook sem uso para a coleta da BH Recicla, você pode retirar sua bateria para criar novas baterias caseiras que podem ser utilizadas em diferentes dispositivos.

Por que reciclar bateria de notebook?

null

Notebooks deixam de ser utilizados por várias razões. Por exemplo, é comum acontecer do equipamento estragar e um técnico avaliar que o conserto simplesmente não valha a pena, seja por não ser o suficiente para devolver a qualidade da máquina ou por ter um custo elevado demais.

Seja qual for a razão para que você tenha um notebook inutilizado em casa, pode ser que sua bateria ainda tenha vida útil pela frente. Isso significa que é possível reaproveitá-la e criar uma nova fonte de energia capaz de gerar economia de gastos e ainda ajudar o meio ambiente.

Como é a reciclagem da bateria de notebook?

undefined
undefined
undefined
undefined

Se você nunca abriu uma bateria de notebook, talvez não saiba o que se encontra lá. Ao fazê-lo, com o devido cuidado e atenção, você se depara com “células” que se assemelham a pilhas tradicionais que todos conhecemos e utilizamos em diversos equipamentos do dia a dia.

Essas células são feitas de lítio, um material que permite a criação de baterias recarregáveis, com boa autonomia e que gastam pouca energia. A qualidade é tão boa que, segundo o professor Eduardo, é a mesma a ser utilizada em alguns carros elétricos.

Em média, uma bateria de notebook tem seis células (é possível encontrar modelos com 4, 9 ou até 12 células de lítio), sendo provável encontrar algumas ainda em bom estado, capazes de armazenar cargas de energia. São essas que devem ser utilizadas para fazer novas baterias, enquanto as demais precisam ser devidamente descartadas.

O professor Eduardo Rocha explica que é preciso interligar as células para criar novas baterias. Nesse processo, é preciso aumentar a voltagem e amperagem, a depender dos objetivos de uso de cada bateria caseira. Quanto maior a amperagem, melhor é a bateria para ser utilizada em eletrodomésticos, aparelhos de som ou de ar condicionado, por exemplo.

“Essa reciclagem não é pra mim, e agora?”

E ai, você já conhecia a Bateria caseira?

Se você chegou até aqui e achou a ideia interessante, mas acha que não tem os conhecimentos e habilidades necessários para fazer a reciclagem de baterias de notebook por conta própria, não se preocupe!

O professor Eduardo já ministrou cursos para quem quer aprender o processo e você pode contatá-lo através do (31) 9 9619-8961 para avaliar essa possibilidade. Outra opção é apoiar a iniciativa dele e doar as suas baterias sem uso para que ele mesmo cuide de reaproveitá-las. Por fim, não se esqueça de que a BH Recicla pode recolher os demais componentes do seu notebook e todo o seu lixo eletrônico.

O que você achou da ideia da reciclagem de baterias de notebook? Conhece mais alguma iniciativa inovadora a favor do meio ambiente? Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2

Falar com a BH Recic
A BH Recicla te ajuda! #sustentabilidade
Olá 👋
Podemos te ajudar?