BH Recicla

Jadav Payeng, o homem da floresta da Índia

Jadav adav Payeng, um ativista ambiental da tribo Mishing e trabalhador florestal de Jorhat, nasceu e cresceu na ilha Majuli, localizada na Índia, bem no meio do rio Brahmaputra. Esse lugar costumava ser um oásis riquíssimo para a vida selvagem indiana. Mas por causa das erosões e de intervenções humanas, a terra se tornou árida e o lugar se transformou em um deserto quase sem vida.

Em 1979, quandoJadav adav Payeng tinha cerca de 16 anos, encontrou um grande número de cobras que haviam morrido devido ao calor excessivo, após inundações a terem levados para um terreno arenosos e sem árvores. A partir disso, nosso pequeno grande herói resolveu fazer algo a respeito.

Ele foi até um ponto na paisagem árida e plantou uma árvore. Quando a divisão florestal do Distrito de Golaghat lançou um esquema de plantação de 200 hectares em Aruna Chapori, situada em uma distância de 5 km de Kokilamukh no Distrito de Jorhat, Payeng foi um dos trabalhadores que atuou no projeto, que foi completado após cinco anos.

No entanto, após a conclusão do projeto, Payeng decidiu continuar o plantio de árvores para transformar a barra de areia em uma floresta exuberante. Ele passou a plantar uma muda de árvore a cada dia, e essa se tornou sua rotina diária durante os 37 anos seguintes.

O resultado é incrível! Graças a sua a extraordinária dedicação, hoje sua floresta tornou-se maior que o Central Park, em Nova York. Com o retorno da vegetação os animais também voltaram.

A floresta de Molai hoje abriga um rebanho com mais de 100 elefantes, que geralmente permanecem ali por cerca de seis meses durante sua migração. O paraíso também é o lar de tigres de bengala, rinocerontes indiano, cervos, macacos, várias variedades de aves e um grande número de abutres.

Jadav adav Payeng foi homenageado pela Escola de Ciências Ambientais da Jawaharlal Nehru University em Abril de 2012 por sua impressionante conquista. No mês de outubro de 2013, ele foi honrado pelo Indian Institute of Forest Management durante o seu evento anual Coalescence. Em 2015, ele foi honrado com o Padma Shri, a quarta maior honraria civil na índia.

Payeng também é assunto do livro infantil “Jadav and the Tree-Place”, escrito e ilustrado por Vinayak Varma. A história da floresta Molai é tema de um grande número de documentários em anos recentes. Um filme feito localmente, produzido por Jitu Kalita em 2012, de nome “The Molai Forest”, revela a história de como a atitude de um único homem transformou um deserto erodido em um maravilhoso paraíso tropical.

Gostou dessa história da BH Recicla? Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades!

Fotografia: lookeastspark.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2