Descarte de Cartuchos e Toners Usados


Imagem destaque deste post

Quem usa impressoras no dia a dia sabe que cartuchos e toners nem sempre são baratos. Por isso, a opção mais econômica de recarregá-los é interessante. Mas, e quando a vida útil desses materiais chega ao fim? Você sabe como fazer o descarte correto?

Cartuchos e toners usados têm plástico em sua composição. Porém, por também terem elementos químicos de potencial tóxico, não podem ser descartados junto ao lixo comum e nem enviados para cooperativas tradicionais de reciclagem.

Neste post, você vai aprender qual é o destino ecologicamente correto para seus cartuchos e toners, além de conhecer mais um serviço da BH Recicla!

Cartuchos e toners no lixo comum não!

Resíduos de tinta líquida ou em pó podem contaminar o meio ambiente. Além disso, devido a outros componentes como acrilato, carbono com estireno e resina de poliéster, caso cartuchos e toners sejam incinerados, podem liberar uma fumaça tóxica.

Sendo assim, existe a possibilidade de danos às plantas, aos animais e até aos seres humanos. E isso faz com que esses materiais não devam ser jogados fora junto com o lixo comum que você gera em casa ou na sua empresa.

Para empresas: Aprenda a criar uma marca realmente sustentável

A possibilidade de que esses materiais sejam enviados para a reciclagem tradicional existe. Para tanto, é preciso embalá-los em jornal para evitar o vazamento de tinta e destiná-los à lixeira vermelha, do plástico. Porém, isso não garante que cartuchos e toners sejam devidamente reciclados sem danos colaterais ao meio ambiente.

A Política Reversa, os cartuchos e toners

Mesmo quando recarregáveis, cartuchos e toners de impressora tem vida útil limitada. Em um dado momento, a qualidade da impressão não ficará boa e o problema será o uso de material velho. A solução é “jogar fora”, mas fazer isso do jeito certo.

A primeira opção que você tem foi determinada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A lei garante que a sociedade como um todo compartilha a responsabilidade pela logística reversa, um movimento em que o consumidor devolve ao fabricante um produto que não tem mais condições de uso.

Com isso, o fabricante dos cartuchos e toners que você usa deve criar pontos de coleta ou contar com serviços como o dos Correios para recolher os materiais que você quer devolver. Assim, eles podem ser devidamente reciclados.

Ainda que prevista por lei, porém, muita gente sequer sabe que a PNRS existe ou o que fazer para colocá-la em prática. Por essa razão, temos uma segunda opção de descarte.

Descarte ecologicamente correto da BH Recicla

Como empresa que trabalha majoritariamente com lixo eletrônico, a BH Recicla conhece bem os riscos que componentes químicos apresentam. Nossa empresa está preparada para fazer a separação correta dos materiais e dar a eles o destino mais adequado.

É por essa razão que oferecemos outros serviços, além da coleta de eletrônicos e sucata metálica, como a destruição segura de documentos e a coleta e descontaminação de lâmpadas fluorescentes.

Quanto aos cartuchos e toners, nós os desmontamos para que cada componente seja destinado à reciclagem ou ao tratamento, impedindo que qualquer resíduo tóxico prejudique o meio ambiente.

Ficou interessado? Entre em contato, informe-se sobre os valores referentes a esse serviço e solicite a coleta de seus cartuchos e toners com a BH Recicla!


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)