Calendário Ecológico 2019/1


Imagem destaque deste post

O início do ano é sempre uma boa oportunidade para colocar novos hábitos em prática. E como haveria de ser, nós da BH Recicla estamos aqui para dar um “empurrãozinho” para que você se inspire e adote atitudes mais verdes em 2019.

Para tanto, organizamos um calendário reunindo as principais datas relacionadas a iniciativas de conscientização e proteção do meio ambiente no primeiro semestre.

Esperamos que, mais do que provocar a reflexão, essas datas demonstrem a importância de debatermos formas de preservação e, claro, agirmos com esse objetivo. Confira:

Janeiro 2019

11.01: Dia do Controle da Poluição de Agrotóxicos - Você sabia que o Brasil figura entre os países que mais consomem agrotóxicos no mundo? Por essa razão, ter um dia destinado à conscientização do controle da poluição causada por essas substâncias é fundamental. Isso, claro, sem mencionar as possíveis consequências para a saúde dos seres vivos, incluindo nós humanos.

Fevereiro 2019

02.02: Dia Mundial das Zonas Úmidas - Instituído em 1997, pelo Comitê Permanente da Convenção de Ramsar com o objetivo de incentiva a realização de ações que chamem a atenção para importância das áreas úmidas e de sua preservação.

22.02: Aniversário do IBAMA, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Com seu poder de polícia ambiental, o IBAMA realiza ações de controle, monitoramento, fiscalização, licenciamento e outros. Sua atuação é importante para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade brasileira, que é rica e muito valiosa para o planeta.

Março 2019

01.03: Dia Nacional do Turismo Ecológico - Você sabia que o turismo ecológico contribui para a preservação da natureza? Uma boa definição indica que esse tipo de turismo é aquele que busca a valorização do meio ambiente, inclusive gerando investimentos que favoreçam a conquista desse objetivo.

Nós, da BH Recicla, incentivamos essa aproximação benéfica entre a sociedade e o meio ambiente. Inclusive, já compartilhamos em nosso blog o post Trilhas de BH: 5 dicas para curtir a natureza na cidade.

16.03: Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas - a data foi instituída em 2011, pela Lei 12.533. Seu objetivo é incentivar que as instituições e ensino do país promovam debates, atos e mobilizações relacionados à proteção dos ecossistemas brasileiros.

21.03: Dia Internacional das Florestas - Quem é brasileiro ou vive no Brasil já ouviu falar da importância da Floresta Amazônica. Lá existem mais espécies de plantas e animais do que no restante do mundo! Aproveitamos esta data, porém, para sugerir a leitura de um post que mostra um pouco sobre outras florestas incríveis do mundo.

22.03: Dia Mundial da Água - Sem água, não há vida. Apesar de toda essa importância, a água é um bem que infelizmente é negligenciado por muitos. Se não há seca ou racionamento, tendemos a utilizar indiscriminadamente, sem perceber que o ritmo de consumo é mais acelerado do que o de renovação pela natureza.

Que tal conhecer os benefícios da água para nosso organismo ou aprender a reutilizar a água da chuva em sua casa?

Abril 2019

19.04: Dia do Índio - Em 1940, aconteceu o I Congresso Indigenista Internacional, em Patzcuaro no México. A convenção, que teve participação de lideranças indígenas, teve por objetivo o debate sobre formas de garantir os direitos dos índios no continente americano. Os países participantes foram convidados a institucionalizar a data, sendo o dia 19 de abril registrado no Brasil pelo Decreto-lei n°5.540, de junho de 1943.

22.04: Dia da Terra - O Dia da Terra foi criado em 1970 como protesto do senador americano Gaylord Nelson contra a poluição. Até hoje, segue a proposta de reflexão sobre o que podemos fazer para cuidar melhor do planeta em que vivemos.

