BH Recicla

Cases de sucesso ambiental: as cidades que mudaram sua realidade

A missão de tentar salvar o planeta é complicada. Muitas de nossas ações ainda não são sustentáveis e têm forte impacto negativo no meio ambiente. Por isso, cases de sucesso ambiental são sempre bem-vindas para seguirmos motivados!

Sabemos que, em nosso país, ainda faltam leis e programas de alcance nacional que promovam soluções verdes pelas cidades. Porém, nem tudo está perdido. Neste post, apresentamos algumas cidades que são cases de sucesso ambiental e uma delas é brasileira. Confira só!

1. Reykjavik

casessucesso01

Essa cidade com nome difícil de pronunciar é a capital da Islândia, sendo o coração da atividade econômica deste país nórdico. Isso não a impediu de ser 100% abastecida por energia limpa.

A rede de energia elétrica de Reykjavik tem fonte geotérmica, aproveitando os vulcões existentes na região. Se você está pensando “ah, legal, mas no Brasil não tem vulcão”, lembre-se de que nosso potencial eólico é crescente e que, portanto, também temos fontes de energia limpa disponível.

Reykjavik é considerada a capital mais verde do mundo e a Islândia não se contenta com isso. O país investe no uso de hidrogênio como fonte energética – que pode abastecer carros – e inaugurou, em 2019, sua terceira estação de abastecimento.

2. Copenhague

casessucesso02

A capital Copenhague é a maior cidade da Dinamarca. Em 1995, deu início a um processo de transição verde e, após conseguir reduzir pela metade suas emissões de carbono, passou a ser considerada uma das cidades mais sustentáveis do mundo.

A solução buscada pelos dinamarqueses passa pelo investimento em um sistema de transporte público de qualidade. Como você já sabe, reduzir o número de veículos em circulação contribui também para a redução da poluição do ar e o planeta agradece!

Além disso, Copenhague também apostou no poder do uso de veículos alternativos. Por isso, criou um programa de bicicletas urbanas gratuito para incentivar a mudança de comportamentos por parte de seus cidadãos.

3. São Francisco

casessucesso03

São Francisco é a 13ª cidade mais populosa dos Estados Unidos e, para conseguir ser sustentável, adotou uma série de medidas importantes. Veja só:

  • primeira cidade americana a banir o uso de sacolas de plástico;
  • aposta nas bicicletas como transporte alternativo;
  • transporte público de qualidade;
  • uso de painéis de energia em prédios públicos e edificações seguindo padrões energeticamente eficientes;
  • conservação das áreas verdes;
  • uso sustentável de água;
  • adoção de políticas de redução de resíduos;
  • incentivo à agricultura orgânica;
  • forte cultura vegetariana.

Diz aí se São Francisco não é uma cidade inspiradora?

4. Singapura

casessucesso04

Considerada a cidade-Estado mais verde e sustentável da Ásia, Singapura também é conhecida pelo apelido de cidade-jardim. Isso porque tem 10% de suas terras destinados para parques e reservas naturais.

O interessante é que, ainda na década de 1960, Singapura era suja e poluída. Não tinha nem mesmo um sistema de saneamento adequado. Além disso, passou por um processo de industrialização que complicou ainda mais a situação, do ponto de vista ambiental.

Em 2015, foi lançado o Sustainable Singapore Blueprint que estabeleceu objetivos de desenvolvimentos sustentável a serem adotados até 2030. E por estar colocando-os em prática, a cidade é um modelo para muitas outras.

Um dos exemplos de ações verdes está relacionado ao fato de que Singapura tem a maior instalação para o processamento de resíduos alimentares da Ásia. A matéria orgânica decomposta e transformada em fertilizantes e em energia.

5. Curitiba

curitiba

Para quem acompanha os noticiários em busca de informações sobre lugares sustentáveis, ver Curitiba na lista não é uma surpresa. A capital do Paraná ficou conhecida com seus cases de sucesso ambiental no que diz respeito à adoção de iniciativas verdes.

A cidade é vista como a única grande no Brasil com bons índices de desenvolvimento sustentável. Em 2010, recebeu o título de metrópole mais verde da América Latina e, claro, há razões para isso.

Por lá, a maioria da população utiliza o transporte público, o que faz com que o índice de emissão de dióxido de carbono, per capita, seja baixo. Além disso, há cerca de 64,5m² de área verde por habitante, além de dezenas de espaços de preservação.

O investimento em educação ambiental feito em Curitiba também pode servir de inspiração para as demais cidades de nosso país.

Você já conhece alguma dessas cidades ou sabe de outras que são inspiração para uma realidade mais sustentável? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2

Falar com a BH Recic
A BH Recicla te ajuda! #sustentabilidade
Olá 👋
Podemos te ajudar?