BH Recicla

Cuidado! 5 pragas urbanas que se escondem no lixo

Praga biológica é o termo para “qualquer população de ser vivo que cresce de forma exagerada” e pode causar problemas graves. Você sabe de quais pragas urbanas estamos falando?

Na região rural, sobretudo onde existem lavouras, algumas larvas de insetos, lagartas, moscas e até fungos afetam e matam plantações, prejudicando os produtores e aqueles que consumiriam os alimentos.

Nos centros urbanos, as pragas são outras, mas também merecem atenção por seu potencial em espalhar doenças e causar danos. Neste post, apresentamos 5 delas, com dicas de como evitá-las!

Pragas urbanas atraídas pelo lixo

pragas urbanas que escondem no lixo

Insetos existem como parte da natureza e podem ser fundamentais para para o equilíbrio e para os seres vivos, inclusive para os humanos. Porém, há diferença entre aqueles como abelhas e borboletas e os que classificamos como pragas urbanas, que existem aos montes e representam riscos.

Dentre essas pragas, destacamos 5 das que estão presentes nos centros urbanos. Em geral, são seres que carregam microrganismos transmissores de doenças – algo que acontece, sobretudo por estarem em contato constante com o lixo – ou que possuem veneno que pode ser letal para os animais domésticos e para os seres humanos. Veja só:

#1. Mosquitos e moscas (que são diferentes das moscas de flores que, como as abelhas, fazem a polinização de algumas espécies de plantas);

#2. Baratas;

#3. Ratos;

#4. Formigas (nem todas as espécies de formiga são pragas, mas é preciso ter cuidado, já que algumas podem transportar microrganismos causadores de doenças, além de destruir equipamentos eletrônicos).

#5. Escorpiões (que, em 2018, picaram mais de 17 mil pessoas só em Minas Gerais)

Como lidar com as pragas urbanas

pragas urbanas

Por si só, o termo “praga urbana” soa pesado o bastante para que nossa maior vontade seja a de nos livrarmos desses insetos a qualquer custo. Por essa razão, muitos recorrem ao uso de venenos ou inseticidas, mas é preciso atenção.

Especialistas alertam que o uso inadequado de produtos químicos pode ser ineficaz, ou seja, não servir para eliminar as pragas, além de apresentar o risco de intoxicação.

Assim sendo, a prevenção é a melhor saída para evitar que esses seres indesejados estejam presentes e se multipliquem em nossos lares, locais de trabalho e outros.

A ideia é fechar bem as embalagens de alimentos, evitar o acúmulo de alimentos desprotegidos (como restos na pia da cozinha), vedar ralos para evitar que as pragas encontrem uma “porta de entrada” vindas direto do esgoto e manter o lixo sempre bem tampado.

Em resumo, é preciso cuidar da limpeza e higiene dos ambientes para evitar insetos e roedores. Apostar em inseticidas naturais, como os que apresentamos no post Sai mosquito! 5 maneiras naturais de combater insetos, também é uma boa ideia. E caso a situação atinja níveis mais críticos, a solução é buscar a ajuda de empresas especializadas em dedetização e eliminação de pragas.

A reciclagem e o controle de pragas urbanas

Todo tipo de lixo acumulado atrai pragas urbanas e, por isso, a reciclagem pode ajudar. Por isso, lembre-se de que nós, da BH Recicla, fazemos a coleta gratuita do lixo eletrônico (eletrodomésticos e outros) e da sucata metálica que serve de abrigo para insetos e roedores em sua casa.

Além disso, considere que a reciclagem de materiais em geral é benéfica para o meio ambiente e pode ser determinante para o controle de pragas. Já pensou no porquê de haver cada vez mais moscas e baratas e menos abelhas? Estudos recentes indicam que o desmatamento que dá lugar às colheitas, o crescimento dos centros urbanos e as mudanças climáticas estão associados ao problema.

Para reverter a situação, dar preferência a alimentos orgânicos, usar pesticidas naturais e cuidar melhor do planeta são medidas que podemos (e devemos) tomar, já que os insetos que não são pragas têm grande importância para o equilíbrio ambiental.

Gostou do post? Compartilhe-o nas redes para que mais pessoas saibam como lidar corretamente com as pragas urbanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2

Falar com a BH Recic
A BH Recicla te ajuda! #sustentabilidade
Olá 👋
Podemos te ajudar?