Você sabe o que é minimalismo? Conheça esse estilo de vida!


Imagem destaque deste post

Nos últimos anos, o minimalismo ganhou forças como uma alternativa a um estilo de vida de consumo exacerbado. O objetivo? Buscar uma vida mais equilibrada baseada no consumo consciente e em escolha sustentáveis.

Para o movimento minimalista, menos é mais. Se você ainda não sabe o que isso realmente quer dizer, chegou ao post certo. De quebra, nós ajudaremos você a entender que é possível adotar ideias que vão de encontro ao minimalismo, ainda que você não esteja preparado para uma mudança completa!

O que é o minimalismo, afinal?

Viver apenas com o essencial. Essa é uma das ideias centrais daqueles que aderem ao movimento minimalista e o adotam como estilo de vida. Uma realidade que carrega consigo um leque amplo de possibilidades.

O minimalismo pode estar presente na arquitetura, por exemplo, ditando a construção de espaços mais funcionais e abertos para minimizar o uso de materiais e menos “abarrotados” de itens de mobiliário e decoração.

Pode também estar presente em aspectos mais simples, mas capazes de mudanças significativas, como o nosso guarda-roupas e outros espaços de nossas residências. Em 2019, a Netflix lançou a primeira temporada da série Ordem na casa com Marie Kondo, uma série que ajuda a entender como uma organização eficiente pode favorecer a redução do consumo em casa.

Quais as vantagens do minimalismo?

O movimento minimalista vai de encontro à ideia de que não devemos apoiar nossa felicidade e realização na conquista de bens materiais. Assim, passa por entender que é possível ser feliz sem precisar comprar tanto, o que nos remete à já mencionada frase “menos é mais”.

Por um lado, adotar essa praticidade pode ajudar na redução de gastos supérfluos e até em uma mente mais saudável. Isso porque o minimalismo é uma forma de se livrar de sensações como a “necessidade” de ter aquele tênis ou aquele celular de última geração que se repete a cada lançamento de um novo produto.

Tudo isso se encaixa bem àquilo o que chamamos de consumo consciente, que envolve “a utilização dos bens até o fim de sua vida útil”, a preferência por produtos e serviços ecologicamente corretos e o envolvimento em medidas de reciclagem.

Assim sendo, o minimalismo pode ser benéfico para as pessoas e é positivo para o Planeta.

Pequenos gestos “minimalistas” de grande impacto

O movimento minimalista prevê uma mudança de estilo de vida em que os adeptos buscam reduzir o consumo em todas as áreas de sua vida. Certamente, é algo que pode ser desafiador, mas ninguém precisa se sentir desmotivado por não estar preparado para algo que veja como radical.

É possível adotar pequenas mudanças de hábito que podem ter grande impacto a seu favor e a favor do meio ambiente. Como mencionamos, o minimalismo atende à princípios do consumo consciente e todos nós podemos dar mais atenção ao tipo e origem de produtos que consumimos para reduzir a geração de lixo, por exemplo.

Outra ideia é apostar na separação do lixo em casa para enviar a centros de reciclagem. Algo que, inclusive, pode contar com a ajuda da BH Recicla, já que nós recolhemos gratuitamente o seu lixo eletrônico!

O que você acha do minimalismo? Pensa em adotar alguma mudança de hábitos? Compartilhe suas ideias conosco!


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)