BH Recicla

5 documentários sobre o meio ambiente que você precisa ver!

Você gosta de assistir a documentários? Quem gosta, já conhece os benefícios. E quem ainda não tem esse costume precisa saber que eles representam uma fonte simultânea de lazer e informação. E isso fica ainda melhor quando tudo isso se junta à documentários sobre o meio ambiente.

Para te provar tudo isso o que estamos dizendo, selecionamos cinco documentários que estão relacionados ao nosso Planeta e à preservação das formas de vida em diferentes níveis. Vamos lá? Tem muita coisa interessante para você aproveitar!

O documentário Ilha das Flores é um curta brasileiro de 1999. Num geral, seu formato e narrativa tendem a causar certo estranhamento. Mas é justamente por trás disso que se revela a mensagem que informa sobre o ciclo de vida dos alimentos, no caso um tomate, desde o seu cultivo até o descarte e a chegada ao lixão.

Ilha das Flores – Documentários sobre o meio ambiente brasileiro

Seu objetivo é provocar reflexão e fazer uma crítica acerca relacionada à geração de riquezas e as desigualdades. E, indo além, nos ajuda a conhecer um pouco mais da triste realidade dos lixões do país que, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, deveriam ter sido fechados até 2 de agosto de 2014.

null

A Última Hora (The 11th hour)

Muita gente já sabe que Leonardo DiCaprio, além de ator, é um fervoroso ativista em defesa do meio ambiente. Ainda em 2007, ele produziu e narrou o documentário A Última Hora.

Por meio de entrevistas realizadas com cientistas e líderes mundiais — como o aclamado físico Stephen Hawking —, o documentário aborda o papel dos seres humanos na ocorrência de desastres naturais e, ainda, indica alternativas para uma vida mais sustentável.

null

A História das Coisas (The Story of Stuff)

Já parou para pensar como cada etapa de produção daquilo o que consumimos diariamente afeta os seres de nosso Planeta? É disso que trata o documentário A História das Coisas, lançado em 2007.

Em pouco mais de 20 minutos, o documentário mostra o processo produtivo desde a extração das matérias-primas, passando pela ideia da necessidade do consumo, até o descarte e seu impacto para o meio ambiente.

Como costumamos informar aqui no blog da BH Recicla, o lixo que produzimos e descartamos de forma indevida tende a prejudicar não só a fauna e a flora, mas também pode oferecer riscos à vida humana.

null

The True Cost

Moda sustentável é um assunto que atrai cada vez mais a atenção das pessoas. Para quem ainda não entende o conceito ou quer se inspirar para mudar os hábitos de consumo, o documentário The True Cost, lançado em 2015, pode ser interessante.

Ele aborda as condições desumanas de trabalho em países como Índia, China e Bangladesh, de onde saem roupas vendidas a baixo custo para diversos outros locais do mundo.

Assim sendo, seu objetivo é nos fazer refletir sobre impacto do consumo na vida de outras pessoas e para o meio ambiente e nos fazer questionar qual o verdadeiro custo das roupas que escolhemos.

null

Blackfish

“Orca do SeaWorld Orlando mata treinadora”. É provável que você tenha visto uma chamada similar a essa em 2010, quando Tilikum fez sua terceira vítima.

O fato inspirou o desenvolvimento do documentário Blackfish, lançado em 2013, com o objetivo de alertar sobre os perigos de se manter animais inteligentes e poderosos em cativeiro.

Narrando a história desde a captura de Tilikum, em 1983, o documentário questiona não só o ato, mas os métodos e argumentos comuns de quem ganha com a captura de orcas e outros golfinhos.

E tudo isso serve não só como informação, mas como reflexão sobre a forma que interagimos com animais silvestres e as escolhas que fazemos, por vezes, apenas pautadas em nosso próprio prazer e diversão.

Tilikum morreu em 2017, aos 36 anos. Um caso raro de longevidade de cetáceos que vivem em cativeiro, reacendendo o debate e novamente atraindo atenção para o documentário.

null

Você já assistiu a algum desses documentários sobre o meio ambiente ou tem algum outro para recomendar? Sabemos que há muitas produções boas que merecem ser vistas, então deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2

Falar com a BH Recic
A BH Recicla te ajuda! #sustentabilidade
Olá 👋
Podemos te ajudar?