28.04: Dia Nacional da Caatinga - Na Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, existem espécies que não são encontradas em nenhum outro lugar. A data existe para conscientizar a população sobre a importância de sua preservação, já que o ambiente é fonte de matérias-primas e plantas medicinais que são importantes para o sustento e o bem-estar de comunidades locais.

Maio 2019

03.05: Dia do Pau-Brasil - A sabedoria popular e os estudos formais não deixam o brasileiro esquecer o Pau-Brasil, árvore que deu nome ao país e que é “símbolo da exploração e da resistência da natureza”. Além de homenagear a árvore, a data conscientiza para a importância de ações de reflorestamento e preservação.

17.05: Dia Mundial da Reciclagem - Uma ótima data para lembrarmos você de que, diariamente (exceto finais de semana e feriados) a BH Recicla está à sua disposição para realizar a coleta de lixo eletrônico e sucata metálica. Temos serviço gratuito e de avaliação para coleta em empresas .

18.05: Dia das Raças Indígenas da América - Até metade dos anos 70, a crença era de que os povos indígenas no Brasil iriam desaparecer. Felizmente, isso não aconteceu, mas o país é marcado por ser o maior genocida de índios na América Latina. Por esse e por outros motivos, datas como o Dia das Raças Indígena da América são tão importantes.

22.05: Dia Internacional da Biodiversidade - O Brasil é o país mais biodiverso do mundo, com mais de 103.870 espécimes de animais e 43.020 de vegetais. Por isso, para nós, a data instituída pela ONU com o objetivo de promover a reflexão sobre preservação da diversidade do planeta ganha um destaque ainda maior.

27.05: Dia da Mata Atlântica - Em 2018, a Mata Atlântica registrou queda nos níveis de desmatamento. Algo que mostra que datas como esta desencadeiam medidas de proteção e mudanças de comportamentos que podem salvar nossos biomas.

31.05 a 05.06: Semana Nacional do Meio Ambiente - Em maio de 1981, o governo brasileiro determinou a criação do a Semana Nacional do Meio Ambiente por meio do Decreto Federal 86.028. Seu objetivo é apoiar a participação da sociedade em atos de preservação do meio ambiente brasileiro.

Junho 2019

05.06: Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia - Em 1972, uma conferência da ONU criou o Dia Mundial do Meio Ambiente. Naquela época, problemas ambientais como o efeito estufa, o aquecimento global e a desertificação ainda não tinham atingido níveis tão graves.

Foram essas conferências que deram origem à ECO 92 ou Rio 92, uma importante reunião que levou à criação de documentos que apresentavam políticas internacionais sobre questões ambientais. Desde então, as edições que se seguiram mostram alguns avanços, mas indicam, sobretudo que há muito trabalho a ser feito.

08.06: Dia Mundial dos Oceanos - No post Tudo sobre reciclagem: plástico, contamos que os oceanos recebem 25 toneladas de lixo por ano, o que coloca em risco as formas de vida marinha e também os seres humanos. Por isso, datas como o Dia Mundial dos Oceanos, que conscientizam sobre a importância deles para o planeta, são tão importantes.

16.06: Dia Mundial das Tartarugas Marinhas - A data foi escolhida em homenagem ao aniversário do Dr. Archie Carr, o “pai” das tartarugas marinhas. Ele foi um dos principais pesquisadores da área e responsável por “grande parte do que se conhece sobre a biologia e o ciclo de vida destes animais”, como informa o Projeto Tamar.

No fim das contas, a lembrança desse dia beneficia não só as tartarugas, mas todas as formas de vida dos oceanos.

17.06: Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca - 120.000 km² de terra sofrem com a desertificação e se tornam inférteis todos os anos. O intenso consumo de reservas e recursos é uma das principais causas do problema, o que faz deste dia mais um entre as importantes datas de nosso calendário “verde”.

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e faça com que mais pessoas conheçam datas que são tão importantes em nossa luta em favor do meio ambiente!


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)