BH Recicla

Reciclagem na escola: 5 dicas para incluir o assunto na grade

Azul para papel, vermelho para plástico, verde para vidro e amarelo para metal. Você se lembra da reciclagem na escola e de quando aprendeu que a separação de materiais para a reciclagem é orientada por um sistema de cores?

Para muitos, esse ensinamento surge pela primeira vez ao longo dos primeiros anos da vida estudantil. Por essa e por outras razões, as escolas sempre tiveram importante papel na educação ambiental, compartilhando ideias de preservação, apresentando o conceito de reciclagem e incentivando ações favoráveis ao meio ambiente.

Os professores prestam significativa contribuição na formação de seres humanos mais conscientes. E foi pensando nisso que fizemos este post para compartilhar 5 ideias de como abordar a reciclagem em sala de aula.

#1. Aula de educação ambiental

null

Muitas escolas já contam com lixeiras coloridas para a separação do lixo. Porém, é sempre mais motivador respeitar essa orientação quando se compreende as suas razões. Por isso, é importante que os estudantes aprendam que a instituição precisa da ajuda de todos para separar os materiais e enviá-los para a reciclagem.

Ensinar o que é reciclagem e qual a sua importância também é necessário. Como bônus, pode ser interessante compartilhar com os alunos, sobretudos os mais velhos, como eles podem separar o lixo em suas próprias casas e a quem recorrer para assegurar a destinação correta a cada material.

#2. Adoção de medidas sustentáveis em sala de aula

null

O exemplo é um ótimo recurso para a aprendizagem. A introdução de medidas sustentáveis em sala de aula contribui para que os estudantes aprendam novos hábitos e se tornem mais conscientes da importância de dar atenção às suas ações no dia a dia.

Vale saber, por exemplo, que para que o papel seja reciclado, é preferível que o material não tenha sido amassado. Assim, é importante que professores e colegas fiscalizem uns aos outros para evitar fazer bolinhas de papel, optando por apenas rasgá-lo ao invés disso.

#3. Oficina de reciclagem de papel

null

Fotos: icreativeideas

Ainda considerando o papel, um dos materiais mais utilizados diariamente nas escolas, a montagem de uma oficina de reciclagem pode ser bem interessante. Ao acompanhar e participar do processo, os estudantes aprendem melhor os motivos de não amassar os papéis e até os de não desperdiçar suas folhas de caderno.

canal do educador apresenta orientações de como fazer a reciclagem do papel usando materiais como bacias, liquidificador, panos e peneiras. Além de reciclar, os professores responsáveis pela oficina ainda podem pensar formas de utilizar o novo papel com os alunos, como para fazer um cartão de uma data comemorativa, por exemplo.

#4. Jogos feitos de materiais recicláveis

undefined
undefined

Fotos: atividadeseducacaoinfantil.com.br

Os jogos podem ser grandes aliados da aprendizagem e o benefício pode ser ainda maior se os estudantes participarem da confecção do brinquedo educativo. O canal do ensino tem diversas sugestões que podem ser aplicadas em sala de aula. Uma delas é a do boliche de latas.

A ideia é usar latinhas, como as de refrigerante ou até mesmo as de milho, como pinos. É interessante que elas sejam numeradas, para tornar a brincadeira mais interessante. A bola pode ser feita de meias ou qualquer outro material, desde que pesada o bastante para derrubar os pinos. Vale pensar em uma alternativa que também envolva o reaproveitamento de materiais.

A numeração é o que vai permitir que o professor proponha tarefas como somar o número das latas que permaneceram de pé ou até mesmo daquelas que foram derrubadas. É possível adequar o jogo a diferentes idades, escolhendo os números e as operações matemáticas adequadas a cada nível de ensino.

#5. Projeto ou gincana de reciclagem na escola

null

Sua escola também pode propor projetos ou gincanas de reciclagem. É possível envolver diferentes turmas e séries, fazendo separação por classe ou até por equipes. A ideia, em essência, é incentivar o recolhimento de materiais recicláveis, dando prêmios àqueles que juntarem um volume maior desses materiais.

Para fazer isso, é também interessante contar com uma empresa parceira que se responsabilize por dar a destinação correta ao recicláveis. A BH Recicla está aberta a esse tipo de ação, podendo participar de uma gincana que envolva o recolhimento de lixo eletrônico em sua escola. Basta entrar em contato!

Você tem outras dicas de como incluir a reciclagem na grade escolar? Compartilhe-as conosco nos comentários!

2 comentários em “Reciclagem na escola: 5 dicas para incluir o assunto na grade”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2

Falar com a BH Recic
A BH Recicla te ajuda! #sustentabilidade
Olá 👋
Podemos te ajudar?