Produtos que duram para sempre? Já pensou nessa realidade?


Imagem destaque deste post

Você certamente já comprou algo movido mais pela vontade do que pela necessidade. Provavelmente, porém, também já precisou substituir algo que envelheceu ou estragou e sentiu o bolso pesar. Já pensou em contar com produtos que duram para sempre?

Quando adquirimos um novo bem, sobretudo quando o valor é mais elevado, lidamos com a expectativa de que o produto tenha alta durabilidade e não estrague tão cedo. Algo que tem consequências positivas tanto por evitar novos gastos quanto por ajudar o planeta.

O “pra sempre sempre acaba”?

Nós sabemos que, ao ler nossa indagação sobre a possibilidade de contar com produtos que duram para sempre, você tenha pensado se tratar apenas de um modo de dizer porque, como diz a letra de Renato Russo que ficou famosa na voz de Cássia Eller, o “pra sempre sempre acaba”.

null

Então, vamos esclarecer! De fato, o máximo que algumas empresas podem fazer é buscar matérias primas alternativas para aumentar ao máximo a durabilidade de seus produtos. Isso, porém, não impede que eles tenham um tempo de vida útil limitado, ainda que contribua para reduzir o consumo e a geração de lixo.

Existem, porém, iniciativas de empresas que realmente tentam fazer o para sempre ser realidade. Segundo Marcelo Pontes, chefe do departamento de Marketing e Economia da ESPM, o movimento de slow selling ou vendas lentas “prega a fabricação de itens mais duradouros e sustentáveis”.

Seguindo esse movimento, o que alguns fabricantes fazem é escolher materiais de qualidade para garantir que seus produtos não estraguem ou não deixem de funcionar. E, para o caso de um dano realmente acontecer, oferecem ao cliente uma garantia vitalícia para evitar que a compra de um novo produto se faça necessária.

Produtos que duram para sempre e que estão no mercado

A essa altura, acreditamos que você já tem interesse em saber que tipos de produtos são esses que têm alta durabilidade ou que, até mesmo, duram para sempre. Separamos alguns exemplos que podem ser encontrados no mercado. Veja só:

null

Escova de dente de bambu - a escova de dentes é um dos itens que não é mais encontrado apenas no plástico. Acompanhando o despertar da consciência ambiental da sociedade, marcas criaram opções feitas em bambu.

Para que a durabilidade da uma escova de dente de bambu seja maior do que a normal, é necessário que o usuário evite o uso da força durante a escovação e que deixe a escova secar bem, para evitar a proliferação de fungos.

null

Notebook de madeira - uma empresa familiar peruana desenvolveu um notebook que pode durar para sempre: o Wawalaptop. Trata-se de um equipamento compacto que possui revestimento reciclável e pode ser carregado por energia solar, além de aceitar o carregamento regular.

O notebook de madeira pode ser facilmente desmontado porque seus desenvolvedores acreditam que isso permite que os usuários atualizem componentes eletrônicos que estiverem obsoletos. Dessa forma, o Wawalaptop pode durar 15 anos ou mais!

null

Bicicleta de alumínio - a Groove Bikes é uma empresa brasileira que fabrica bicicletas de alta performance, feitas com quadro de alumínio. O material é leve e altamente durável e, como se não bastasse, tem garantia ilimitada dos fabricantes.

Para os praticantes de mountain bike, a empresa oferece modelos com valores que variam entre R$ 1,8 mil e R$ 19,9 mil. A princípio, o preço pode assustar, mas quem sabe da necessidade de buscar um equipamento de qualidade para o esporte compreende o investimento e vê vantagem no fato de poder enviar a bicicleta para reparos por toda a vida, sempre que necessário.

Além desses, existem ainda outros produtos de alta durabilidade como canudos de vidro, óculos de madeira, calçados como os da marca Dr. Martens e vários outros que você pode conferir no site BuyMeOnce.

A importância da durabilidade para o meio ambiente

Há anos, a indústria decidiu apostar na obsolescência programada. Uma prática consiste em adotar medidas durante a produção para reduzir o tempo de vida útil dos produtos. Isso porque, se algo estraga mais rapidamente, leva o consumidor a comprar substitutos com mais frequência, alimentando o mercado.

null

Se um bem dura pouco e logo precisa ser substituído, significa que você terá de gastar mais dinheiro. Mais do que isso, porém, a baixa durabilidade que impulsiona o consumo está atrelada à retirada de matérias primas da natureza e à intensificação de processos produtivos que podem liberar resíduos danosos ao planeta.

Além do mais, a constante troca de bens gera um volume cada vez mais alto de lixo. E não há dúvidas de que a reciclagem pode ajudar a lidar com esse problema, mas a redução do consumo e da produção também precisa acontecer!

Conhece outros produtos que podem durar para sempre? Compartilhe conosco deixando seu comentário!


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)