Você gosta de assistir a documentários? Quem gosta, já conhece os benefícios. E quem ainda não tem esse costume precisa saber que eles representam uma fonte simultânea de lazer e informação. E isso fica ainda melhor quando tudo isso se junta à documentários sobre o meio ambiente.
Para te provar tudo isso o que estamos dizendo, selecionamos cinco documentários que estão relacionados ao nosso Planeta e à preservação das formas de vida em diferentes níveis. Vamos lá? Tem muita coisa interessante para você aproveitar!
O documentário Ilha das Flores é um curta brasileiro de 1999. Num geral, seu formato e narrativa tendem a causar certo estranhamento. Mas é justamente por trás disso que se revela a mensagem que informa sobre o ciclo de vida dos alimentos, no caso um tomate, desde o seu cultivo até o descarte e a chegada ao lixão.
Ilha das Flores – Documentários sobre o meio ambiente brasileiro
Seu objetivo é provocar reflexão e fazer uma crítica acerca relacionada à geração de riquezas e as desigualdades. E, indo além, nos ajuda a conhecer um pouco mais da triste realidade dos lixões do país que, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, deveriam ter sido fechados até 2 de agosto de 2014.
A Última Hora (The 11th hour)
Muita gente já sabe que Leonardo DiCaprio, além de ator, é um fervoroso ativista em defesa do meio ambiente. Ainda em 2007, ele produziu e narrou o documentário A Última Hora.
Por meio de entrevistas realizadas com cientistas e líderes mundiais — como o aclamado físico Stephen Hawking —, o documentário aborda o papel dos seres humanos na ocorrência de desastres naturais e, ainda, indica alternativas para uma vida mais sustentável.
A História das Coisas (The Story of Stuff)
Já parou para pensar como cada etapa de produção daquilo o que consumimos diariamente afeta os seres de nosso Planeta? É disso que trata o documentário A História das Coisas, lançado em 2007.
Em pouco mais de 20 minutos, o documentário mostra o processo produtivo desde a extração das matérias-primas, passando pela ideia da necessidade do consumo, até o descarte e seu impacto para o meio ambiente.
Como costumamos informar aqui no blog da BH Recicla, o lixo que produzimos e descartamos de forma indevida tende a prejudicar não só a fauna e a flora, mas também pode oferecer riscos à vida humana.
The True Cost
Moda sustentável é um assunto que atrai cada vez mais a atenção das pessoas. Para quem ainda não entende o conceito ou quer se inspirar para mudar os hábitos de consumo, o documentário The True Cost, lançado em 2015, pode ser interessante.
Ele aborda as condições desumanas de trabalho em países como Índia, China e Bangladesh, de onde saem roupas vendidas a baixo custo para diversos outros locais do mundo.
Assim sendo, seu objetivo é nos fazer refletir sobre impacto do consumo na vida de outras pessoas e para o meio ambiente e nos fazer questionar qual o verdadeiro custo das roupas que escolhemos.
Blackfish
“Orca do SeaWorld Orlando mata treinadora”. É provável que você tenha visto uma chamada similar a essa em 2010, quando Tilikum fez sua terceira vítima.
O fato inspirou o desenvolvimento do documentário Blackfish, lançado em 2013, com o objetivo de alertar sobre os perigos de se manter animais inteligentes e poderosos em cativeiro.
Narrando a história desde a captura de Tilikum, em 1983, o documentário questiona não só o ato, mas os métodos e argumentos comuns de quem ganha com a captura de orcas e outros golfinhos.
E tudo isso serve não só como informação, mas como reflexão sobre a forma que interagimos com animais silvestres e as escolhas que fazemos, por vezes, apenas pautadas em nosso próprio prazer e diversão.
Tilikum morreu em 2017, aos 36 anos. Um caso raro de longevidade de cetáceos que vivem em cativeiro, reacendendo o debate e novamente atraindo atenção para o documentário.
Você já assistiu a algum desses documentários sobre o meio ambiente ou tem algum outro para recomendar? Sabemos que há muitas produções boas que merecem ser vistas, então deixe seu comentário!