BH Recicla

Trilhas de BH: 5 dicas para curtir a natureza sem sair da cidade

Das mais leves às mais desafiadoras, as trilhas de BH e região são boas pedidas para dar aquela pausa na rotina agitada. Mais do que isso, elas estão “logo ali”.

Um “logo ali” que te permite conhecer lugares incríveis, desestressar, melhorar sua saúde, tonificar seu corpo e proporciona momentos de alegria.

Mas… como escolher?

Coloque seu tênis, um boné para se proteger do sol, pegue sua garrafinha de água e vem com a gente para descobrir a trilha que mais tem a ver com você!

5 trilhas de BH para curtir!

Preparado para a aventura? Tome nota das nossas dicas de trilhas de BH.

1. Trilha Cachoeira de Santo Antônio

Trilha Cachoeira de Santo Antônio

Essa é para quem está querendo curtir a natureza em uma trilha perto de BH.

A Cachoeira de Santo Antônio fica no distrito de Morro Vermelho, localizado à nove km de Caeté, na região metropolitana da capital.

Da Vila de Morro Vermelho até a cachoeira, há um trajeto de quatro km. Você pode fazer essa trilha de bike, a pé, de moto ou até de carro.

Pela sua versatilidade, proximidade da capital e trajeto relativamente curto, já dá para imaginar que um pessoal vai atrás dela.

Por conta disso, a dica é sair cedo de casa. Dessa forma, você pode aproveitar as primeiras horas do dia para encontrar o caminho e a cachoeira mais vazios.

Agora, se você tem vontade de se aventurar em distâncias maiores, confira nossa próxima dica de trilha em BH.

2. Trilha Retiro das Pedras

Trilha Retiro das Pedras

A entrada para a Trilha Retiro das Pedras fica ao lado do portão do condomínio que recebe o mesmo nome, localizado em Brumadinho.

Ao todo, essa trilha de BH e região tem cerca de 12 km de extensão. Nela, veículos não entram! A saída é optar por fazer o caminho a pé ou de bicicleta, aproveitando a natureza a cada passo ou pedalada.

Acha que não vale a pena? Pode parar por aí, pois o final do percurso conta com uma bela cachoeira pronta para te refrescar.

3. Trilha da Cachoeira das Codornas

Trilha da Cachoeira das Codornas

Essa é uma das trilhas de BH que arredores fica em Nova Lima. Para acessá-la, é necessário ir até às proximidades do condomínio Alphaville.

São 20 km de trajeto, que podem ser atravessados a pé ou de bicicleta. Sabemos que é um número desafiador e, de fato, essa trilha exige certo preparo.

A boa notícia é que o cansaço não é em vão! Além de ser um caminho no meio da natureza, o final do percurso é a Cachoeira das Codornas.

Nada como um banho para recuperar o fôlego!

4. Trilha Cachoeira do Lageado

 Trilha Cachoeira do Lageado

Não tem problema em ir um pouquinho mais longe? A trilha da Cachoeira do Lageado é uma opção localizada na Lapinha da Serra, no distrito de Santana do Riacho.

São 140 km de Belo Horizonte, o que ainda permite um bate e volta de fim de semana e o encantamento com parte da tradicional Serra do Cipó.

Chegando lá, são 5,5 km de percurso entre o Vilarejo da Lapinha e a cachoeira. Um trajeto que pode ser feito totalmente a pé ou parte a pé e parte de barco.

Em ambos os casos, vale ressaltar que essa é uma das trilhas de BH que exige um pouco mais de conhecimento da região. Se for o caso, você pode contar com o acompanhamento de guias locais.

5. Travessia Lapinha a Tabuleiro

Travessia Lapinha a Tabuleiro

Se você gosta de desafio, essa travessia é para você. São 28 km, partindo do Vilarejo de Lapinha da Serra e indo até Tabuleiro.

O trajeto costuma ser feito a pé e leva em média dois ou três dias. Para não te deixar na mão, o caminho conta com todo um suporte de locais para alimentação, campings e pousadas.

Mesmo com esse aparato, é importante deixar claro que o nível de dificuldade é mais alto. Por isso, é necessário preparo e planejamento. No Portal da Lapinha, por exemplo, você pode conferir dicas e mais informações.

Outras trilhas de BH e região para você se aventurar

Além das trilhas de BH e cachoeiras que citamos, saiba que capital mineira e região metropolitana são riquíssimos em belezas naturais e aventuras.

Se não quiser sair da cidade, você pode curtir as trilhas do Parque das Mangabeiras e do Mirante da Serra do Curral. Este último é um trajeto relativamente pequeno e que conta com uma vista belíssima da cidade.

Outra opção legal é a travessia que sai do Hospital da Baleia e leva até à portaria do parque da Serra do Curral também. Um trajeto que muitos moradores antigos nem conhecem!

Se estiver disposto a ir para além dos limites da capital, há inúmeras cachoeiras próximas a Belo Horizonte, com pequenas trilhas de acesso. É o caso da Cachoeira Itatiaia, Cachoeira dos Namorados, Cachoeira do Carrapato e por aí vai.

Com tantas opções, não podemos esquecer de algumas dicas para não passar aperto também, não é?

Dicas para curtir as trilhas ao máximo

A primeira dica é pesquisar sobre o local que pretende visitar. Fizemos uma breve apresentação das trilhas de BH e região, mas lembre-se que cada lugar tem suas particularidades.

Procure saber o nível de dificuldade da trilha, quais são as roupas e calçados indicados, melhor época do ano para ir e por aí vai.

Atente-se também ao nível de infraestrutura do local. Vai comer fora? Leve lanches leves.

Também não esqueça da água, filtro solar, itens básicos de primeiros socorros e equipamentos de proteção como bonés e óculos escuros. Sem falar do repelente para espantar os mosquitos!

Por fim, lembre-se que alguns locais são bem natureza meeesmo! Isso significa que são uma oportunidade de se reconectar com o meio ambiente, mas que também são locais sem estruturas de lixeira, por exemplo.

Portanto, leve alguns saquinhos plásticos para jogar fora o que for necessário descartar depois. Queremos que você relaxe, se divirta, mas que a natureza saia dessa ilesa também, ok?

Assim você pode voltar sempre e outras pessoas também.

Enquanto você escolhe em qual das trilhas de BH deixará sua pegada, que tal saber um pouco mais sobre outro tipo de pegada? Estamos falando da pegada ecológica, confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2

Falar com a BH Recic
A BH Recicla te ajuda! #sustentabilidade
Olá 👋
Podemos te ajudar?