Efeito Multiplicador: Corrente de bondade que enlaça a todos


Imagem destaque deste post

Dizem que a bondade é o único investimento que nunca falha. Semear bons atos transborda em um benefício universal, pois fazemos florescer os corações que tocamos com ela. A verdadeira solidariedade consiste em dar aquilo que temos, não aquilo que nos sobra.

Na Ação Social BH Recicla desse mês, tivemos a oportunidade de ver isso tudo acontecendo na prática. Contando sempre com o apoio dos membros das filiais - Leroy Merlin Contagem e Leroy Merlin BH Norte – realizamos a entrega das doações cedidas a Creche Francisco de Assis, no bairro Esplanada em Belo Horizonte.

Em companhia de Leda Ferreira (Diretora Voluntária), Mábila Caroline De Souza (Coordenadora Administrativa) e Luciana Carmo (Coordenadora Pedagógica), conhecemos um pouco mais da história da instituição, e como o trabalho realizado por elas se transforma em uma verdadeira corrente do bem.

A Instituição

A história de renome dos Supermercados Epa teve início no bairro Esplanada. Seus fundadores eram moradores dessa região da capital mineira, e suas esposas tinham um forte engajamento com causas sociais. Pensando no bem estar comum dos moradores do bairro e no potencial crescimento da região, foi então doado em regime de comodato, o terreno para que a creche fosse construída.

Inicialmente, mães voluntárias da região cuidavam dos filhos daqueles que precisavam trabalhar, e contavam apenas com a colaboração mútua entre eles para manter a instituição funcionando. Com o passar do tempo, o número de crianças aumentou e, 34 anos depois, a creche continua com seu belo trabalho cuidando muito bem das crianças da região.

Hoje são atendidas 76 crianças carentes de 0 a 4 anos de idade, moradoras do Alto Taquaril, Alto Vera Cruz, Casa Branca, Rock in Rio, Granja de Freitas, Vila São Rafael e demais bairros da região leste. Os pequenos ficam na instituição em período integral, das 7 às 17:00 horas, com 4 refeições diárias, hora da soneca e de brincar.

Com o apoio de moradores e outros parceiros, também são realizadas atividades extras, próprias para a idade das crianças, como visitas de contadores de histórias, bandas musicais e até mascotes de times de futebol da capital mineira.

As Doações

Nos 34 anos de existência, a estrutura da casa que abriga a instituição nunca havia passado por uma reforma. Por esse motivo, pequenos problemas como infiltrações e rachaduras começaram a aparecer. Mas, mais uma vez, a união de todos conseguiu minimizar rapidamente os problemas causados.

Graças a doações de janelas, cerâmicas, tintas, papeis de parede e outros materiais de construção, feitas pela Leroy Merlin e outras instituições colaboradoras da causa, com a mão de obra de amigos, voluntários e até mesmo pais de crianças atendidas pela creche, o telhado e salas estão sendo reformados, criando um ambiente ainda melhor e mais confortável para as crianças.

Apoiando uns aos outros

A Creche tem o apoio do governo para custear seus gastos mensais como água, luz e telefone e salário das educadoras e cuidadoras. Já os demais gastos precisam ser supridos por meio de doações, bazares e festas culturais realizados pela instituição.

Dessa maneira eles conseguem não apenas arrecadar materiais necessárias para a limpeza e higiene do local, como dinheiro para manter as necessidades recorrentes das crianças. E não para por ai, parte dessas doações ainda são compartilhadas com alguns pais mais necessitados, que muitas vezes, tem outras crianças em casa que também são carentes de ajuda constante. Todo esse carinho é retribuído muitas vezes com bilhetinhos de agradecimento na agenda dos filhos.

Cria-se assim um sentimento de gratidão mutuo, onde todos se ajudam em função de um bem muito maior.

null

Arraial da Creche

A instituição está aberta ao público e seu arraial será no próximo dia 16 de Junho, com início da festança às 9:00 horas da manhã e sem hora pra acabar. Vai ter casamento na roça, comidas e bebidas típicas e muita alegria. Se você quiser participar da festa, se divertir e ajudar a quem precisa, é só aparecer por lá.

E se ficou interessado em conhecer mais do trabalho realizado com as crianças, pode entrar em contato com a Creche Francisco de Assis através do telefone (31) 3463-3302 ou pelo e-mail creche.franciscodeassis@yahoo.com.br.


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)