BH Recicla e ManoTauros: uma parceria para além da reciclagem e do esporte


Imagem destaque deste post

Você consegue pensar em como ou em por que uma empresa de reciclagem de lixo eletrônico ajudaria uma equipe de futebol? Se você achou essa possibilidade intrigante, vai gostar de saber mais sobre a parceria entre a BH Recicla e os ManoTauros.

Os ManoTauros são um time de futebol LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) de Minas Gerais. Visando apoiar a criação de um cenário mais inclusivo no esporte, nos unimos a eles para ajudar a “reciclar” as ideias da sociedade e transformá-las em ideias novas e melhores.

Recentemente, conversamos com Stênio Morais, um dos fundadores do ManoTauros para apresentar melhor o projeto e a nossa parceria. Vamos lá?

Quem são os ManoTauros

null

O time ManoTauros foi criado em dezembro de 2017 para incluir e abrir mais espaço no futebol para pessoas com orientação diversa do gênero biológico. Crianças, jovens e adultos que se afastaram do esporte em razão do preconceito que sabemos ser, infelizmente, muito recorrente nesse meio.

Com base nos registros da Confederação Brasileira de Futebol, a CBF, o Brasil tem mais de 28 mil jogadores em atividade, mas não possui um que se assuma publicamente como homossexual. Uma situação que reflete o medo da rejeição que ainda é comum na sociedade e que tende a ter proporções ainda maiores no futebol, inclusive para quem está dentro do campo.

Os objetivos e desafios enfrentados pelo ManoTauros

null

O time foi criado para promover a inclusão por meio da prática esportiva, ampliando o debate sobre gênero, sexualidade e preconceito no futebol. E, como você pode imaginar, não é nada fácil cumprir com esse objetivo.

Por isso, o maior desafio enfrentado pelo ManoTauros é justamente romper com o preconceito e mostrar que o futebol é um esporte para todas as pessoas, independente de sua cor, orientação sexual e identidade de gênero.

Para tanto, além de participarem de torneios como a Ligay Nacional de Futebol, o time busca levar a discussão para outros espaços, como as escolas da educação básica. A proposta é promover o debate para mostrar aos jovens que é possível ocupar espaços excludentes, como os campos de futebol, e mudar essa realidade.

Ligay Nacional de Futebol

A Ligay Nacional de Futebol teve a primeira edição de seu campeonato, também chamado de Champions Ligay, em novembro de 2017. O primeiro torneio LGBT do país visa deixar claro que “Gay Também Joga Futebol”, mostrando que o esporte é para todos.

Graças à Ligay, diversos times LGBT’S do país que se uniram para a competição formam uma comunidade cada vez mais forte em prol da criação de um ambiente inclusive no futebol nacional. Uma situação que favorece mudanças que levem o mundo a eliminar seus preconceitos e permitir que todos tenham os mesmos direitos.

E onde entra a BH Recicla nessa história?

null

Reciclar é o que nos permite transformar materiais velhos ou sem uso que seriam descartados em outros inteiramente novos. Em nosso blog, compartilhamos diversas informações sobre a importância da reciclagem para o futuro do planeta.

É certo que, na maioria das vezes, relacionamos essa ideia ao nosso trabalho com os resíduos eletrônicos e com outros materiais, visando reduzir a poluição do planeta e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Acontece que tudo isso é uma verdadeira busca pela nossa evolução enquanto sociedade. E é aí que nos identificamos com a proposta do ManoTauros em pegar ideias antiquadas com relação aos jogadores de futebol e transformá-las em outras melhores. Em outras palavras, eliminar o preconceito e fazer do futebol um ambiente inclusivo e aberto a qualquer um.

Por isso, a BH Recicla faz a compra de materiais esportivos para o time e se orgulha em ajudar uma equipe de 40 pessoas compostas por atletas, comissão técnica, marketing e outros que dão suporte às atividades do ManoTauros.

Se você acompanha nossas postagens, sabe que destacamos a importância da participação de todos na construção de um planeta melhor. Por vezes, comentamos em como a falta de participação de empresas e do governo dificulta nossa evolução.

Por isso, a BH Recicla sabe de seu papel em ajudar a promover esse debate da inclusão de grupos invisibilizados na sociedade, como os LGBT’S, no esporte e, sobretudo, no futebol. Isso faz parte de nossa atuação por uma sociedade mais sustentável e humana.

Gostou da ideia e quer acompanhar mais de perto o projeto? Siga o perfil dos ManoTauros no Instagram, conheça mais sobre a equipe, a Ligay e deixe o seu apoio!


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)