5 documentários sobre o meio ambiente que você precisa ver!


Imagem destaque deste post

Você gosta de assistir a documentários? Quem gosta, já conhece os benefícios. E quem ainda não tem esse costume precisa saber que eles representam uma fonte simultânea de lazer e informação. E isso fica ainda melhor quando tudo isso se junta à temáticas que envolvem o meio ambiente.

Para te provar tudo isso o que estamos dizendo, selecionamos cinco documentários que estão relacionados ao nosso Planeta e à preservação das formas de vida em diferentes níveis. Vamos lá? Tem muita coisa interessante para você aproveitar!

Ilha das Flores

O documentário Ilha das Flores é um curta brasileiro de 1999. Num geral, seu formato e narrativa tendem a causar certo estranhamento. Mas é justamente por trás disso que se revela a mensagem que informa sobre o ciclo de vida dos alimentos, no caso um tomate, desde o seu cultivo até o descarte e a chegada ao lixão.

Seu objetivo é provocar reflexão e fazer uma crítica acerca relacionada à geração de riquezas e as desigualdades. E, indo além, nos ajuda a conhecer um pouco mais da triste realidade dos lixões do país que, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, deveriam ter sido fechados até 2 de agosto de 2014.

null

A Última Hora (The 11th hour)

Muita gente já sabe que Leonardo DiCaprio, além de ator, é um fervoroso ativista em defesa do meio ambiente. Ainda em 2007, ele produziu e narrou o documentário A Última Hora.

Por meio de entrevistas realizadas com cientistas e líderes mundiais — como o aclamado físico Stephen Hawking —, o documentário aborda o papel dos seres humanos na ocorrência de desastres naturais e, ainda, indica alternativas para uma vida mais sustentável.

null

A História das Coisas (The Story of Stuff)

Já parou para pensar como cada etapa de produção daquilo o que consumimos diariamente afeta os seres de nosso Planeta? É disso que trata o documentário A História das Coisas, lançado em 2007.

Em pouco mais de 20 minutos, o documentário mostra o processo produtivo desde a extração das matérias-primas, passando pela ideia da necessidade do consumo, até o descarte e seu impacto para o meio ambiente.

Como costumamos informar aqui no blog da BH Recicla, o lixo que produzimos e descartamos de forma indevida tende a prejudicar não só a fauna e a flora, mas também pode oferecer riscos à vida humana.

null

The True Cost

Moda sustentável é um assunto que atrai cada vez mais a atenção das pessoas. Para quem ainda não entende o conceito ou quer se inspirar para mudar os hábitos de consumo, o documentário The True Cost, lançado em 2015, pode ser interessante.

Ele aborda as condições desumanas de trabalho em países como Índia, China e Bangladesh, de onde saem roupas vendidas a baixo custo para diversos outros locais do mundo.

Assim sendo, seu objetivo é nos fazer refletir sobre impacto do consumo na vida de outras pessoas e para o meio ambiente e nos fazer questionar qual o verdadeiro custo das roupas que escolhemos.

null

Blackfish

“Orca do SeaWorld Orlando mata treinadora”. É provável que você tenha visto uma chamada similar a essa em 2010, quando Tilikum fez sua terceira vítima.

O fato inspirou o desenvolvimento do documentário Blackfish, lançado em 2013, com o objetivo de alertar sobre os perigos de se manter animais inteligentes e poderosos em cativeiro.

Narrando a história desde a captura de Tilikum, em 1983, o documentário questiona não só o ato, mas os métodos e argumentos comuns de quem ganha com a captura de orcas e outros golfinhos.

E tudo isso serve não só como informação, mas como reflexão sobre a forma que interagimos com animais silvestres e as escolhas que fazemos, por vezes, apenas pautadas em nosso próprio prazer e diversão.

Tilikum morreu em 2017, aos 36 anos. Um caso raro de longevidade de cetáceos que vivem em cativeiro, reacendendo o debate e novamente atraindo atenção para o documentário.

null

Você já assistiu a algum desses documentários ou tem algum outro para recomendar? Sabemos que há muitas produções boas que merecem ser vistas, então deixe seu comentário!


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)