BH Recicla

Dicas sustentáveis para o seu PET!

Os animais de estimação são donos dos nossos corações. O Brasil é o segundo maior país com maior quantidade de pets. São mais de 139 milhões segundo dados do IBGE, os brasileiros têm mais cães ou gatos do que crianças em seus lares. 

Cada vez mais pessoas estão preocupadas em ter um estilo de vida mais sustentável. Mas essa mudança não deve ser associada somente a novos hábitos, sejam alimentares ou de consumo próprios. Criar o seu animal de estimação de maneira mais sustentável também é uma forma de preservar a natureza, a vida humana e todos os aspectos que a sustentabilidade envolve. É necessário um cuidado também na rotina desses amigos no que diz respeito à sustentabilidade.

Por isso a BH Recicla, separou algumas dicas sustentáveis para ter com seu pet:

1. Saquinhos biodegradáveis:

Os aterros sanitários estão cheios de sacos plásticos com fezes de animais. Essas fezes se transformam em gás metano, que induz as mudanças climáticas, à medida que todos esses resíduos se desintegram. Dessa forma, saquinhos biodegradáveis, e tapetes higiênicos laváveis, são uma ótima alternativa para recolher o cocô do seu pet.

2. Brinquedos caseiros:

Uma das características mais incríveis dos pets é que eles se divertem com coisas simples. Você pode dar um brinquedo super caro, como pode reaproveitar algumas peças da casa e fazer um novo brinquedo caseiro: ele com certeza irá gostar dos dois igualmente!

Então, que tal pegar uma camisa antiga ou um algum tecido que você tenha na sua casa, e fazer uma bola com rabicho? Ou até mesmo construir um cabo de guerra? Somente com restos de corda ou tecido já dá para fazer esses dois itens super divertidos para o seu gato e para o seu cachorro. Também é válido criar novos brinquedos com garrafas pets, rodas de pneu de bicicletas (ainda mais as de crianças, que são menorzinhas) e rolo de papelão. Dá para economizar e ser sustentável ao mesmo tempo, basta ter criatividade!

3. Potes de comida ecológicos:

O plástico é inegavelmente um dos materiais que a gente mais consome e, infelizmente, um dos que mais poluem o meio ambiente.

E os utensílios do seu pet também estão inclusos nessa lista! Então chega de dar esse mole né?

As vasilhas de alumínio são mais sustentáveis, duradouras e ainda permitem, por exemplo, que a temperatura da água do seu animal se mantenha constante por mais tempo. É um investimento único! Você dificilmente vai ter que comprar uma nova num curto período de tempo.

4. Cama ecológica:

Se o seu amiguinho preferir caminhas, nós também temos uma opção ecológica. Feita de material reciclado, a caminha para pets é indicada para cães e gatos, é fácil de limpar, além de ter material durável. Bem como as casinhas, é atóxica, antimofo e antibactérias, mantendo o seu pet sempre seguro. O material é impermeável, reduz barulhos externos e retém até 40% da temperatura externa. 

5. Produtos de beleza ecológicos:

Os produtos de beleza e higiene também podem contribuir com a relação animais e sustentabilidade, desde que tenham em suas fórmulas ingredientes naturais. Há tipos de shampoos, condicionadores, sabonetes e cremes finalizadores para todos os estilos de pelos, seja ele preto, chocolate, branco, mesclado, cinza, entre outros, lembrando que cada tonalidade requer um tratamento específico e a união de cuidados especiais com a ajuda à natureza é mais do que bem-vinda. Caso preferir, consulte o seu veterinário e peça a receita para fazer os produtos em uma farmácia de manipulação. Dar banho no seu pet, ja é uma tarefa que requer muitos cuidados, mas você pode contribuir com a natureza de várias formas, uma outra dica é poupar a água quando não precisar deixar o chuveiro ligado e, se possível, reutilizar parte desta água para outras finalidades, como lavar o quintal ou a calçada da casa.

6. Compostagem:

A compostagem de resíduos provenientes dos animais é a dica mais correta, embora seja difícil de implantar. Se você possui disponibilidade e tem os meios corretos para fazer, a compostagem do resíduo do seu cão é uma alternativa ecológica, pois não recorre a aterros e preserva hidrovias.

7. Adote Ecobags para o seu PET:

O uso de uma ecobag pode economizar até 792 sacolas plásticas em um ano! Então, que tal separar uma ecobag pra levar os pertences do seu pet? Assim você pode dispensar o uso das sacolinhas na próxima vez que for comprar uma roupinha estilosa pro seu doguinho no pet, ou algum brinquedo novo. Pra quem deixa o pet hospedados ou em creches frequentemente, também é super útil: os anfitriões adoram receber tudo organizadinho!

Afinal, os bichinhos não têm essa consciência, então nós precisamos decidir por eles. Além de amor e cuidado com os animais de estimação, precisamos ter amor e cuidado com o meio ambiente.

Assim, podemos levar uma vida mais leve que caminha de mãos dadas com o planeta.
Gostou das dicas sustentáveis para o seu PET?

Comente aqui em baixo o que achou e compartilhe o conteúdo com alguém!

1 comentário em “Dicas sustentáveis para o seu PET!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2