Fim de ano chegando e já começam as preparações para a compra dos presentes. Essa época é ótima para levar a pauta da sustentabilidade para as confraternizações com a família. Desde levar flores e chocolates até comprar presentes para crianças, familiares, amigos e colegas de trabalho, por que não pensar também no meio ambiente nas suas compras deste ano e ter um fim de ano sustentável?
Existem muitas ideias de presentes que não geram um custo para o planeta. Entre os principais fatores a serem pensados, é sobre o cuidado ao escolher fornecedores contratados. Verifique se eles possuem certificações ambientais e quais são suas práticas em sustentabilidade com os materiais que serão utilizados e sua logística, o tipo de alimentação, o deslocamento das pessoas e o descarte correto dos resíduos produzidos na festa.
A quantidade de lixo gerado em algumas horas de festa, mesmo com poucos convidados, é um impacto ambiental enorme! Com um pouco de criatividade (e a ajuda da Internet), dá pra fazer uma festa linda e divertida, e sem prejudicar o meio-ambiente
Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), são produzidas 160 mil toneladas diárias de resíduos sólidos no Brasil – 30 a 40% destes resíduos podem ser reciclados segundo o instituto – porém, apenas 13% dos itens são encaminhados para a reciclagem.
Algum tempo atrás muitas pessoas acreditavam que a tendência de atitudes sustentáveis era apenas uma onda passageira. Mas dia a dia vamos percebendo a necessidade dessas atitudes para que o nosso planeta continue existindo em condições habitáveis. Felizmente, estamos aprendendo a adaptar nossos hábitos e, aos poucos, construindo um novo estilo de vida, melhor para todos nós e para os que virão também.
Para te ajudar com as confraternizações de fim de ano, vamos dar algumas dicas para você arrasar nas decorações e nos presentes, e ainda ser sustentável!
Reduze as embalagens:
As embalagens de natal são lindas, mas às vezes são desnecessárias. Por isso, é importante reduzir as embalagens, para assim, gerar menos resíduos. Quanto menos, melhor!
Presentes ecológicos:
Uma ideia é se inspirar na natureza para escolher seus presentes. Desde plantas até cosméticos naturais e orgânicos, existem diversas lojas que vendem produtos totalmente ecológicos e artesanais.
Atente-se aos utensílios:
Sem dúvidas, o primeiro passo para fazer festas sustentáveis é pensar nos utensílios. Materiais como pratos, copos e talheres são muito utilizados, principalmente em eventos que envolvem muitos convidados, e, por isso, merecem muita atenção. Caso não queira abrir mão dos descartáveis, prefira os que forem feitos de materiais reciclados. Mas, a melhor maneira de fazer com que sua festa seja realmente sustentável é escolhendo utensílios que poderão ser lavados e reutilizados em outros eventos.
Decoração sustentável:
Se você vai organizar uma festa em casa para passar o natal ou a virada de ano com a família e os amigos, certamente quer pensar em todos os detalhes, desde a ceia até a decoração. É possível fazer uma festa contribuindo para o meio ambiente. Uma ótima dica é utilizar vidros de compotas, azeite ou geleias, garrafas PET ou de vidro e outras embalagens de sua casa para fazer vasos e criar lindos arranjos de flores. Para decorar, faça pinturas ou cole adesivos com estrelas douradas e brancas. Se a sua embalagem for de vidro, você pode utilizar tinta látex para artesanato, tinta acrílica ou tinta-esmalte à base de água. Pense sempre em decorações que não vão afetar o meio ambiente! Você não precisa gastar horrores para decorar a sua casa. Aproveite o tempo em casa e invista no DIY (do it yourself – faça você mesma), pesquise na internet decorações fáceis e se jogue!
Descarte de maneira consciente:
O descarte dos materiais usados na festa devem ser feitos de maneira bastante consciente. Procure separar o lixo que pode ser reciclado do lixo orgânico e envie o primeiro para uma empresa responsável. Uma forma inteligente de facilitar essa separação é, durante a festa, disponibilizar diferentes latas de lixo para os recicláveis e os orgânicos. Separe diferentes sacolas para papel, garrafas de vidro e latas e sinalize-as para os convidados.
Evite o desperdício de alimentos:
A ceia também é um grande momento para muitos! Por isso, só compra a quantidade que for consumida, prefira alimentos cultivados e opte por verduras e legumes da época, evitando o desperdício. Estime de forma mais realista quanto será necessário servir e, se houver sobras, reaproveite os alimentos fazendo deliciosos quitutes para os dias seguintes.
Seja consciente no look:
Todo mundo ir bem arrumado nessas festas, principalmente as mulheres que gostam de comprar roupas para a ocasião e fazer uma bela maquiagem. Na hora de escolher os looks para usar no Natal e Ano Novo, pense nas peças que você já tem e como pode criar looks com elas. Também não tem problema nenhum você repetir uma roupa que já usou em outros anos. Você também pode optar por alternativas mais conscientes, como produtores locais e marcas independentes que visam a sustentabilidade.
Doe o que restar:
É inevitável que sobre muitas coisas da festa. Entre bebidas e comidas, por mais que tentemos calcular o mais próximo possível do que será o consumo real, é muito difícil acertarmos sem o risco de faltar algo. Após o fim da festa, verifique tudo o que sobrou e tente doar para necessitados. Leve a comida para abrigos e ou ofereça para moradores de rua.
Reuse a árvore de natal:
Não é necessário comprar uma nova árvore de Natal se a sua ainda está boa, né? Assim, não jogamos coisa no lixo atoa, e ainda podemos salvar um dinheiro para proporcionar mais experiências para essa época, por exemplo.
Utilize as luzes certas:
A gente ama uma decoração de Natal muito por conta das luzes! Mas, quando formos comprar os piscas piscas, vale sempre optar por luzes de LED que duram mais e usam menos da eletricidade para criar um ambiente tão incrível quanto, evitando o gasto desnecessário de energia.
Conte com a BH Recicla!
Estas dicas são bem valiosas para você ter festas de fim de ano sustentáveis!
Aproveite e coloque todas em prática. Levar a conscientização ambiental para a família é extremamente importante!
Ah: caso restar algum item aí para a reciclagem lembre-se de trazer para BH Recicla!