Você já ouviu falar em pegada ecológica? Entenda!


Imagem destaque deste post

Você já andou na areia e olhou para trás para ver as marcas que você deixou pelo caminho? Agora, imagine que inúmeras de suas ações de todos os dias sejam capazes de deixar marcas que simbolizem o seu impacto no planeta. É mais ou menos isso que representa a pegada ecológica.

O termo vem de seu equivalente em inglês, ecological footprint, e nos ajuda a refletir sobre nosso modo de vida e a importância de pensar mais na sustentabilidade no dia a dia. Neste post, você vai entender melhor sobre o assunto para se motivar a tentar diminuir sua pegada sempre que possível!

O que é pegada ecológica

Pegada ecológica é a quantidade de terra e água necessárias para sustentar cada um de nós ou ainda, o tamanho de áreas produtivas de terra e mar necessárias à produção de tudo aquilo o que consumimos - alimentos, eletrônicos, roupas, matéria para construção de nossas casas, etc.

Certamente, trata-se de uma estimativa que considera diversos fatores do nosso modo de vida, da realidade de nossas sociedades e que serve como um indicador de sustentabilidade.

William Rees, um professor e ecologista canadense, foi o primeiro a usar o termo ecological footprints, ainda em 1992. Desde então, a pegada ecológica é uma forma de mensurar como um indivíduo ou população consome os recursos naturais do planeta Terra.

A pegada ecológica de cada um

A pegada ecológica tem muito a ver com o modo de vida que uma sociedade segue. Considerando isso, é possível pensar que cada um de nós cresce condicionado a manter um estilo de vida e deixar marcas similares a que todos aqueles que conhecemos deixam.

Entender a importância de tentar mudar as coisas e reduzir a pegada ecológica, ou seja, levar uma vida mais sustentável, pode ser entendida mais facilmente ao descobrir a dimensão do nosso impacto, enquanto indivíduos.

Para isso, existem testes online e gratuitos. Um deles foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE. Por meio desse teste, você responde a perguntas como a origem dos alimentos que consome ou a frequência com que compra roupas para descobrir “quantos planetas Terra são necessários para sustentar seu estilo de vida”.

Uma vez que você compreender melhor a sua própria pegada, conseguirá ter mais clareza sobre porque mudar hábitos e incentivar aqueles a seu redor a fazer o mesmo.

Como diminuir sua pegada ecológica

O blog da BH Recicla é repleto de dicas que você pode seguir para levar uma vida em mais harmonia com o meio ambiente. Abaixo, selecionamos algumas das ideias que compartilhamos com frequência aqui. Veja só:

Certamente, há muito mais a ser feito para diminuir sua pegada ecológica. É sempre importante ter clareza de que, apesar de termos um impacto relativamente pequeno individualmente, em conjunto podemos fazer um grande estrago ao planeta, e por esse motivo o esforço de cada um de nós conta!

Você já adota alguma das medidas que compartilhamos ou segue alguma outra prática? Deixe seu comentário!


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)