Sai mosquito! 5 maneiras naturais de combater insetos


Imagem destaque deste post

Quem não se incomoda com as moscas que ficam rondando nossa comida na hora das refeições? Ou com os pernilongos que, além de potenciais transmissores de doenças, fazem um barulho capaz de tirar o nosso sono?

Para combater mosquitos, muitas pessoas recorrem a repelentes químicos e venenos. O problema é que esse tipo de produto pode ser nocivo ao meio ambiente e até prejudicar outros insetos e animais que nada têm a ver com o problema.

Com isso em mente, fizemos este post com 5 dicas para combater insetos de forma natural e ficar livre dos incômodos sem qualquer preocupação. Veja só:

#1. Cultive plantas

null

A natureza é o melhor exemplo que temos de busca constante pelo equilíbrio e, por essa razão, é uma boa aliada para evitar a infestação de insetos e os problemas que estes eventualmente provocam.

Nossa primeira dica para ajudar você a combater as moscas e pernilongos é cultivar plantas cujo cheiro é agradável para nós humanos, mas desagradável para os insetos. Confira algumas opções que podem ser cultivadas em vasos e levadas para ambientes internos ou em jardins:

Citronela;

Lavanda;

Manjericão;

Tomilho;

Alecrim.

#2. Aposte em incensos e velas

null

Ainda na introdução deste post, mencionamos que é comum recorrer a produtos químicos para afastar os insetos. Atualmente, existem até aqueles que prometem não ter cheiro para serem capazes de repelir apenas nos mosquitos e pernilongos sem incomodar os humanos. Isso, porém, nem sempre acontece.

Apostar em aromas mais agradáveis e mais naturais, cujo uso não causa efeitos adversos para a natureza é uma opção mais interessante. Por isso, você pode fazer uso de incensos ou velas que podem ser feitas reutilizando seu óleo de cozinha e essências de sua preferência.

#3. Reaproveite o seu “lixo”

Durante anos, repelentes de pastilha ligados em tomadas foram bastante populares. Esses produtos ainda existem e funcionam da seguinte maneira: uma vez conectados na energia, os plugues se aquecem e “derretem” a pastilha contendo o produto que espanta os insetos. A ideia é substituir as pastilhas por pedaços de casca de laranja para que seu cheiro seja liberado e afaste mosquitos e pernilongos.

null

Para quem não tem ou prefere não comprar o plugue repelente, é interessante saber que as laranjas (ou mexericas) podem ser utilizadas ainda para a fazer uma espécie de vela que usa apenas a fruta e um pouco de azeite ou óleo vegetal.

#4. Prepare repelentes e inseticidas naturais

null

Pernilongos podem ser bastante insistentes e, para lidar com eles, um bom repelente pode ser a melhor solução. Ao invés de comprar alguma das opções vendidas em farmácias, você pode fabricar o seu próprio repelente natural. Um deles é feito à base de cravo-da-índia:

Ingredientes:

10 g de cravo-da-india;

100 ml de óleo de amêndoas ou óleo mineral;

500 ml de álcool.

Preparo:

Junte os cravos e o álcool em um recipiente fechado e mantenha-o longe de luz por quatro dias, agitando a mistura duas vezes por dia. Ao final deste período, coe a mistura e acrescente o óleo corporal escolhido. Pronto!

null

Outra opção é fazer um inseticida natural e bastante simples. Veja só:

Ingredientes:

100 g de arruda fresca;

250 ml de álcool;

1 L de água.

Preparo:

Misture os ingredientes por um minuto no liquidificador e coe. Coloque o líquido em um borrifador e pronto, seu inseticida está pronto para ser espalhado pela casa para espantar as moscas!

#5. Elimine focos de água parada

null

Nem só de espantar os insetos é feita nossa missão! A preocupação em eliminar focos de reprodução de mosquitos e pernilongos também deve fazer parte de sua rotina, inclusive para evitar doenças.

Assim, é importante agir para evitar que a água parada se acumule em vasos de plantas, pneus e outros materiais expostos ao tempo e à chuva. Nesse sentido, além de redobrar a atenção em casa, pode ser interessante fazer uma limpeza e dar a destinação correta àquilo o que já virou lixo e está apenas acumulando espaço por aí. Lembre-se de que você pode solicitar a coleta gratuita da BH Recicla para eletroeletrônicos e sucata metálica!

Você conhece outras dicas naturais para espantar os insetos? Compartilhe com a gente nos comentários!


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)