{"id":2438,"date":"2021-05-25T16:47:34","date_gmt":"2021-05-25T19:47:34","guid":{"rendered":"https:\/\/bhrecicla.com.br\/?p=2438"},"modified":"2021-07-20T09:21:01","modified_gmt":"2021-07-20T12:21:01","slug":"aprenda-a-criar-uma-marca-realmente-sustentavel","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/bhrecicla.com.br\/blog\/aprenda-a-criar-uma-marca-realmente-sustentavel\/","title":{"rendered":"Aprenda a criar uma marca realmente sustent\u00e1vel"},"content":{"rendered":"\n

Voc\u00ea sabia que ser uma marca sustent\u00e1vel<\/strong> hoje em dia \u00e9 um grande diferencial?<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 isso o que apontam os dados de uma pesquisa feita pela PwC, segundo o estudo 95% dos consumidores brasileiros preferem empresas sustent\u00e1veis, mostrando que essa abordagem \u00e9 boa para a sociedade, para o planeta e para os neg\u00f3cios!<\/p>\n\n\n\n

N\u00f3s, como defensores do Planeta, n\u00e3o apenas apoiamos organiza\u00e7\u00f5es que compartilham dessa ideia, como queremos ajudar outras a abra\u00e7ar a sustentabilidade em suas rotinas.<\/p>\n\n\n\n

Por isso, fizemos este post para apresentar a\u00e7\u00f5es que podem ajudar na cria\u00e7\u00e3o de uma marca sustent\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

Gostou da ideia? Acompanhe o texto e conhe\u00e7a, ao final da leitura, cases de sucesso que podem servir de inspira\u00e7\u00e3o!<\/p>\n\n\n\n

O que significa marca sustent\u00e1vel?<\/h2>\n\n\n\n

Quando falamos em desenvolvimento sustent\u00e1vel, nos referimos a a\u00e7\u00f5es que nos permitam atender \u00e0s necessidades da sociedade atual sem fazer com que isso comprometa as futuras gera\u00e7\u00f5es de seres vivos do planeta<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Isso significa adotar medidas que sejam ecologicamente corretas e visem o uso consciente e preserva\u00e7\u00e3o dos recursos naturais, bem como promover um desenvolvimento economicamente sustent\u00e1vel e socialmente justo.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m de lucrar com o marketing verde<\/strong><\/a>, muitas empresas come\u00e7aram a perceber que para cuidarem dos seus neg\u00f3cios a longo prazo, elas precisam investir em mitigar os impactos ambientais das suas atividades.<\/p>\n\n\n\n

Tendo isso em vista, as **empresas est\u00e3o procurando cada vez mais inovar tendo como base a sustentabilidade **<\/a>por isso, \u00e9 cada vez mais comum encontrarmos campanhas que mostram a a\u00e7\u00e3o das companhias voltadas para o meio ambiente.<\/p>\n\n\n\n

Se voc\u00ea est\u00e1 pensando que se tornar uma marca sustent\u00e1vel \u00e9 desafiador, voc\u00ea tem raz\u00e3o! Uma marca sustent\u00e1vel n\u00e3o \u00e9 aquela que apenas comunica sua preocupa\u00e7\u00e3o com a preserva\u00e7\u00e3o ambiental, mas aquela que, de fato, adota medidas ecologicamente corretas em toda a sua rotina.<\/p>\n\n\n\n

Para tanto, \u00e9 preciso encontrar caminhos para estabelecer uma cultura e a ado\u00e7\u00e3o de processos sustent\u00e1veis em todos os n\u00edveis, o que requer muito empenho, compromisso e criatividade.<\/p>\n\n\n\n

As atitudes que fazem uma marca ser realmente sustent\u00e1vel<\/h2>\n\n\n\n

H\u00e1 atitudes simples s\u00e3o a base para que uma marca se torne realmente sustent\u00e1vel. A mudan\u00e7a come\u00e7a de dentro para fora. Acompanhe as ideias que listaremos abaixo!<\/p>\n\n\n\n

Reciclagem<\/h3>\n\n\n\n

De acordo com a estimativa feita pela Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Empresas de Limpeza P\u00fablica e Res\u00edduos Especiais (Abrelpe), 97% do lixo produzido no Brasil n\u00e3o \u00e9 reciclado<\/strong><\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Um bom come\u00e7o \u00e9 montar um plano de manejo de res\u00edduos, garantindo que na empresa todo o lixo recicl\u00e1vel seja devidamente separado e se por acaso n\u00e3o houver coleta seletiva no bairro, fechar um acordo com alguma empresa especializada em reciclagem<\/strong><\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m do lixo comum, \u00e9 importante enviar para a reciclagem equipamentos eletr\u00f4nicos inutilizados, como computadores, impressoras, etc.<\/p>\n\n\n\n

Reutiliza\u00e7\u00e3o, readequa\u00e7\u00e3o ou redu\u00e7\u00e3o de recursos<\/h3>\n\n\n\n

J\u00e1 ouviu falar em escrit\u00f3rios que substitu\u00edram os tradicionais copinhos de pl\u00e1stico para \u00e1gua e caf\u00e9 por garrafinhas e canecas personalizadas e n\u00e3o-descart\u00e1veis?<\/p>\n\n\n\n

A ideia aqui segue este princ\u00edpio: encontrar formas de reduzir o uso de materiais descart\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n

