Decoração de Natal reciclada e do jeito certo!


Imagem destaque deste post

Usar materiais recicláveis como garrafas pet, revistas e jornais velhos é uma ótima ideia para fazer uma decoração de Natal diferente e original. Mas, para realmente combinar celebração, diversão e meio ambiente é preciso ter atenção a algumas questões para não inviabilizar a reciclagem dos materiais.

Muita gente que decide fazer suas próprias decorações natalinas tem em mente o reaproveitamento de materiais como forma de proteção ao meio ambiente e isso é ótimo. O que nem todos sabem é que o uso de materiais como glitter e certos tipos de cola pode fazer com que os materiais não possam ser reciclados depois!

Por isso, neste post, apresentamos algumas ideias que você pode seguir para um Natal mais “eco friendly” ou mais verde. Vamos lá?

# Pisca-pisca em garrafas de vidro

null

Garrafas de vidro como as de vinho, ou até mesmo potes como os de azeitona podem ser uma boa ideia para decorar o seu Natal.

Basta retirar o rótulo com cuidado e colocar pisca-piscas dentro deles. O efeito é lindo e muda de acordo com a cor do vidro e com a cor das luzinhas escolhidas. Você pode utilizar mais de um recipiente e passar o pisca-pisca de um para o outro, dando ainda mais visibilidade à decoração.

# Árvore de Natal de revista

Fazer árvores de Natal usando revistas, de preferência aquelas que estejam paradas aí em sua casa, é uma ideia interessante e mais simples do que pode parecer! Basta fazer algumas dobras, como mostra o vídeo abaixo:

# Enfeites com papel crepom

E que tal usar papel crepom? Com duas folhas, uma verde e uma vermelha, você pode fazer pom-poms ou bolinhas sem precisar de qualquer tipo de cola. Basta usar linhas mais finas (para que não apareçam) para prendê-las, como mostrado no vídeo, e depois é só unir umas às outras por meio de um cordão.

O enfeite pode ser utilizado em volta da árvore de Natal ou pendurado entre outras superfícies. O segredo é usar a criatividade!

# Guirlanda de botões

null

As guirlandas são famosas decorações natalinas que podem ser colocadas na porta de entrada de um local, como um “aviso” de que a celebração do Natal se aproxima.

A guirlanda de botões pode ter tamanhos variados, tudo depende da quantidade de materiais que você dispõe e daquilo o que você planeja para o seu enfeite. Em todo o caso, a ideia é utilizar um arame firme, porém maleável como suporte. Os botões de camisa podem ser presos a ele usando linha de costura e alguns nós!

# Enfeites com placas eletrônicas

Placas eletrônicas, como as presentes em computadores, notebooks e outros aparelhos eletrônicos também podem ser utilizadas como decoração.

A ideia é fazer moldes primeiro em papel - você pode, por exemplo, desenhar estrelas, sinos ou árvores - e depois utilizá-los para cortar as placas. Para cortar as placas, é preciso usar uma faca quente ou uma tesoura especial capaz de cortar esse material. Depois, é só usar a criatividade para escolher um local para os seus enfeites.

Sobre glitter, colas e reciclagem

Como prometido, apresentamos exemplos de decoração que podem ser feitas sem glitter, colas ou outros adesivos porque esses podem impedir a reciclagem dos resíduos que você utilizou. Algo que resultaria na geração de lixo prejudicial ao meio ambiente e aos seres vivos, que é o que gostaríamos de evitar, certo?

É importante que se saiba que o glitter comum é feito de microplásticos e, como a maioria dos plásticos que utilizamos, vai parar nos oceanos contaminando formas de vida marinha. Já existem glitters alternativos, também conhecidos como bio glitter ou glitter sustentável. Porém, para que se fixem nas decorações, dependem de cola e voltam a ser um problema.

A reciclagem de materiais adesivos, aqui incluídos as colas e fitas, é muito difícil ou impossível (há tutoriais que mostram que a cola quente pode ser reaquecida e reaproveitada). Por isso, devemos evitar usá-los se nosso objetivo é fazer uma decoração “verde” que cause pouco impacto ao meio ambiente.

Ao final de tudo, lembre-se de que você pode reaproveitar as decorações feitas anualmente e, caso não queria repeti-las, pode enviar os materiais para centros de reciclagem. Por exemplo, nós da BH Recicla podemos nos responsabilizar por suas decorações feitas de placas eletrônicas!

Você tem alguma outra ideia de decoração natalina reciclável? Compartilhe conosco nos comentários!


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)