Você sabia que ser uma marca sustentável hoje em dia é um grande diferencial?
É isso o que apontam os dados de uma pesquisa feita pela PwC, segundo o estudo 95% dos consumidores brasileiros preferem empresas sustentáveis, mostrando que essa abordagem é boa para a sociedade, para o planeta e para os negócios!
Nós, como defensores do Planeta, não apenas apoiamos organizações que compartilham dessa ideia, como queremos ajudar outras a abraçar a sustentabilidade em suas rotinas.
Por isso, fizemos este post para apresentar ações que podem ajudar na criação de uma marca sustentável.
Gostou da ideia? Acompanhe o texto e conheça, ao final da leitura, cases de sucesso que podem servir de inspiração!
O que significa marca sustentável?
Quando falamos em desenvolvimento sustentável, nos referimos a ações que nos permitam atender às necessidades da sociedade atual sem fazer com que isso comprometa as futuras gerações de seres vivos do planeta.
Isso significa adotar medidas que sejam ecologicamente corretas e visem o uso consciente e preservação dos recursos naturais, bem como promover um desenvolvimento economicamente sustentável e socialmente justo.
Além de lucrar com o marketing verde, muitas empresas começaram a perceber que para cuidarem dos seus negócios a longo prazo, elas precisam investir em mitigar os impactos ambientais das suas atividades.
Tendo isso em vista, as **empresas estão procurando cada vez mais inovar tendo como base a sustentabilidade **por isso, é cada vez mais comum encontrarmos campanhas que mostram a ação das companhias voltadas para o meio ambiente.
Se você está pensando que se tornar uma marca sustentável é desafiador, você tem razão! Uma marca sustentável não é aquela que apenas comunica sua preocupação com a preservação ambiental, mas aquela que, de fato, adota medidas ecologicamente corretas em toda a sua rotina.
Para tanto, é preciso encontrar caminhos para estabelecer uma cultura e a adoção de processos sustentáveis em todos os níveis, o que requer muito empenho, compromisso e criatividade.
As atitudes que fazem uma marca ser realmente sustentável
Há atitudes simples são a base para que uma marca se torne realmente sustentável. A mudança começa de dentro para fora. Acompanhe as ideias que listaremos abaixo!
Reciclagem
De acordo com a estimativa feita pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), 97% do lixo produzido no Brasil não é reciclado.
Um bom começo é montar um plano de manejo de resíduos, garantindo que na empresa todo o lixo reciclável seja devidamente separado e se por acaso não houver coleta seletiva no bairro, fechar um acordo com alguma empresa especializada em reciclagem.
Além do lixo comum, é importante enviar para a reciclagem equipamentos eletrônicos inutilizados, como computadores, impressoras, etc.
Reutilização, readequação ou redução de recursos
Já ouviu falar em escritórios que substituíram os tradicionais copinhos de plástico para água e café por garrafinhas e canecas personalizadas e não-descartáveis?
A ideia aqui segue este princípio: encontrar formas de reduzir o uso de materiais descartáveis.
Nessa lógica entra também a economia de papel, uma boa forma de fazer isso é digitalizar os documentos e processos, além de economizar recursos libera um espaço precioso na empresa.
A readequação, por sua vez, diz respeito a medidas como adoção de sistema de fechamento automático de portas, para evitar que o ar condicionado seja sobrecarregado, a adoção lâmpadas de LED ou uso de sensores de iluminação em locais com pouco movimento.
Reavaliação e adequação de processos
A maioria dos gestores já se deparou com a necessidade de buscar outros tipos de matéria prima ou outras fontes de suprimentos para a produção, geralmente visando uma redução dos custos. E isso é necessário e válido.
Outro motivo para fazer essa avaliação, porém, é tentar encontrar materiais mais ecológicos (que prejudiquem menos o meio ambiente ou que possam ser reciclados), bem como adequar os processos de modo a torná-los mais “verdes” (reduzindo consumo de energia e água e o de resíduos gerados, por exemplo).
Reavaliação dos fornecedores
Uma empresa que deseja se transformar em uma marca sustentável precisa tentar garantir que os agentes com os quais se relaciona também estejam engajados.
Por isso, se algum fornecedor está na contramão da sustentabilidade, é prudente avaliar uma troca, ainda que isso represente mudança de custos!
Nesse caso, é importante ainda priorizar a sustentabilidade econômica da empresa, mas sem se esquecer que a adoção dessas medidas pode levar a um retorno e reconhecimento positivo maior do que qualquer perda inicial.
Programas de conscientização
Os agentes com os quais a marca se relaciona devem concordar com a ideia de sustentabilidade. E isso não significa que uma empresa deve, simplesmente, abrir mão de fornecedores, parceiros ou colaboradores de longa data, por exemplo.
Uma interessante opção é desenvolver programas de conscientização, encontrando maneiras de incentivar a todos os envolvidos a aderirem às práticas sustentáveis também.
Isso vale, inclusive, para que a empresa tenha sucesso em seus processos internos em todos os níveis, conseguindo assim implementar a mudança feita “de dentro para fora”, como já mencionamos.
Parcerias e ações sociais
Há cada vez mais pessoas, instituições e marcas engajadas com o desenvolvimento sustentável.
Assim, seja para encontrar maneiras de implementar medidas internamente ou para fortalecer a cultura e a imagem de marca sustentável, uma empresa pode buscar parcerias e, ainda, se envolver em ações sociais.
Para se inspirar: sustentabilidade que dá certo!
Recentemente, a gigante Unilever informou que as empresas sustentáveis do grupo foram responsáveis por mais de 60% da companhia, comprovando que a “ação responsável do ponto de vista social e ambiental faz bem para o negócio”.
Outra empresa que se tornou referência no universo das marcas sustentáveis é a Natura. Grande parte de seu sucesso vem da ideia de que é possível aproveitar a riqueza dos recursos brasileiros para que as pessoas se conectem com a própria beleza, com o ambiente à sua volta e com os outros.
Para tanto, além de desenvolver planos de sustentabilidade e abordar sua parceria com agentes que valorizam a mesma causa, a Natura informa aos seus consumidores sobre os impactos positivos e sustentáveis de cada compra feita.
Vale lembrar que já estamos vivendo as consequências dos impactos que a atividade humana vem causando no meio ambiente, por isso, todas as empresas devem assumir o seu compromisso com a sustentabilidade.
Portanto, se tornar uma marca sustentável vai muito além de “entrar na moda” da consciência ambiental, mas é uma alternativa para preservar os recursos necessários para garantir que a sua empresa exista nos próximos anos.
Gostou deste conteúdo? Continue no blog para saber mais cases de empresas sustentáveis.