Beleza consciente: 4 maneiras de cuidar do corpo sem prejudicar o planeta


Imagem destaque deste post

Quando alguém começa a se conscientizar sobre a necessidade de mudar hábitos para salvar o planeta, é comum que demore um tempinho até levar a reflexão para os produtos de beleza.

Em um primeiro momento as embalagens são consideradas, e pode ser que a pessoa passe a enviá-las à reciclagem. Pouco a pouco, porém, começa o entendimento de que produtos usados no corpo e no cabelo também podem conter componentes nocivos ao meio ambiente.

A boa notícia é que, felizmente, muitos produtos naturais - e que não são testados em animais - já estão no mercado. Além disso, você pode aproveitar mais do que a natureza oferece para se cuidar com a consciência tranquila. Confira só essa lista!

#1. Troque o gel esfoliante por açúcar

Esfoliar a pele é uma boa forma de retirar a sujeira, células mortas e estimular a renovação celular, ou seja, manter a pele com aspecto mais jovem. A esfoliação pode ser tanto facial quanto corporal, e muitas das vezes, é feita com géis e cremes que possuem micropartículas, grãozinhos para a microabrasão.

Acontece que, em geral, esses grãozinhos são feitos de plástico e, adivinha só? Esse plástico desce junto com a água da pia ou do chuveiro e percorre longos caminhos até contaminar solo, rios, mares e seres vivos.

Por isso, uma boa forma de se cuidar sem prejudicar o planeta - e ainda gerando economia para o bolso - é trocar os esfoliantes tradicionais por misturas com açúcar e mel ou borra de café.

#2. Aposte no shampoo em barra

Você sabia que shampoos podem vir em formato de barra, como sabonetes, e não como líquidos em frascos? Sabemos que, para muita gente, o cuidado com os cabelos é assunto sério, e por isso, há resistência em fazer essa troca. Mas, que tal experimentar?

Em agosto de 2018, a revista National Geographic Brasil publicou uma matéria com quatro motivos para você apostar no shampoo em barra. Entre eles estão o fato de que esse tipo de cosmético costuma ser natural (livres de conservantes e produtos químicos) e são feitos para durar mais.

Além disso, o uso da barra reduz o consumo de plástico que, como você já deve saber, é um baita vilão para o meio ambiente. Ainda, esse tipo de shampoo não usa o óleo de palma, que está ligado ao desmatamento e à degradação do habitat natural.

#3. Descubra receitas naturais para hidratação

Já pensou em hidratar o corpo com aveia e camomila? E em hidratar o rosto com abacate e mel? Realizando pesquisas simples, você encontra receitas que usam ingredientes bem naturais para um ritual de beleza consciente.

É claro que é importante buscar fontes confiáveis e ter atenção à cada informação compartilhada. Misturas usando limão, por exemplo, podem proporcionar ótimos resultados, mas é preciso cuidado para evitar irritações e manchas na pele.

Além disso, lembre-se de pesquisar receitas adequadas ao seu tipo de pele e às suas necessidades a cada momento. No frio, por exemplo, é comum que a pele fique mais ressecada e que uma hidratação mais potente seja a escolha mais indicada!

#4. Opte por marcas amigas do meio ambiente

Felizmente, a preocupação com o meio ambiente não é só nossa. Muitas marcas já entendem que essa é uma questão relevante para a sociedade e para o futuro do planeta e, por isso, apostam em medidas para serem mais sustentáveis.

Com isso, existem marcas de beleza que só utilizam embalagens recicláveis e que preferem matéria-prima natural. Outras ainda apostam em ações sustentáveis, como a oferta de descontos em troca de embalagens vazias. Algumas que se encaixam em ao menos um desses grupos são:

Além das já mais famosas, vale saber que existem marcas veganas em ascensão e com produtos de qualidade!

Gostou do post? Aproveite e leia também Tudo sobre reciclagem: medicamentos e cosméticos!


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)