Cuidar de nossas crianças: construindo o cidadão do futuro


Imagem destaque deste post

Muito mais que um ofício, cuidar de crianças é um dom. Dom que carrega uma enorme responsabilidade de ajudar esses pequenos aprendizes a se tornarem protagonistas de sua própria história. Com esse intuito, em um esforço conjunto, a BH Recicla e o Recicla.Club em parceria com as Leroy Merlin Contagem e Leroy Merlin BH Norte, desenvolveram uma ação em prol das crianças atendidas pelo CEIC São Domingos Sávio.

Membros das filiais apoiadoras do projeto, como Elaine Fernandes de Oliveira (Coordenadora Administrativa / Leroy Contagem), Leandro Soares (Gerente de Gestão / Leroy Contagem), Hellen Felício (Gerente de Gestão / Leroy BH-Norte), Fernanda Castro (Coordenadora Administrativa / Leroy BH Norte) e Gildásio Araujo (Prevenção de Perdas / Leroy BH Norte), estabeleceram um acordo junto a BHRecicla / Recicla.Club e fizeram uma doação de um volume considerável de materiais diversos para o centro educacional.

E nós da Ação Social BH Recicla realizamos a entrega das doações, aproveitando para conhecer a instituição e as crianças atendidas por esse belo projeto assistencial, em uma visita acompanhados por Sônia Maria Santos (Presidente) e Marileine de Fátima dos Santos (Coordenadora).

A Instituição

O CEIC São Domingos Sávio surgiu a mais de 3 décadas, após os vicentinos construírem o prédio para o início das atividades, passando a administração para a comunidade logo em seguida. Já são 37 anos de um trabalho exemplar, onde já são atendidos nos dias de hoje, netos de jovens que foram cuidados pela instituição.

As crianças atendidas pela creche tem de 4 meses a 3 anos e ficam na instituição período integral, com uma turma extra creche, de crianças de 4 anos, que são atendidas apenas em meio período do dia, após voltarem da escolinha.

A instituição tem vagas limitadas e para entrar na lista de espera por novas vagas é preciso que os pais da criança trabalhem fora ou que ela resida em algum local de risco. Bela Vista, Beatriz, Jardim Piemont, Monte Castelo e Novo Riacho são alguns dos bairros da área de abrangência do centro educacional.

Além de 5 refeições diárias, sono depois do almoço e higiene pessoal, as crianças participam de esportes como futebol e peteca, atividades lúdicas ideais para a idade, contação de histórias e até mesmo aulas de balé.

As Doações

Materiais de construção, tintas e azulejos para a reforma e melhoria do espaço da casa, peças de banheiro para uso pessoal das crianças e materiais de decoração que podem ser revertidos em dinheiro através de bazares, para suprir os gastos diários do CEIC São Domingos Sávio, são alguns dos materiais presentes no lote de doações.

Todo o material doado é reaproveitado de alguma forma, nada é desperdiçado. Até mesmo cacos de cerâmica utilizados ganham uma nova utilidade, sendo usados na criação de murais, rodapés e outros belos trabalhos feitos na casa, com a ajuda das crianças que também colocam a mão na massa em um trabalho artesanal e cheio de beleza.

Qualquer tipo de doação ao CEIC São Domingos Sávio é muito bem vinda e ajuda muito, mas entre os ítens de maior necessidade para o atendimento das crianças estão os produtos de limpeza, sacos de lixo e carnes para serem servidas durante as refeições dos pequenos.

A instituição também mantém as portas abertas para aqueles que trabalham como voluntários e se disponibilizam a ceder um pouco do seu tempo para realizar atividades com as crianças. Basta entrar em contato através do telefone (31) 3351-0058 ou do e-mail ceicsdomingosavio@yahoo.com.br e agendar uma visita.

“Aqui nós estamos ajudando a formar o homem de amanhã, e nada é mais gratificante que isso. O sorriso dessas crianças já paga tudo, já fazem valer todo o esforço!’’ diz Sônia Maria, presidente do CEIC São Domingos Sávio.


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)