Calendário Ecológico 2019/2


Imagem destaque deste post

Aqui na BH Recicla, acreditamos que qualquer dia pode ser o momento ideal para criar uma resolução nova e colocá-la em prática. Foi por isso que em 2019, decidimos compartilhar com você um Calendário Ecológico para te inspirar a ter atitudes mais “verdes” durante o ano.

Este post traz datas relacionadas a iniciativas de proteção do meio ambiente do segundo semestre, na expectativa de que ajudem você a refletir e espalhar ideias de mudanças positivas! Lembre-se de conferir também as do primeiro semestre, publicadas anteriormente.

Julho 2019

17.07: Dia de Proteção das Florestas - O Brasil tem 47,5% de sua área tomada por florestas. Parece muito? Talvez não, se consideramos que os seres humanos são as principais ameaças a essa cobertura vegetal e suas formas de vida, graças ao desmatamento.

Como você deve saber, as árvores são nossas aliadas no controle da emissão de CO2 na atmosfera, o gás que contribui para o aquecimento global. E esse é um dos motivos de destaque pelos quais uma data para nos lembrar sobre a importância de proteger nossas florestas merece destaque.

26.07: Dia Mundial dos Manguezais - Os manguezais são ecossistemas de transição entre o ambiente marinho e o terrestre. Dentre suas características está a capacidade de acumular sedimentos orgânicos, contribuindo para a proteção do terreno contra erosão provocada pelas ondas do mar.

Além disso, são berço para diversas espécies de peixes e crustáceos que alimentam, direta ou indiretamente, mais de um milhão de pessoas. Algo que torna a conscientização sobre sua importância e proteção ainda mais determinante para as formas de vida do planeta.

Agosto 2019

09.08: Dia Internacional dos Povos Indígenas - A data foi criada em 1995 por um decreto da ONU que busca condições minimamente dignas de vida para a população indígena ao redor do mundo.

Um dos destaques da declaração de direitos é a garantia da autodeterminação que protege os indígenas de serem obrigados a tomarem atitudes que sejam contrárias a suas próprias vontades.

14.08: Dia do Controle da Poluição Industrial - A escolha da data foi motivada pela assinatura do Decreto-Lei nº 1.413, em 14 de agosto de 1975 (o primeiro documento regulatório específico para o setor, criado em razão da piora da qualidade do ar em áreas industriais de São Paulo).

A reflexão sobre a necessidade de controle da liberação de poluentes é uma das medidas que podem evitar a contaminação não só do ar, mas também do solo e da água.

28.08: Aniversário do ICMBio, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Neste ano, o ICMBio completa 12 anos de atividades de proteção do meio ambiente por meio da criação de Unidades de Conservação e outras ações de proteção e monitoramento.

Setembro 2019

05.09: Dia da Amazônia - A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo e o maior ecossistema natural de nosso planeta. Infelizmente, entre 2017 e 2018, registrou-se o aumento de 14% do desmatamento desse ecossistema, o maior desde 2008.

O Dia da Amazônia tem por principal objetivo alertar a população em geral sobre o desequilíbrio ambiental como consequência desse desmatamento. Em outras palavras, um apelo para que entendamos que é possível buscar o desenvolvimento apostando na preservação da floresta.

11.09: Dia Nacional do Cerrado - O cerrado é considerado o berço das águas. Ainda que os recursos hídricos sejam renováveis, nosso ritmo de consumo é mais acelerado do que o da natureza, em seu ciclo de reposição. Por isso, a preservação desse bioma é de suma importância.

Como sugere a WWF, a data pode ser encarada como forma de exaltar este que é o segundo maior ecossistema brasileiro e suas reservas subterrâneas de água doce.

16.09: Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio - A data especial para a preservação da camada de ozônio foi definida em uma Assembleia das Nações Unidas, em 1994. Nesse mesmo dia, em 1987, foi assinado o Protocolo de Montreal, o primeiro grande acordo global voltado para o meio ambiente.

Vale lembrar, a camada de ozônio é a que protege a Terra das nocivas radiações ultravioletas do Sol!

