Cuidado! 5 pragas urbanas que se escondem no lixo


Imagem destaque deste post

Praga biológica é o termo para “qualquer população de ser vivo que cresce de forma exagerada” e pode causar problemas graves. Você sabe de quais seres vivos estamos falando?

Na região rural, sobretudo onde existem lavouras, algumas larvas de insetos, lagartas, moscas e até fungos afetam e matam plantações, prejudicando os produtores e aqueles que consumiriam os alimentos.

Nos centros urbanos, as pragas são outras, mas também merecem atenção por seu potencial em espalhar doenças e causar danos. Neste post, apresentamos 5 delas, com dicas de como evitá-las!

Pragas urbanas atraídas pelo lixo

Insetos existem como parte da natureza e podem ser fundamentais para para o equilíbrio e para os seres vivos, inclusive para os humanos. Porém, há diferença entre aqueles como abelhas e borboletas e os que classificamos como pragas urbanas, que existem aos montes e representam riscos.

Dentre essas pragas, destacamos 5 das que estão presentes nos centros urbanos. Em geral, são seres que carregam microrganismos transmissores de doenças - algo que acontece, sobretudo por estarem em contato constante com o lixo - ou que possuem veneno que pode ser letal para os animais domésticos e para os seres humanos. Veja só:

#1. Mosquitos e moscas (que são diferentes das moscas de flores que, como as abelhas, fazem a polinização de algumas espécies de plantas);

#2. Baratas;

#3. Ratos;

#4. Formigas (nem todas as espécies de formiga são pragas, mas é preciso ter cuidado, já que algumas podem transportar microrganismos causadores de doenças, além de destruir equipamentos eletrônicos).

#5. Escorpiões (que, em 2018, picaram mais de 17 mil pessoas só em Minas Gerais)

Como lidar com as pragas urbanas

Por si só, o termo “praga urbana” soa pesado o bastante para que nossa maior vontade seja a de nos livrarmos desses insetos a qualquer custo. Por essa razão, muitos recorrem ao uso de venenos ou inseticidas, mas é preciso atenção.

Especialistas alertam que o uso inadequado de produtos químicos pode ser ineficaz, ou seja, não servir para eliminar as pragas, além de apresentar o risco de intoxicação.

Assim sendo, a prevenção é a melhor saída para evitar que esses seres indesejados estejam presentes e se multipliquem em nossos lares, locais de trabalho e outros.

A ideia é fechar bem as embalagens de alimentos, evitar o acúmulo de alimentos desprotegidos (como restos na pia da cozinha), vedar ralos para evitar que as pragas encontrem uma “porta de entrada” vindas direto do esgoto e manter o lixo sempre bem tampado.

Em resumo, é preciso cuidar da limpeza e higiene dos ambientes para evitar insetos e roedores. Apostar em inseticidas naturais, como os que apresentamos no post Sai mosquito! 5 maneiras naturais de combater insetos, também é uma boa ideia. E caso a situação atinja níveis mais críticos, a solução é buscar a ajuda de empresas especializadas em dedetização e eliminação de pragas.

A reciclagem e o controle de pragas urbanas

Todo tipo de lixo acumulado atrai pragas urbanas e, por isso, a reciclagem pode ajudar. Por isso, lembre-se de que nós, da BH Recicla, fazemos a coleta gratuita do lixo eletrônico (eletrodomésticos e outros) e da sucata metálica que serve de abrigo para insetos e roedores em sua casa.

Além disso, considere que a reciclagem de materiais em geral é benéfica para o meio ambiente e pode ser determinante para o controle de pragas. Já pensou no porquê de haver cada vez mais moscas e baratas e menos abelhas? Estudos recentes indicam que o desmatamento que dá lugar às colheitas, o crescimento dos centros urbanos e as mudanças climáticas estão associados ao problema.

Para reverter a situação, dar preferência a alimentos orgânicos, usar pesticidas naturais e cuidar melhor do planeta são medidas que podemos (e devemos) tomar, já que os insetos que não são pragas têm grande importância para o equilíbrio ambiental.

Gostou do post? Compartilhe-o nas redes para que mais pessoas saibam como lidar corretamente com as pragas urbanas!


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)