Chove chuva! Aprenda a reutilizar a água que cai do céu!


Imagem destaque deste post

Você já pensou em aproveitar a água da chuva? A ideia favorece o meio ambiente e ainda pode trazer alívio para o seu bolso, reduzindo o valor da conta de água ao final de cada mês. E mais, fazer isso pode ser mais fácil do que você imagina!

É bem provável que você já saiba que a falta de chuvas pode reduzir o nível de água nos reservatórios que abastecem as cidades e demandar a adoção de ações de racionamento. Nessas épocas, muita gente se esforça para aproveitar melhor a água que tem, mas basta a situação melhorar para retomar os velhos hábitos.

Neste post, nós queremos apresentar a você algumas formas de colher e aproveitar a água da chuva. Confira!

Por que reaproveitar água da chuva (mesmo sem racionamento)?

null

Dados da pesquisa Contas Econômicas Ambientais da Água, divulgada pelo IBGE, indicam que cada brasileiro consome 108,4 litros de água diariamente. Se você está tentando dimensionar esse volume, lembre-se de que sequer consideramos o consumo das indústrias e da agropecuária!

Na escola, aprendemos que a água é um recurso renovável e logo pensamos que, por essa razão, a água do mundo não irá faltar. A questão, porém, é que vários fatores - como o assoreamento intenso dos rios e a contaminação por poluentes diversos - atrasam ou dificultam o processo de renovação da água.

A situação pode ser crítica a ponto dessa renovação demandar a aplicação técnicas de alto custo, o que pode inviabilizar o processo. Isso não faz com que a água deixe de ser um recurso renovável, mas esclarece a necessidade de precisarmos apostar no consumo consciente.

Como coletar água da chuva?

null

Algumas construções mais recentes e modernas já incluem sistemas de captação de água da chuva. Em geral, a água que escorre pelas calhas dos telhados é redirecionada por meio de canos até chegar em reservatórios de capacidades variadas.

A coleta, porém, pode ser feita de forma mais simples. Eduardo Panachão, um biólogo brasileiro, desenvolveu um sistema caseiro para captar até 1.200 litros de água da chuva e evitar o desperdício. A ideia é parecida com a já mencionada de levar a água que chega até as calhas até tambores de água. O tamanho do projeto vai depender do espaço que você tem disponível e de seus recursos.

Outra ideia, ainda mais simples, mas também bastante válida é a de usar baldes, posicionando-os em pontos estratégicos que favoreçam a coleta de água da chuva.

O que fazer com a água da chuva?

null

Há quem não veja sentido em coletar água da chuva por considerá-la suja, mas isso não inviabiliza o seu uso! Você até pode estudar métodos de filtração e cloração para tratar essa água, mas isso não é necessário.

A água da chuva é limpa o suficiente para:

Seja qual for o caso, lembre-se de manter o recipiente em que guarda a água coletada tampado para evitar a evaporação e a proliferação de insetos transmissores de doenças, como o mosquito Aedes Aegypti.

Então, o que você achou da ideia? Sabe outras formas de coletar ou utilizar a água da chuva? Compartilhe nos comentários!


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)