BH Recicla

O que é Empreendedorismo Social?

Muito mais do que um “termo da moda”, o empreendedorismo social é uma tendência que, graças ao seu poder de contribuir para um desenvolvimento sustentável, está se tornando cada vez mais forte. Você já sabe do que se trata?

Ao longo da leitura deste post, você vai saber exatamente do que se trata, entender porque essa forma de empreendedorismo é mais interessante do que a tradicional e, ainda, conhecer fatores e exemplos de sucesso. Acompanhe!

O que é empreendedorismo social

O empreendedorismo social é uma forma de empreender que visa gerar lucro e transformação social. E, por isso, se difere do empreendedorismo tradicional e aparece como uma opção mais relevante para as sociedades.

Para ficar mais claro, vale dizer que empreender socialmente é encontrar formas de gerar dinheiro, oferecendo soluções que sejam cada vez mais positivas para o público-alvo e que agreguem valor para a sociedade como um todo.

Tudo isso, sempre de forma sustentável, o que vale para todos os tipos de recursos, inclusive o financeiro. Afinal, todo negócio precisa encontrar meios para se manter.

Porque o empreendedorismo social vale a pena

Investir em soluções que se enquadram na proposta do empreendedorismo social ou, ainda, buscar meios de transformar soluções já existentes em um modelo mais positivo e sustentável é um esforço que vale a pena.

De um modo geral, os jovens e a população em geral estão cada vez mais dispostos a colocar um propósito ou uma causa acima da questão financeira. Basta analisar as tendências do mercado para perceber que é crescente a demanda por atividades, projetos e soluções que sejam capazes de gerar impacto positivo para o mundo.

E isso não significa que as pessoas não se importam ou ignoram a necessidade de gerar lucro. Apenas que preferem empresas e marcas que não se limitam à conquista de seus objetivos financeiros.

Assim sendo, empresas ou marcas que estão dispostas a seguir pelo caminho do empreendedorismo social ganham mais visibilidade e apoio e conseguem vantagem em um mercado cada vez mais concorrido e exigente.

Fatores de sucesso para o empreendedorismo social

Para dar certo, uma iniciativa de empreendedorismo social deve estar bem alinhada aos valores da empresa. Do contrário, será pouco capaz de vencer os desafios comuns do mercado e alcançar o sucesso.

Assim, é preciso entender que empreender socialmente não é algo que deve ser feito apenas para corresponder às expectativas das outras pessoas e, sim, para realmente cumprir um propósito e agregar valor.

Para tanto, é preciso realizar um planejamento completo e ter boa visão de futuro para apresentar algo inovador e ainda condizente com as possibilidades da empresa. Além de responsabilidade e real interesse em apresentar soluções para melhorar a vida de outras pessoas.

Somente combinando todos esses fatores, uma iniciativa de empreendedorismo social e seus agentes serão capazes de perseverar, aprender com os erros e potencializar os acertos.

Exemplos inspiradores de iniciativas de sucesso

Nada melhor do que conhecer um pouco sobre empresas de empreendedorismo social que alcançaram o sucesso, para se inspirar, não é mesmo? Veja só!

Agenda Pública – Vencedora do prêmio Empreendedor Social do Ano em 2016, a Agenda Pública é uma OCIP que atua promovendo a cooperação entre diferentes agentes (governos, empresas e sociedade civil) com o objetivo de resolver problemas públicos.

Instituto Chapada – O ICEP é uma empresa de inovação social que trabalha a serviço da educação. Seu objetivo é melhorar a qualidade do ensino público e a aprendizagem de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Para tanto, oferece apoio para a formação de professores e gestores e conta com redes colaborativas para a disseminação de conhecimento e para a participação no debate político da Educação.

Rede Asta – “Bom, bonito e do bem”. É assim que se define a Rede Asta, que aposta na utilização de resíduos para que artesãs de todo o Brasil criem soluções sustentáveis e criativas que possam ser utilizadas como fonte de renda e transformação social.

Geo Energética – A Geo Energética atua no setor das energias sustentáveis e desenvolveu um “processo único e inovador para a produção de biogás” que reaproveita resíduos da agroindústria. Uma tecnologia limpa que pode trazer grandes benefícios para o meio ambiente!

Conhece algum exemplo de empreendedorismo social que queira compartilhar? Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2

Falar com a BH Recic
A BH Recicla te ajuda! #sustentabilidade
Olá 👋
Podemos te ajudar?