BH Recicla

Tudo sobre reciclagem: pneus

Como você sabe, a BH Recicla trabalha com a reciclagem de lixo eletrônico, mas se preocupa com a redução do volume dos mais diversos tipos de resíduos. Por isso, temos em nosso blog a série “Tudo sobre reciclagem” que compartilha informações e dicas sobre materiais variados, e agora é a vez dos pneus.

As dúvidas sobre o que fazer com pneus velhos ou furados frequentemente chega até nós, por meio de nossos canais de comunicação. Por isso, ao final da leitura deste post, lembre-se de compartilhá-lo nas redes para que mais pessoas saibam como proceder e ajudar a cuidar de nosso planeta!

O Brasil e o descarte de pneus

null

Segundo SEST SENAT, o Brasil descarta pelo menos 450 mil toneladas de pneus por ano ou 90 milhões de unidades utilizadas em carros de passeio. Some a isso o fato de que o tempo estimado para a decomposição de cada pneu é de 600 anos e tente dimensionar o tamanho do problema que temos quando o descarte do material é feito de forma incorreta.

Antes de considerarmos os danos ambientais, é importante ressaltar que o descarte incorreto de pneus gera problemas de saúde pública. Desprotegidos e simplesmente abandonados, os pneus acumulam água e viram repositório de larvas do mosquito aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya.

A Reciclanip, que reúne as maiores fabricantes de pneus do Brasil, estima que o cuidado com a destinação correta do material já evitou que 3,7 milhões de pneus se tornassem um problema para o nosso meio ambiente e seres vivos.

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) obriga empresas do setor a participar do processo de logística reversa que culmina no recolhimento e destinação correta aos pneus. E a Reciclanip que se responsabiliza por esse movimento junto à importantes fabricantes instaladas em nosso país.

Riscos ambientais do descarte incorreto

Até aqui, destacamos que o descarte incorreto dos pneus favorece a ocorrência de doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, mas isso não é tudo.

Uma vez descartados indevidamente, os pneus podem contribuir para entupir esgotos e bloquear vias de escoamento, causando inundações. A depender do volume e das condições da água no local, a situação pode levar à contaminação de animais e humanos, causando diferentes doenças, além de ocasionar a morte de plantas.

É válido lembrar de que até mesmo os pneus que vão parar em aterros sanitários podem ser incinerados de maneira equivocada, intensificando a poluição atmosférica.

Além disso, o descarte incorreto inviabiliza a reciclagem dos pneus e impulsiona a sua produção. No processo, são extraídos diferentes recursos como o petróleo, o aço e a borracha natural, impactando o meio ambiente.

A reciclagem de pneu é possível?

Apesar de complexa, a reciclagem do pneu pode ser feita graças aos avanços da tecnologia que promove a separação e o tratamento de seus componentes. A partir daí, os pneus são triturados e podem ser utilizados de outras formas, como substitutos do carvão em indústrias de cimento.

O aço contido nos pneus e extraído por meio do processo de separação, depois volta para a indústria e pode ser novamente aplicado na produção de diferentes materiais. Algo que favorece o desenvolvimento sustentável.

Como descartar pneus corretamente

null

Para que tudo isso dê certo, todos nós devemos nos comprometer com o descarte correto dos pneus. As empresas fabricantes são obrigadas a retirar de circulação a cada ano um volume igual ao de pneus produzidos no mesmo intervalo de tempo.

Para tanto, contam com nossa cooperação. Seguindo a PNRS, a loja onde você comprou seus pneus precisa se responsabilizar por eles, o que significa que ao fim do ciclo do produto, você pode simplesmente devolvê-lo à loja.

As outras opções são buscar uma borracharia de confiança que assuma o compromisso do descarte correto ou em algum dos pontos de coleta como as Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) da Prefeitura de Belo Horizonte.

Dessa forma, você se certifica de que seus pneus inutilizáveis não poluam o meio ambiente e não ofereçam riscos ao planeta e todos os seres vivos!

Gostou do post? Compartilhe-o com os amigos e deixe nos comentários sua sugestão de material para a série “Tudo sobre reciclagem” de nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2

Falar com a BH Recic
A BH Recicla te ajuda! #sustentabilidade
Olá 👋
Podemos te ajudar?