BH Recicla

Semana da Mobilidade BH

Entre os dias 16 e 23 de setembro, Belo Horizonte recebe a Semana da Mobilidade BH, evento organizado por diversos coletivos que trabalham com temas como mobilidade urbana e meio ambiente na cidade. Intervenções, pedaladas, desafios intermodais, ônibus gratuitos, aulões, pesquisas e mostras fazem parte da programação.

A Semana da Mobilidade busca celebrar e refletir sobre o tema na cidade, e é uma oportunidade de apresentar aos seus moradores alternativas sustentáveis. Ela acontece em diversas cidades do país e do mundo, atrelada ao Dia Mundial Sem Carro, que acontece em 22 de setembro.

Esse ano, Movimento Nossa BHTarifa Zero BHBH em CicloBike Anjo BHMudevi – Movimento Unificado de Deficientes VisuaisOSBH – Observatorio social de Belo Horizonte, com apoio BHTRANS e outros parceiros se juntaram para oferecer uma semana recheada de atividades. Confira a programação!

null

A MOSTRA SOMOS MEIA DUZIA: Exposição coletiva de registros de ciclistas de Belo Horizonte. As imagens foram produzida em agosto e integram uma pesquisa sobre o perfil das pessoas que pedalam por BH. O resultado é um caleidoscópio de imagens sobre o universo da magrela.
Veja as datas da Semana da Mobilidade BH.

>> Data: Semana de 1509 a 2309

>> Hora: Comercial

>> Local: A definir

null

ESCOLA BIKE ANJO – A SAVASSI É DA GENTE: Aulas para aprender a andar de bicicleta, dicas de mecânica e pequenos reparos. Gratuito e para todas as idades. Não precisa levar bicicleta, exceto crianças pequenas. Atendimento por ordem de chegada, com inscrições limitadas a partir das 9:00 horas.

>> Data: 1709 (domingo)

>> Hora: 9 às 13 horas

>> Local: Arredores da Praça da Savassi

>> Mais infos: goo.gl/4cfDst

OUTRO OLHAR SOBRE A MOBILIDADE DE BH: Quais as dificuldades que as pessoas cegas enfrentam para se deslocar em Belo Horizonte? Vamos desafiar quem estiver na Estação Vilarinho a ter seus olhos vendados e viver a experiência de ser guiado até o destino final. A atividade vai subsidiar uma vistoria na Estação para avaliar o quão acessível é a estação.

>> Data: 1809 (segunda)

>> Hora: 8:30 horas

>> Local: Estação Vilarinho

null

DESAFIO INTERMODAL: Tradição em Belo Horizonte, o desafio intermodal volta para testar os diferentes modais de deslocamento da cidade. Os tempos serão cronometrados para comparação entre as diversas formas de se deslocar. Quem será que ganha essa? Confira como essa Semana da Mobilidade BH estã super especial.

>> Data: 1909 (terça)

>> Hora: Concentração às 17:45 horas – Saída às 18:15 horas

>> Local: Praça da Liberdade

null

LANÇAMENTO DO PROJETO MOBCIDADES: O projeto MobCidades reúne 50 organizações de 10 cidades brasileiras com o objetivo de incidir nos orçamentos locais a fim de promover uma mobilidade urbana mais justa, inclusiva e sustentável. No lançamento, será feita uma oficina sobre o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG).

A Semana da Mobilidade BH tem várias novidades.

>> Data: 2009 (quarta)

>> Hora: 19 horas

>> Local: A definir

null

BUSONA GRATUITA: A Busona sem Catracas está de volta! Vamos colocar uma busona gratuita para rodar pelas ruas de BH com o objetivo de mostrar que transporte é um direito, e não mercadoria.

>> Data: 2109 (quinta)

>> Hora: 17 horas

>> Trajeto: Afonso Pena (da praça da Rodoviária à Praça Milton Campos)

>> Mais infos: goo.gl/WnaoCR

null

AULÃO AUDITORIA DO BUSÃO: A Busona Gratuita vai estacionar na porta do Setra BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros) para um aulão sobre a Auditoria do Sistema de Transporte Público de BH.

