BH Recicla

Tecnologia e Meio Ambiente: como a ciência pode ajudar na luta contra a poluição

Num passado não muito distante, era normal pensar que a tecnologia e a ciência estavam sempre no lado oposto da proteção do meio ambiente. Isso porque o progresso parecia ser sinônimo de menos “verde” e menos cuidado com o planeta.

Felizmente, a realidade não é bem assim! A sociedade global — cidadãos e empresas — se posicionam cada vez mais em defesa de todas as formas de vida da Terra. É nesse cenário que encontramos caminhos promissores na luta contra a poluição. Quer saber mais? Acompanhe!

Tecnologia verde a favor da energia renovável

O uso de fontes de energia renovável é cada vez mais incentivado em todo o mundo. Não sem motivo, o estudo New Energy Outlook, da Bloomberg New Energy Finance prevê que o uso de painéis fotovoltaicos vai se popularizar cada vez mais.

Até 2040, esse tipo de painel solar vai representar até 24% da eletricidade da Austrália, 20% do Brasil, 15% da Alemanha, 12% do Japão e 5% da Índia e dos Estados Unidos.

É nessa tecnologia verde que aposta a Sunew. A startup de Belo Horizonte, que foi finalista do Start Up Energy Transition, prêmio internacional de energia sustentável.

Aplicativos de transporte e a redução da emissão de gases do efeito estufa

Uma pesquisa desenvolvida no MIT mostra que uma frota de 3 mil carros de aplicativos como o Uber poderiam substituir a frota de 14 mil táxis de Nova York. Isso, se considerarmos o serviço de corridas compartilhadas.

Longe de uma apologia ou não ao uso desses aplicativos, o que esse dado mostra é que compartilhar, ou “pegar carona”, pode ajudar a reduzir significativamente o trânsito de grandes cidades. Consequentemente, a prática favorece, também, a redução da emissão de gases do efeito estufa e da poluição do ar.

É claro que não é viável que todos os usuários desses apps optem por corridas compartilhadas. Porém, há razões para observarmos essa tendência que pode ser muito benéfica para o meio ambiente.

Sustentabilidade empresarial e a mudança nas cadeias produtiva e de consumo

O avanço da tecnologia favoreceu a utilização de materiais econômica e ecologicamente mais sustentáveis. É o caso, por exemplo, de produtos alternativos que podem ser utilizados na construção civil, ajudando o meio ambiente e pesando menos no bolso.

Em várias outras esferas as inovações científicas e tecnológicas abriram espaço para novos métodos de produção. É o que acontece a partir da reciclagem e do reaproveitamento de matérias primas.

Tudo isso reflete o conceito de sustentabilidade empresarial: um conjunto de práticas sociais e ambientais que visam o desenvolvimento sustentável, atendendo à demandas da sociedade.

Uma pesquisa do Instituto Data Popular apontou que 52% dos entrevistados mudariam hábitos de consumo para proteger o meio ambiente. E que 63%, ainda em 2014, já preferiam produtos que não sejam nocivos, ainda que mais caros.

É nesse contexto que as cadeias de produção e consumo seguem sofrendo alterações, se apoiando na ciência e na tecnologia em busca de soluções menos poluentes.

Você também pode fazer a sua parte

Mais do que acompanhar a evolução da relação entre tecnologia e meio ambiente, cada um de nós também pode atuar para reduzir a poluição no planeta.

Há diversas ações simples, como a coleta seletiva, a reciclagem de lixo eletrônico e o reaproveitamento de materiais utilizados no dia a dia, por exemplo.

Empresas também podem colaborar, aderindo à prática de desmobilização empresarial, por exemplo. Por meio dela, é possível dar a destinação adequada à estruturas e equipamentos que perdem o seu uso e que acabariam virando lixo.

Gostou de saber mais da parceria entre tecnologia e ciência em defesa do meio ambiente? Compartilhe este post nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2

Falar com a BH Recic
A BH Recicla te ajuda! #sustentabilidade
Olá 👋
Podemos te ajudar?