O resgate de valores humanos através da acolhida!


Imagem destaque deste post

As crianças de hoje estão presas, emparedadas em suas casas, apartamentos ou condomínios, com um apelo cada vez mais exagerado as telas dos eletrônicos. A necessidade de movimento, da exploração, de mexer na terra, criar, imaginar, escalar, descer e subir, fica seriamente prejudicada.

Uma de nossas maiores necessidades é o pertencimento. Se sentir acolhido, capaz, importante. Quem eu sou, o que esperam de mim, o que o mundo pode me dar, como estou inserido nele, se devo temê-lo, o que preciso fazer para me sentir bem, como posso ser amado?

É na infância que as crenças sobre nós mesmos são formadas e os significados que damos para as respostas a essas perguntas é o que nos leva a agir como agimos na vida adulta.

Conheça o Centro de Acolhida Betânia

‘‘Oferecer acolhida e fortalecer valores como respeito e solidariedade, ampliando o universo informacional, artístico e cultural das crianças e suas famílias’’. Foi com essa proposta que em Fevereiro de 1987 deu-se início a um trabalho com crianças e adolescentes carentes que viria a amadurecer e estruturar-se no Centro de Acolhida Betânia.

Partindo de uma resposta a uma demanda que foi se explicitando no dia a dia da Paróquia de São Sebastião da Betânia, o trabalho teve início com algumas atividades de apoio escolar, brincadeiras e refeições para as crianças dos aglomerados e favelas vizinhas.

Com muita alegria, em 08 de Dezembro de 1990 foi inaugurado um espaço com estrutura para atender a 300 crianças e adolescentes, oferecendo acolhida, promoção humana, alternativas de convivência e socialização para essas famílias.

Conscientização Ambiental como Prática Educativa

A Educação Ambiental é um processo que visa formar uma população consciente a respeito do meio ambiente, contemplando conhecimentos, competências e motivações que lhe permitam trabalhar individualmente e coletivamente para resolver problemas atuais e futuros do nosso planeta.

null

O Dia de Atividades da BH Recicla proporciona um processo de alfabetização ecológica, utilizando metodologias criativas para obter a atenção e participação das crianças e promover a conscientização ambiental. Em nosso museu itinerante, os participantes tem a oportunidade de conhecer de perto eletrônicos antigos e a história por trás da evolução desses objetos.

Depois do tour pelo museu e de um bate-papo rápido sobre reciclagem, os jovens do projeto ganharam mudas de suculentas e outras sementes, cedidos pelo nosso parceiro Flora Tulipa e deram aquele trato no visual com os cortes de cabelo gratuitos oferecidos pelo Renato Leoncio e outros excelentes profissionais do Salão Mano’s.

O Teatro Ensinando a Viver

A presença efetiva da arte de representar na educação brasileira é um fenômeno recente. O teatro é um exercício de cidadania e um meio lúdico de ampliar o repertório cultural de qualquer pessoa, ajudando crianças e adolescentes a perder continuamente a timidez e a desenvolver e priorizar a noção do trabalho em grupo.

E para finalizar com chave de ouro nosso dia de atividades, contamos com uma parceria pra lá de especial com a Companhia Passos de Teatro, que realiza trabalhos com teatro empresarial, eventos e intervenções artísticas e é composta pelos atores Elias Lima e Bárbara Lima. O espetáculo apresentado se chama ‘‘O Gari Amigo’’ e conta a história de um gari muito humilde e bem humorado que ensina as crianças sobre a importância da coleta seletiva e do reaproveitamento do lixo.

Teve também muita agitação com as brincadeiras realizadas pela Palhaça Petúnia, personagem criada pela atriz Maria Elis, e que levou muita alegria e diversão para os jovens da instituição. Rolou de tudo, desde zumba, passando por jogos como ‘‘é, não e porque’’ e ‘‘morto vivo’’, até uma disputa de rimas musicais.

Toda essa troca de energias nos proporcionou uma extraordinária oportunidade de ensinar e aprender através da vivência de outras pessoas, compartilhando experiências das mais diversas maneiras e multiplicando o conhecimento!


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)