19.09: Dia Mundial pela Limpeza da Água - Segundo a Agência Nacional de Águas, 97,5% da água do planeta é salgada e imprópria para o consumo. Dos 2,5% de água doce, “a maior parte (69%) é de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas e 1% encontra-se nos rios”.

Assim, a definição das formas de uso da água que temos disponível, bem como a adoção de medidas para a sua preservação são cruciais para nós, seres humanos, e para as demais formas de vida da Terra.

20.09: Dia Internacional da Limpeza de Praia e Litoral - Você que frequenta praias do Brasil e pelo mundo afora, já se deparou com sujeira na areia ou no mar? Infelizmente, muitos não agem para evitar a poluição destes ambientes, o que prejudica o ecossistema local e pode trazer danos até para os seres humanos.

A data é ideal para uma ação de coleta de lixo espalhado pelas praias, mas lembre-se de que não é preciso limitar as ações a esse dia. Sempre que for curtir um dia de sol e mar, cuide dos resíduos que gera!

21.09: Dia da Árvore - 2019 pode ser o ano mais quente já registrado. Em dias de muito sol, poder desfrutar da sombra de uma árvore é um privilégio que nem sempre valorizamos. Assim como essa pequena reflexão, a data é um lembrete para a importância e preservação dessa forma de vegetação.

22.09: Dia Mundial Sem Carro - Belo Horizonte já tem algumas opções de aplicativos de bicicletas e patinetes, mas mesmo que essas soluções não existam na sua cidade (ou não se encaixem à sua realidade), é possível aderir ao Dia Mundial Sem Carro.

A data existe para conscientizar sobre a poluição gerada pelos automóveis e seu uso intenso em nossa sociedade. Com isso em mente, se não der para ir à pé, pegar um ônibus ou metrô, tente ao menos dar ou pegar uma carona para diminuir a frota de carros. Além de mais ecológica, a ideia também pode ser mais econômica!

Outubro 2019

03.10: Dia Nacional das Abelhas - Em nosso blog, já publicamos sobre A importância das abelhas para o meio ambiente. Esses insetos são fundamentais para a polinização, processo que dá origem a novas plantas e alimentos.

A data chama atenção para o papel das abelhas em favor das formas de vida do planeta e para a importância de evitar matá-las, sobretudo quando não representam risco à nós.

04.10 a 10.10: Semana da Proteção à Fauna - Segundo o ICMbio, o Brasil tem cerca de 120 mil espécies de invertebrados e 8930 de vertebrados (3150 peixes continentais, 1982 aves, 1358 peixes marinhos 734 mamíferos, 732 répteis, 973 anfíbios). Nossa fauna é muito diversificada e rica e merece ser protegida com o objetivo de evitar a extinção de espécies em decorrência da ação humana.

04.10: Dia Mundial dos Animais e Dia da Natureza - A data homenageia São Francisco de Assis, frade católico reconhecido como protetor dos animais e padroeiro da ecologia. Como tantos outros, o dia orienta a reflexão para os cuidados que devemos ter para preservar e respeitar as formas de vida com as quais convivemos.

12.10: Dia Mundial de Prevenção de Desastres Naturais e Dia do Mar - O termo “desastre natural” nem sempre aponta para uma situação claramente decorrente da ação humana. Porém, a mensagem da diretoria-geral da ONU esclarece que também temos uma parcela de responsabilidade e a data serve para nos lembrar disso:

“Caso nenhuma medida de prevenção e de redução de riscos seja tomada, essas perdas vão continuar a ocorrer como resultado das pressões induzidas pela mudança climática, pela superpopulação e pela urbanização em massa”.

É também o Dia do Mar, o que nos leva ao fato de que nossos oceanos recebem 25 milhões de toneladas de lixo por ano! Um alerta para a necessidade de rever hábitos de consumo e apostar na reciclagem.

15.10: Dia do Consumo Consciente - Pegando “carona” na reflexão apresentada anteriormente, o Dia do Consumo consciente não favorece apenas as formas de vida marinha. Além de gerar economia para nós, a mudança de hábitos vai de encontro ao desenvolvimento sustentável e à preservação do meio ambiente!

Faltou alguma data em nosso calendário? Deixe o seu comentário e não se esqueça de aproveitar os dias de 2019 para refletir e mudar hábitos para proteger o Planeta!


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)