Trilhas de BH: 5 dicas para curtir a natureza sem sair da cidade


Imagem destaque deste post

Você gosta de estar em contato com a natureza e praticar exercícios físicos? Belo Horizonte e cidades próximas têm diferentes opções de trilhas, das mais leves às mais desafiadoras para quem curte pedalar ou fazer uma boa caminhada.

Neste post, selecionamos algumas para mostrar que há boas opções para curtir bons passeios, de preferência em turmas. Coloque seu tênis, um boné para se proteger do sol, pegue sua garrafinha de água e vamos lá!

1. Trilha Cachoeira de Santo Antônio

null

A Cachoeira de Santo Antônio fica no distrito de Morro Vermelho, localizado à 9 km de Caeté, na região metropolitana de BH. Da Vila de Morro Vermelho até a cachoeira, há uma trilha de 4 km que pode ser feita à pé, de bike, moto ou até de carro.

A dica para quem optar por esse passeio é sair cedo de casa porque o local é bastante procurado por aqueles que querem curtir a natureza sem precisar ir muito longe. Assim, é mais interessante aproveitar as primeiras horas do dia para encontrar o caminho e a cachoeira mais vazios.

2. Trilha Retiro das Pedras

null

A entrada para a Trilha Retiro das Pedras fica ao lado do portão do condomínio que recebe o mesmo nome, localizado em Brumadinho.

Ao todo, a trilha tem cerca de 12 km de extensão e pode ser feita tanto a pé ou de bicicleta. O melhor? A recompensa! Ao final do percurso, o trilheiro encontra uma cachoeira para se refrescar, recuperar o fôlego e se conectar ainda mais com a natureza.

3. Trilha da Cachoeira das Codornas

null

A dica para quem quer ir a pé ou de bicicleta até a Cachoeira das Codornas, que fica em Nova Lima, é se dirigir até as proximidades do condomínio Alphaville para começar o trajeto.

São ao todo pouco mais de 20 km a serem percorridos, uma distância que pode exigir um pouco mais de preparo e planejamento por parte dos trilheiros. A boa notícia, mais uma vez, é a cachoeira ao final do trajeto!

4. Trilha Cachoeira do Lageado

null

A trilha até a Cachoeira do Lageado é uma das opções para quem decide ir um pouco mais longe ― mas ainda perto o bastante! ― até o Lapinha da Serra, distrito de Santana do Riacho, localizado a 140 km da capital mineira, no topo da Serra do Cipó.

São 5,5 km do Vilarejo de Lapinha até a cachoeira, percurso que pode ser feito integralmente a pé ou parte a pé e parte de barco. Uma escolha que demanda conhecimento da região e até o acompanhamento por guias locais.

5. Travessia Lapinha a Tabuleiro

null

Para os que desejam um passeio mais longo e mais exigente, outra opção partindo do Vilarejo de Lapinha da Serra é a travessia de 28 km até Tabuleiro.

As trilhas do trajeto podem ser percorridas em dois ou três dias, existindo locais para alimentação, camping e até pousadas. A travessia pode ser feita à pé, mas é importante que se saiba que o nível de dificuldade é mais alto, o que demanda preparo e um bom planejamento com base em informações que você pode encontrar no Portal da Lapinha.

Dicas para curtir as trilhas ao máximo

Aqui, fizemos apenas uma breve apresentação de algumas trilhas próximas à BH para que você possa curtir a natureza sem precisar ir longe. Antes de ir, quanto mais informações você buscar a respeito do local, do nível de dificuldade, do tipo de roupa e calçados adequados e o que você precisa levar, melhor.

É sempre importante se lembrar de que nem todos os locais possuem algum tipo de infraestrutura, por isso, é bom planejar bem as formas de chegar lá e retornar para casa. Além de, claro, levar consigo lanches leves, água, itens básicos de primeiros socorros e outros equipamentos de proteção como bonés e óculos escuros.

Por fim, mas não menos importante, lembramos que a falta de infraestrutura, que na verdade é um bônus para quem ama a natureza, faz com que não existam lixeiras no trajeto das trilhas, tampouco qualquer serviço de limpeza. Então, não se esqueça de levar alguns saquinhos plásticos para colocar o seu lixo e levá-lo consigo!

Pronto para um bom passeio? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas experiências nessas ou em outras trilhas de BH e região!


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)