Você já conheceu ideias inusitadas a favor do meio ambiente?
Como você já sabe, nós da BH Recicla atuamos em defesa do nosso Planeta. Por isso, somos atraídos por ideias e soluções que aparecem como aliadas do meio ambiente e de todas as formas de vida.
E se você é como nós, vai gostar deste post! Selecionamos 5 ideias que podemos considerar “inusitadas”. Aquelas que parecem improváveis, mas que poderiam dar certo. Confira e veja também a ideia “bônus” da nossa empresa!
#1. Impressora sem papel
O desperdício de papel ainda é uma realidade, principalmente na rotina de empresas que estão constantemente fazendo impressões importantes para o dia de trabalho.
Por isso, a impressora PrePeat criada pela empresa coreana Sanwa Newtec aparece em nossa lista. Ela não utiliza uma peça térmica para fazer impressões em um plástico que é resistente à água, mas que pode ser apagado e reutilizado várias vezes!https://www.youtube.com/embed/8oNG0vjBAgo
#2. Interruptor com “emoções”
Evitar o desperdício de energia é uma escolha importante para o meio ambiente e, também, para o bolso! Por isso, há quem opte por soluções como o famoso sensor de luz, mas essa tecnologia nem sempre é adequado para ambientes internos.
“Tio” é o nome de um interruptor em forma de fantasma criado para ensinar crianças a ter consciência quanto ao gasto de luz. Dentro do interruptor, há um dispositivo que muda suas cores de verde — quando há poucas horas seguidas de uso — a vermelho — quando as luzes já estão acesas por tempo demais.
Verde é para feliz e vermelho para zangado e, por isso, chamamos de interruptor com emoções. E apesar de ter sido criado pensando nos pequenos, pode ser uma boa forma de chamar a atenção também de adultos que frequentemente se esqueçam de apagar as luzes ao sair de um ambiente.
#3. Energia da dança
Dançar gasta energia, mas também pode gerar energia! Vejam essas ideias inusitadas a favor do meio ambiente
É essa a ideia apresentada pelo Bar Surya, de Londres, a primeira “balada ecológica” do mundo.
A ideia foi refazer o piso da pista de dança, de modo que a pressão gerada pelos pés dos frequentadores ative a movimentação de cargas e alimentem baterias. Assim, em um processo cíclico, a dança gera energia e a energia mantém a balada.https://www.youtube.com/embed/2a14eqRPq6U
#4. Eletricidade em troca de refeições
Ao longo dos anos, mais viajantes se familiarizaram e seguem se adaptando à ideia de oferecer trabalho em troca de hospedagem. Algo que acontece, sobretudo em albergues.
O Crown Plaza Hotel, da Dinamarca, adaptou essa ideia para apresentar uma solução interessante. Com o apoio de bicicletas ligadas a geradores, o hotel oferece refeições grátis para os hóspedes que se voluntariam para pedalar e gerar energia.
Cada hóspede se torna responsável por pelo menos 10 watts/hora, o que equivale a, em média, 15 minutos de atividade. Você toparia?
#5. Chuveiro “consciente”
A ideia de economizar água e tomar banhos mais curtos não é nova. Existem até aplicativos criados para ajudar nesse controle. Nem sempre, porém, alternativas assim dão certo, já que é fácil simplesmente não ativar o app em determinado dia ou até excluí-lo.
O Eco Drop pode ser uma solução um pouco mais difícil de ignorar. Tratam-se de tapetes que devem ser colocados dentro do box, com círculos que crescem enquanto o chuveiro está ligado. Eventualmente, a situação se torna incômoda, induzindo a pessoa a se apressar e aprender a tomar banhos mais curtos!
# Bônus nem tão inusitado assim
Por mais legais que essas ideias sejam, podem parecer um pouco distantes das nossas possibilidades. Por isso, aproveitamos a oportunidade para compartilhar uma solução da BH Recicla que não é inusitada como as outras, mas que também traz benefícios.
Falamos de nosso projeto de Ação Social que envolve a doação de eletrônicos em boas condições de uso para ONGs e instituições parceiras. E isso significa que, ao solicitar nossos serviços, caso você nos envie algum equipamento que ainda funcione, podemos destiná-lo a quem precisa!
Gostou do post? Deixe seu comentário e nos conte de alguma outra ideia legal ou ação que você faça em defesa do meio ambiente!