>> Data: 2109 (quinta)

>> Hora: 19 horas

>> Trajeto: Rua Aquiles Lobo, 504 – Floresta

null

RUA ABERTA: Para celebrar o Dia Mundial Sem Carro, a rua Gonçalves Dias em frente a Escola de Arquitetura estará aberta para os pedestres, ciclistas e todos que quiserem passar por ali – sem motor. Vão acontecer várias atividades no local ao longo do dia.

>> Data: 2209 (sexta)

>> Hora: 7 às 22 horas

>> Local: Rua Gonçalves Dias, em frente à Escola de Arquitetura de BH

null

CAFÉ DA MANHÃ DIA MUNDIAL SEM CARRO: Vamos montar um café da manhã para começar bem o Dia Mundial Sem Carro!

>> Data: 2209 (sexta)

>> Hora: 7 às 11 horas

>> Local: Rua Gonçalves Dias, em frente a Escola de Arquitetura de BH

null

CONTAGEM DE CICLISTAS + HAPPY HOUR: Evento vai divulgar o relatório final da pesquisa “Contagem de ciclistas”. Após a apresentação acontece o Ciclocine (exibição de filme sobre bicicleta) e happy hour.

>> Data: 2209 (sexta)

>> Hora: A partir das 18 horas

>> Local: Rua Gonçalves Dias, em frente a Escola de Arquitetura de BH

mobi10

ENTENDENDO O PLANBICI BH: Debate aberto para discutir o processo, as diretrizes, as ações e os objetivos do PlanBici BH, para maior apropriação do plano pela cidade.

>> Data: 2209 (sexta)

>> Hora: 19 horas

>> Local: Rua Gonçalves Dias, em frente a Escola de Arquitetura de BH

mobi11

PESQUISA DESCOBRINDO COMO BH PEDALA: Na busca pela continuidade da produção de dados sobre o uso da bicicleta e do perfil de quem pedala em Belo Horizonte, a BH em Ciclo – Associação de Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, com apoio de algumas instituições, pelo 3o ano consecutivo, lança a pesquisa Descobrindo como BH Pedala 2017.

>> Data: 2209 (sexta)

>> Hora: 19 horas

>> Local: Rua Gonçalves Dias, em frente a Escola de Arquitetura de BH

mobi12

PESQUISA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA: Uma pesquisa sobre poluição atmosférica, ruído e trânsito vai acontecer na Rua Aberta. Os dados serão comparados posteriormente aos dias em que os carros podem transitar livremente pelo local.

>> Data: 2209 (sexta)

>> Hora: Ao longo do dia

>> Local: Rua Aberta (Rua Gonçalves Dias, em frente à Escola de Arquitetura de BH)

>> Mais infos: goo.gl/W57nUW

mobi13

BICINIC BH 120 ANOS: O Parque Municipal Américo Rene Giannetti completa 120 anos no dia 26 de setembro. Para comemorar, o Tweed Ride BH promove um Bicinic e passeio pelos elementos que compõem a história do parque.

>> Data: 2309 (sábado)

>> Hora: 14 às 18 horas

>> Local: Parque Municipal

mobi14

PEDALADA PELADA: A nudez representa a fragilidade do ciclista em meio à agressividade do trânsito. A pedalada é uma forma de chamar atenção para a invisibilidade dos ciclistas nas ruas, que só passam a ser notados por muitos motoristas, por parte da imprensa e do poder público ao pedalar sem roupa.

>> Data: 2309 (sábado)

>> Hora: Concentração as 18 horas

>> Local: Praça do Ciclista

mobi15

CICLO BAZAR: Encontro que reúne amantes de bicicletas Old School e Vintage, realizado desde 2013. No local é feita a comercialização de peças e há exposições de bicicletas antigas.

>> Data: 2409 (domingo)

>> Hora: 9 às 13 horas

>> Local: Praça do Ciclista – Ciclo Bazar de Rua

Para mais informações sobre os acontecimentos da semana em nossa cidade e atualizações sobre os eventos que ainda estão com local a definir, acesse o facebook do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2

Falar com a BH Recic
A BH Recicla te ajuda! #sustentabilidade
Olá 👋
Podemos te ajudar?