O IV ENA – Encontro Nacional de Agroecologia, já está chegando a Belo Horizonte. O evento acontecerá no Parque Municipal, no centro de BH, dos dias 31 de maio a 03 de junho de 2018, ano em que a Constituição Federal de 1988 completa 30 anos.
Com o lema Agroecologia e Democracia – Unindo Campo e Cidade, o IV ENA deverá evidenciar a evolução das experiências em agroecologia nesses últimos 30 anos em territórios nacionais, destacando as contribuições das políticas públicas vindas da democratização do estado brasileiro nesse período.https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Farticulacaonacionaldeagroecologia%2Fvideos%2F1664870640265050%2F&show_text=0&width=560
Com oportunidades para a realização de balanços e sínteses coletivas sobre os avanços e desafios do campo agroecológico brasileiro, os encontros nacionais cumprem um papel importante, permitindo a troca de experiências em curso em todo o país, de forma que os aprendizados técnicos e metodológicos possam ser compartilhados, discutindo os efeitos das políticas públicas para a agricultura familiar, povos indígenas e povos e comunidades tradicionais, além de dar visibilidade a política do movimento agroecológico junto aos governos e a sociedade.
O IV ENA – Encontro Nacional de Agroecologia tem como desafio central promover espaços de diálogos entre o campo e a cidade. Para isso contam com momentos de debates e diálogos, com o objetivo de revigorar as ações territoriais e em rede, e momentos de interação, entre os participantes e a sociedade, a partir da troca de saberes e fazeres.
A escolha de Minas Gerais para sediar o encontro teve um conjunto de motivações. Existe em MG um processo rico de articulação de experiências diversificadas e organizações da sociedade civil no campo da agroecologia.
No estado existem iniciativas pioneiras no campo da agricultura urbana e peri-urbana, bem como trabalhos reconhecidos de promoção da segurança alimentar e nutricional nas áreas urbanas. Também é possível identificar muitas iniciativas inovadoras de movimentos e coletivos que propõe a ocupação dos espaços públicos e o envolvimento das juventudes em ações culturais e de defesa de direitos.
Fique por dentro de tudo que vai acontecer no IV ENA e aproveite pra conhecer a história por trás dos encontros já realizados no site do evento ou em sua página no facebook.
Não deixe de seguir a BH Recicla para mais novidades!