Entenda o que a Febre Amarela tem a ver com o descarte de lixo eletrônico


Imagem destaque deste post

Desde que um surto de Febre Amarela colocou Minas e outras regiões do país em alerta, muito se especulou sobre as possíveis causas do problema. Já parou para pensar que o lixo que produzimos pode ter relação com o aumento de casos da doença?

Como já sabemos bem, o acúmulo de lixo e o descarte inadequado de materiais favorecem a proliferação de mosquitos, dentre eles, o famigerado Aedes Aegypti que, além da Febre Amarela, transmite Dengue, Zika e Chikungunya.

Por isso, nós da BH Recicla consideramos importante esclarecer como dar mais atenção ao lixo produzido em casa ou no trabalho pode ser benéfico tanto para o meio ambiente quanto para nós. Veja só!

A produção de e-lixo e os casos de Febre Amarela

Pessoas e, sobretudo empresas com galpões a céu aberto, podem reconhecer esse cenário: materiais sem uso, incluindo seu lixo eletrônico, encostados em um canto, ocupando espaço e acumulando poeira.

Parece um simples caso de “entulho” que torna o ambiente mais feio e bagunçado, mas basta uma chuva para que o lixo acumule água e se transforme no ambiente perfeito para a proliferação de mosquitos. Essa é uma consequência do descarte incorreto tanto do lixo comum quanto do e-lixo.

Mas vale ter em mente, ainda, que o lixo eletrônico descartado de forma inadequada pode contaminar solos e água, comprometendo a fauna de um local e a degradação do meio ambiente está entre as causas apontadas para o surto de Febre Amarela.

A importância do descarte correto de e-lixo

Tanto por favorecer o acúmulo de água quanto por contribuir para o enfraquecimento do meio ambiente, o lixo eletrônico pode facilitar o aumento de casos de Febre Amarela.

O descarte correto do e-lixo beneficia o meio ambiente, sua fauna e flora, contribui para o desenvolvimento sustentável (a partir da reciclagem e do reaproveitamento de peças) e, como entendido, evita a criação de cenários favoráveis para a propagação de doenças.

Por isso, caso você tenha - em casa ou em sua empresa - lixo eletrônico em desuso que já virou entulho, lembre-se de que a BH Recicla faz a coleta desse material, ajudando a resolver essa questão para evitar problemas e favorecer a saúde de todos os seres vivos do planeta.

Atenção também ao lixo comum!

Como você já sabe, nossa empresa faz a reciclagem de lixo eletrônico. Mas isso não impede que falemos sobre a importância do descarte apropriado do lixo comum, não é mesmo!

Como se sabe, o acúmulo de qualquer tipo de lixo cria um cenário favorável para o mosquito transmissor de Febre Amarela. Por isso, evite guardar materiais em que permitam a retenção de água, sobretudo em ambientes abertos e mais sujeitos a ação das chuvas.

O lixo doméstico é recolhido pelo serviço de coleta em dias e horários que variam de região para região. E vale saber que entulho, madeiras e móveis velhos não são considerados lixo domiciliar e devem ser encaminhados a Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV).

Achou este post interessante? Então compartilhe com os amigos nas redes sociais!


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)