IV ENA – Encontro Nacional de Agroecologia


Imagem destaque deste post

O IV ENA – Encontro Nacional de Agroecologia, já está chegando a Belo Horizonte. O evento acontecerá no Parque Municipal, no centro de BH, dos dias 31 de maio a 03 de junho de 2018, ano em que a Constituição Federal de 1988 completa 30 anos.

Com o lema Agroecologia e Democracia – Unindo Campo e Cidade, o IV ENA deverá evidenciar a evolução das experiências em agroecologia nesses últimos 30 anos em territórios nacionais, destacando as contribuições das políticas públicas vindas da democratização do estado brasileiro nesse período.

Com oportunidades para a realização de balanços e sínteses coletivas sobre os avanços e desafios do campo agroecológico brasileiro, os encontros nacionais cumprem um papel importante, permitindo a troca de experiências em curso em todo o país, de forma que os aprendizados técnicos e metodológicos possam ser compartilhados, discutindo os efeitos das políticas públicas para a agricultura familiar, povos indígenas e povos e comunidades tradicionais, além de dar visibilidade a política do movimento agroecológico junto aos governos e a sociedade.

O IV ENA tem como desafio central promover espaços de diálogos entre o campo e a cidade. Para isso contam com momentos de debates e diálogos, com o objetivo de revigorar as ações territoriais e em rede, e momentos de interação, entre os participantes e a sociedade, a partir da troca de saberes e fazeres.

A escolha de Minas Gerais para sediar o encontro teve um conjunto de motivações. Existe em MG um processo rico de articulação de experiências diversificadas e organizações da sociedade civil no campo da agroecologia.

No estado existem iniciativas pioneiras no campo da agricultura urbana e peri-urbana, bem como trabalhos reconhecidos de promoção da segurança alimentar e nutricional nas áreas urbanas. Também é possível identificar muitas iniciativas inovadoras de movimentos e coletivos que propõe a ocupação dos espaços públicos e o envolvimento das juventudes em ações culturais e de defesa de direitos.

Fique por dentro de tudo que vai acontecer no IV ENA e aproveite pra conhecer a história por trás dos encontros já realizados no site do evento ou em sua página no facebook.


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)