Como e porque reduzir o desperdício de alimentos


Imagem destaque deste post

O alto desperdício de alimentos também afeta o meio ambiente, ainda que boa parte daquilo o que comemos seja orgânico e de fácil decomposição. Neste post, explicaremos porque esse desperdício é prejudicial e compartilharemos dicas para evitá-lo.

A forma como lidamos com os alimentos também tem relação com o desenvolvimento sustentável que tanto abordamos aqui no blog da BH Recicla. Você sabia que o desperdício de comida afeta o meio ambiente? E sabe o que fazer para evitar o problema?

Jogar comida fora é algo que ninguém gosta de fazer, mas acontece. Atualmente, vivemos uma realidade que foi chamada de “cultura da fartura”, responsável por impulsionar o desperdício e isso precisa mudar!

A realidade do desperdício de alimentos

Antes de falarmos sobre os problemas ambientais que o desperdício de alimentos pode causar, apresentamos alguns dados que se referem a uma realidade que você já conhece, mas precisa entender com mais clareza:

O impacto do desperdício de alimentos no meio ambiente

Como se não bastasse, e como indicamos anteriormente, o desperdício de alimentos não é ruim apenas porque afeta diretamente os seres humanos. Outros seres vivos também sofrem com o problema e, consequentemente, isso retorna para nós.

A questão é que a produção de alimentos impacta o meio ambiente. E se esses alimentos são desperdiçados, chegamos a uma situação em que recursos naturais foram utilizados em vão. Essa situação gera um ciclo vicioso, porque se não desperdiçássemos, poderíamos produzir menos por vez e explorar menos o meio ambiente.

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), “a cada ano, os alimentos produzidos sem ser consumidos causam um gasto de água equivalente à vazão anual do Volga” (rio mais longo da Europa), sendo responsáveis por gerar “3,3 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa” na atmosfera.

Como evitar o desperdício de alimentos e ajudar o planeta

Existem algumas dicas que você pode seguir para evitar o desperdício de alimentos e não acabar jogando fora comida que poderia alimentar a quem precisa e ainda, ajudar o meio ambiente. Veja só:

Você já sabia o quanto o desperdício de alimentos pode ser prejudicial? Tem mais alguma dica para evitar o problema? Compartilhe suas ideias conosco!


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)