Uma missão de vida: Fazer a diferença para alguém


Imagem destaque deste post

É bastante comum conhecermos histórias de pessoas incríveis, que fazem a diferença no mundo e na vida de muitas outras pessoas. Histórias que nos inspiram e que nos fazem querer ficar engajados em suas causas.

Outras pessoas tem a capacidade de liderar e fazer a diferença. Mas quando essas histórias se unem, são capazes de criar grandes mudanças, através de um esforço coletivo e da soma de contribuições individuais que, juntas, produzem um efeito transformador.

Foi através de um desses encontros transformadores que teve início a história da Creche Recanto Feliz, situada no bairro Santa Terezinha, em Belo Horizonte. E nós da Ação Social BH Recicla, com o apoio recorrente da Leroy Merlin, não podíamos ficar de fora dessa bela trajetória.

A Instituição

Tudo começou na década de 80, mais precisamente no ano de 1985, quando um grupo de mães procuraram pela associação comunitária do bairro Santa Terezinha, em busca de apoio sobre a abertura de uma creche para seus filhos. A creche foi fundada no porão de uma casa alugada, onde funcionava o posto de saúde do bairro e contava com o trabalho de voluntários que atendiam crianças de famílias carentes da região.

Entre os voluntários estava Ivone Vieira (hoje, Coordenadora Administrativa da instituição), que por meio de suas incansáveis buscas por apoio, conheceu o Dr. José Ângelo Nogueira, dono da empresa Cojan Engenharia S / A, que futuramente viria a ser o maior apoiador e padrinho do projeto. ‘’Um verdadeiro anjo’’ para os funcionários, “Vovô Ângelo” para as crianças.

Graças à doação de dois terrenos realizada pelo Dr. José Ângelo, o projeto que a essa altura já atendia 45 crianças, pode crescer ainda mais e expandir seus atendimentos. Contando com o apoio de novos parceiros, como o projeto Caminhos Para Jesus, a ex-deputada estadual Júnia Marise e o casal Laura e Vittorio Medioli, as obras foram finalmente finalizadas.

Entre todas as vitórias e conquistas, após tanto trabalho e esforço, hoje, com apoio de Rosângela Oliveira (Coordenadora Pedagógica) e todos os demais funcionários, a creche atende a aproximadamente 200 crianças de 0 a 5 anos de bairros como Confisco, Paquetá, Zoológico, Urca e região, em horário integral.

Com o apoio da prefeitura de BH, as crianças recebem alimentação e cuidados de higiene e saúde, e através de atividades lúdicas desenvolvidas em sala de aula, brincadeiras, mostras culturais e demais eventos, a creche Recanto Feliz busca oferecer experiências significativas para o saber das crianças e também de seus familiares, focando em cultura e na responsabilidade com o meio ambiente e social.

Melhorando Cada Vez Mais

Mesmo com a ajuda da prefeitura com o custeio da alimentação das crianças, a instituição ainda precisa custear gastos com reformas e manutenções, para que as instalações atendam a todas as necessidades dos pequenos. E para arcar com esses gastos extras, a creche conta com a ajuda dos pais e de doações de empresas e da própria comunidade.

Atualmente, a pedido da vigilância sanitária, as caixas d’água precisaram ser trocadas. Uma ala pra um novo berçário e o pátio onde as crianças brincam, também passam por reformas, e é ai que nós entramos. Graças ao apoio das filiais Leroy Merlin Contagem e Leroy Merlin BH Norte, destinamos materiais de construção como cerâmicas para os pisos que estão sendo renovados, apoiando a reforma da instituição.

Uma outra maneira de arrecadação de fundos são os eventos, mostras e festas temáticas realizadas pela Creche Recanto Feliz. Abertas ao público, as pessoas que participam desses eventos tem não só a oportunidade de ajudar, como também de conhecer mais sobre a instituição e o trabalho realizado com as crianças atendidas.

No próximo dia 07 de Julho a partir das 15:00 horas, acontecerá o Arraía da Recanto Feliz. Vai ter muita música, barraquinhas, pescaria e quadrilha com as crianças, e todo o valor arrecadado será revertido para as necessidades da instituição.

Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho da Creche Recanto Feliz pode fazer contato através do site www.ccrecantofeliz.com, pelo e-mail crecherecantofeliz@yahoo.com.br ou pelo telefone (31) 3476-2036.

São todos muito bem vindos para festejar conosco cada uma dessas conquistas, e para celebrar também as muitas outras que ainda virão. Com cada um fazendo sua parte, ajudando mesmo que seja um pouquinho, podemos juntos construir um cenário novo, com um futuro muito melhor para nossas crianças!


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)