BH Recicla

6 cases de empresas sustentáveis ao redor do mundo

Você sabe o que são empresas sustentáveis? O empreendedorismo sustentável é um movimento feito por pessoas conscientes e que visam conduzir seus negócios tendo em vista o equilíbrio entre a preservação do planeta e a geração de lucro.

Sim, parece estranho o conceito, à primeira vista, e foi pensando nisso que resolvemos trazer 6 cases de empresas sustentáveis que colocam a ideia em prática!

Continue a leitura para entender como esses negócios fazem a sua parte para ajudar o meio ambiente!

O que é sustentabilidade empresarial

Sustentabilidade é um conceito complexo, mas, de forma geral, é a ideia de proteger os recursos naturais para que sempre possamos ter acesso a eles.

As empresas que carregam o selo de sustentabilidade ecológica buscam usar esses recursos de forma consciente e desenvolvem ações para preservá-los.

Mais do que preservar o meio ambiente, as empresas sustentáveis também visam preservar a sua própria atividade!

Há também o caso inverso.

Como exemplo de atividades econômicas não sustentáveis, temos o caso da pesca predatória, que resultou na ameaça de extinção a 40% dos peixes cartilaginosos.

E como as empresas que se propõe a fazer um negócio sustentável atuam? Veja agora os exemplos.

6 cases de empresas sustentáveis

Segundo pesquisa do Sistema FIEP, 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis.

Tendo isso em vista, muitos negócios preferiram adotar uma postura ecologicamente correta. Veja alguns casos.

1. Natura Cosméticos

A Natura é reconhecida mundialmente por ser uma empresa de cosméticos com responsabilidade socioambiental.

A marca cria projetos colaborativos com produtores de comunidades locais, promovendo a extração consciente e o manejo sustentável de riquezas naturais, como a castanha-do-pará, a erva-doce, etc.

Dessa forma, além da preservação dos recursos naturais, a empresa também beneficia a comunidade local, o que tem tudo a ver com sustentabilidade!

Além disso, a Natura também possui um projeto chamado Visão de Sustentabilidade 2050, que tem como objetivo aumentar ações que promovem o impacto positivo da instituição até 2050.

2. Unilever

Nosso segundo exemplo de empresas sustentáveis ao redor do mundo, é a Unilever, uma multinacional anglo-holandesa que tem uma atuação bem diversa, possuindo diversos grupos e marcas.

Se tratando de sustentabilidade ela é uma das líderes mundiais. Seu plano de atuação tem três frentes: saúde e bem-estar, meio ambiente e melhores condições de vida e trabalho.

Em relação à ações cujo foco é a preservação ambiental, a Unilever se comprometeu em reduzir a emissão de gases-estufa, realizar melhor manejo de recursos hídricos, tratamento correto de resíduos e investir em recursos agrícolas sustentáveis.

Com esse plano de atuação, a empresa espera reduzir a sua pegada ecológica pela metade, até o fim de 2020.

3. Nestlé

A Nestlé é uma empresa suíça mundialmente reconhecida pelas suas ações socioambientais. Como prova disso, ela coleciona diversos selos de empresa sustentável.

Para alcançar esse status, ela usa fontes renováveis de energia e conseguiu o feito de reduzir sua emissão de carbono consideravelmente.

Além disso, a empresa também implementou uma política de reaproveitamento dos resíduos gerados nas fábricas, de modo a reduzir a geração de lixo.

4. Philips

A Philips tem um objetivo: minimizar o consumo de energia dos seus produtos e investir em tecnologias que atendam as gerações atuais, sem comprometer as futuras.

Em 2017, no Índice de Sustentabilidade Dow Jones, a companhia foi nomeada líder da indústria. Um dos seus projetos mais efetivos foi o “Vidas Mais Brilhantes, Mundo Melhor”, que promoveu a redução da emissão de gases-estufa.

Desde 2010, a empresa se preocupa em ter uma atuação que impacte menos o meio ambiente. Isso se demonstra pela criação de produtos mais econômicos, com maior tempo de vida útil e pela preocupação em produzir materiais que não são tóxicos e que podem ser reciclados.

5. Coca-Cola

A Coca-Cola é uma muito reconhecida pelo seu marketing verde, sempre tratando de questões importantes como a reciclagem.

A companhia foca no desenvolvimento consciente da empresa e tem como compromisso ambiental reduzir a geração de resíduos. Para isso, ela tem a meta de coletar e reciclar o equivalente às garrafas e latas que vendeu em todo mundo, até 2030.

Além disso, a empresa também tem o compromisso de devolver ao meio ambiente o dobro de água que consumiu em suas atividades.

Metas ousadas, não?!

6. Ekofootprint

Este é um case que está pertinho da gente!

A Ekofootprint é uma gráfica mineira que se preocupa com a geração de papel e com os impactos que isso pode trazer para o meio ambiente.

Pensando nisso, essa gráfica utiliza papéis produzidos a partir do bagaço de cana, e as máquinas imprimem o papel com cera.

Para se ter uma ideia, a economia é tamanha que uma impressora normal utiliza 12 cartuchos de tinta para imprimir 35 mil folhas. Já a impressora a cera utiliza apenas 4 cartuchos e imprime 50 mil folhas.

O resultado dessa ação é menos poluição, economia de energia e a produção de um papel mais sustentável!

Por aqui, fazemos a nossa parte!

Você deve ter percebido que a maioria das empresas sustentáveis possuem um plano de manejo de resíduos e esse é o caso da BH Recicla!

Você sabia que em Belo Horizonte menos de 1% do lixo produzido é destinado à reciclagem?

Para mitigar esse cenário, nós promovemos a destinação correta para os diversos tipos de resíduos gerados, como a sucata metálica e eletrônica, a sucata empresarial e demais materiais, como papelvidro, mídias, etc.

Com o nosso trabalho, podemos ajudar a promover uma cidade mais sustentável!

Conclusão

A atividade empresarial é uma das principais responsáveis pela destruição de ambientes naturais, geração de poluição e extração de recursos. Por isso, é de extrema importância que essas companhias adotem um modelo de atuação ecologicamente correto.

Muitas empresas são resistentes a esse modelo de negócio com receio que diminua a geração de lucro.

Mas para provar que sustentabilidade e o sucesso são aliados, mostramos aqui, como empresas sustentáveis ajudam o meio ambiente, a comunidade e, ainda assim, são rentáveis.

Gostou desse conteúdo? Continue no nosso blog para saber mais sobre empreendedorismo sustentável.

3 comentários em “6 cases de empresas sustentáveis ao redor do mundo”

  1. Clemilda Alves Máximo Cipriano

    Como já foi dito,ser sustentável além de gerar lucro também ajuda nosso planeta,nosso habitat melhor. Gostei das informações de grandes empresas como acima citadas.

    1. Clemilda Alves Máximo Cipriano

      Como vimos a sustentabilidade junto ao meio ambiente torna uma via de troca e sustentação. Saber que desde os seres viventes,empresas podem recriar meios sustentável. E não de destruição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2