Projeto Catadores de Sonhos: design e dança para o bem-estar social


Imagem destaque deste post

O Projeto Catadores de Sonhos teve origem na Escola de Arquitetura da UFMG e tem como objetivo principal melhorar as condições socioeconômicas dos catadores - associados da Asmare (Associação de Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável) de Belo Horizonte.

A Asmare foi fundada em 1990 e conta atualmente com 180 associados - catadores. Além de prestar um serviço a comunidade, pelo recolhimento dos resíduos urbanos, o projeto também acolhe moradores de rua e ex-detentos.

O trabalho é realizado com a associação desde 2014, e ao longo desse tempo foram desenvolvidas diversas ações com os catadores em parceria com os cursos de Design e Dança da UFMG, com o objetivo de melhorar a autoestima e confiança dos participantes.

O projeto também conta com a ajuda do Ministério da Educação custeando bolsas para extensionistas e material para as oficinas, e do artista Maurício Tizumba, do Tambor Mineiro, no apoio as oficinas de dança.

Todas essas atividades realizadas de 2014 a 2017 estão registradas no livro: Catadores de Sonhos – Design em Projetos de Extensão.

Para suprir os gastos do projeto em 2018 e retomar algumas atividades paradas por falta de recursos financeiros, foi aberto uma campanha de crosfound, onde através da Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa), os valores arrecadados serão usados, com as devidas prestações de contas, para continuar e melhorar os trabalhos com a Oficina de Dança, implementar equipamentos para Eventos Sustentáveis e para a Reativação da Marcenaria onde serão fabricados os novos produtos do projeto.

Se você se interessou em conhecer mais sobre o projeto ou gostaria de ajudar de alguma maneira, clique aqui e conheça melhor o crosfound do Catadores de Sonhos.


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)