Nessa l\u00f3gica entra tamb\u00e9m a economia de papel<\/strong><\/a>, uma boa forma de fazer isso \u00e9 digitalizar os documentos e processos, al\u00e9m de economizar recursos libera um espa\u00e7o precioso na empresa.<\/p>\n\n\n\n

A readequa\u00e7\u00e3o, por sua vez, diz respeito a medidas como ado\u00e7\u00e3o de sistema de fechamento autom\u00e1tico de portas, para evitar que o ar condicionado seja sobrecarregado, a ado\u00e7\u00e3o l\u00e2mpadas de LED ou uso de sensores de ilumina\u00e7\u00e3o em locais com pouco movimento.<\/p>\n\n\n\n

Reavalia\u00e7\u00e3o e adequa\u00e7\u00e3o de processos<\/h3>\n\n\n\n

A maioria dos gestores j\u00e1 se deparou com a necessidade de buscar outros tipos de mat\u00e9ria prima ou outras fontes de suprimentos para a produ\u00e7\u00e3o, geralmente visando uma redu\u00e7\u00e3o dos custos. E isso \u00e9 necess\u00e1rio e v\u00e1lido.<\/p>\n\n\n\n

Outro motivo para fazer essa avalia\u00e7\u00e3o, por\u00e9m, \u00e9 tentar encontrar materiais mais ecol\u00f3gicos (que prejudiquem menos o meio ambiente ou que possam ser reciclados), bem como adequar os processos de modo a torn\u00e1-los mais \u201cverdes\u201d (reduzindo consumo de energia e \u00e1gua e o de res\u00edduos gerados, por exemplo).<\/p>\n\n\n\n

Reavalia\u00e7\u00e3o dos fornecedores<\/h3>\n\n\n\n

Uma empresa que deseja se transformar em uma marca sustent\u00e1vel precisa tentar garantir que os agentes com os quais se relaciona tamb\u00e9m estejam engajados.<\/p>\n\n\n\n

Por isso, se algum fornecedor est\u00e1 na contram\u00e3o da sustentabilidade, \u00e9 prudente avaliar uma troca, ainda que isso represente mudan\u00e7a de custos!<\/p>\n\n\n\n

Nesse caso, \u00e9 importante ainda priorizar a sustentabilidade econ\u00f4mica da empresa, mas sem se esquecer que a ado\u00e7\u00e3o dessas medidas pode levar a um retorno e reconhecimento positivo maior do que qualquer perda inicial.<\/p>\n\n\n\n

Programas de conscientiza\u00e7\u00e3o<\/h3>\n\n\n\n

Os agentes com os quais a marca se relaciona devem concordar com a ideia de sustentabilidade. E isso n\u00e3o significa que uma empresa deve, simplesmente, abrir m\u00e3o de fornecedores, parceiros ou colaboradores de longa data, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Uma interessante op\u00e7\u00e3o \u00e9 desenvolver programas de conscientiza\u00e7\u00e3o, encontrando maneiras de incentivar a todos os envolvidos a aderirem \u00e0s pr\u00e1ticas sustent\u00e1veis tamb\u00e9m.<\/p>\n\n\n\n

Isso vale, inclusive, para que a empresa tenha sucesso em seus processos internos em todos os n\u00edveis, conseguindo assim implementar a mudan\u00e7a feita \u201cde dentro para fora\u201d, como j\u00e1 mencionamos.<\/p>\n\n\n\n

Parcerias e a\u00e7\u00f5es sociais<\/h3>\n\n\n\n

H\u00e1 cada vez mais pessoas, institui\u00e7\u00f5es e marcas engajadas com o desenvolvimento sustent\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

Assim, seja para encontrar maneiras de implementar medidas internamente ou para fortalecer a cultura e a imagem de marca sustent\u00e1vel, uma empresa pode buscar parcerias e, ainda, se envolver em a\u00e7\u00f5es sociais.<\/p>\n\n\n\n

Para se inspirar: sustentabilidade que d\u00e1 certo!<\/h2>\n\n\n\n

Recentemente, a gigante Unilever informou que as empresas sustent\u00e1veis do grupo foram respons\u00e1veis por mais de 60% da companhia, comprovando que a \u201ca\u00e7\u00e3o respons\u00e1vel do ponto de vista social e ambiental faz bem para o neg\u00f3cio\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Outra empresa que se tornou refer\u00eancia no universo das marcas sustent\u00e1veis \u00e9 a Natura. Grande parte de seu sucesso vem da ideia de que \u00e9 poss\u00edvel aproveitar a riqueza dos recursos brasileiros para que as pessoas se conectem com a pr\u00f3pria beleza, com o ambiente \u00e0 sua volta e com os outros.<\/p>\n\n\n\n

Para tanto, al\u00e9m de desenvolver planos de sustentabilidade e abordar sua parceria com agentes que valorizam a mesma causa, a Natura informa aos seus consumidores sobre os impactos positivos e sustent\u00e1veis de cada compra feita.<\/p>\n\n\n\n

Vale lembrar que j\u00e1 estamos vivendo as consequ\u00eancias dos impactos que a atividade humana vem causando no meio ambiente, por isso, todas as empresas devem assumir o seu compromisso com a sustentabilidade.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, se tornar uma marca sustent\u00e1vel<\/strong> vai muito al\u00e9m de \u201centrar na moda\u201d da consci\u00eancia ambiental, mas \u00e9 uma alternativa para preservar os recursos necess\u00e1rios para garantir que a sua empresa exista nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n

Gostou deste conte\u00fado? Continue no blog para saber mais cases de empresas sustent\u00e1veis<\/strong><\/a>.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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