BH Recicla

Máscara-de-Carnaval-Consciente

5 dicas para brincar o carnaval de forma sustentável

Carnaval é sinônimo de alegria, fantasias e muita diversão. Milhares de foliões saem as ruas para curtir o carnaval todos os anos, mas não é porque estamos em clima de festa que vamos deixar a sustentabilidade de lado não é mesmo?

Com o aumento de turistas durante os dias de folia, o consumo de comida e principalmente de bebidas aumenta, gerando uma produção de lixo muito maior que a de costume.

Veja algumas dicas que preparamos para que você faça a diferença nesse carnaval, entrando na folia de forma consciente e sustentável e aproveitando ainda mais a festa!

1. Produza menos lixo

Fazendo uma comparação com os anos anteriores, só em cidades como Salvador e Fortaleza, são recolhidas 1.500 toneladas a mais de resíduos durante os seis dias de festa do que em épocas com menos movimento.

Esse número além de aumentar o volume nos aterros sanitários, gera custos extras pagos com dinheiro público para as prefeituras, como a coleta e destinação de todo esse lixo. Dinheiro esse que poderia ser utilizado em melhorias no próprio carnaval, como por exemplo, em mais segurança nos dias de folia.

Prefira beber cervejas e refrigerantes direto da lata e evite o uso de copos descartáveis e canudinhos. Leve uma garrafa reutilizável para beber água. Dessa forma, diminuímos o consumo de plástico e produzimos uma menor quantidade de resíduos.

2. Coopere com a limpeza das ruas

Evite jogar lixo nas ruas, jogue o lixo no lixo. Procure por lixeiras próximas a você, se caso não tiver nenhuma, junte seu lixo em uma sacolinha plástica e guarde até encontrar um local adequado para descartar. Se houver coleta seletiva no local separe os resíduos corretamente.

O lixo acumulado nas ruas entope bueiros e aumenta o risco de enchentes. Nas estradas, os resíduos jogados pela janela do carro nos acostamentos agridem e colocam em risco o meio ambiente e os animais daquela região. Nas praias, o lixo deixado na areia pode acabar no fundo do mar afetando a vida marinha.

3. Seja criativo

Usar a criatividade e reutilizar fantasias dos anos anteriores também é uma ótima maneira de pular carnaval de forma sustentável. Utilizar peças de roupas que já não se usa mais para confeccionar as fantasias, produtos recicláveis, ou até mesmo trocar peças com alguns amigos. Além de economizar um bom dinheiro, você contribui com a redução de gastos de recursos naturais usados na confecção de novas roupas.

4. Economize combustível

Se vai aproveitar o feriado para viajar e curtir com os amigos ou com a família, lembre-se de realizar a manutenção do carro. Além de cuidar da sua segurança durante a viagem, carros com a manutenção em dia consomem menos combustível.

Se vai curtir a festa em sua cidade mesmo, na hora de ir para os bloquinhos de rua, experimente ir de ônibus ou de carona com vários amigos em um mesmo carro. É bem mais sustentável e você não precisa se preocupar com estacionamento e segurança do veículo, e ainda pode tomar sua cervejinha tranquilo sem o perigo de pegar no volante em seguida.

5. Evite o desperdício de água

Durante o carnaval, principalmente nas cidades turísticas devido ao aumento de circulação de pessoas, é normal termos problemas com o abastecimento de água. Por esse motivo, use a água de forma consciente: feche a torneira, tome banhos rápidos e evite lavar calçadas e automóveis com a mangueira.

E você, faz sua parte para curtir a folia de forma que agrida menos o meio ambiente? Tem mais alguma dica importante para o carnaval? Compartilhe com a gente nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2

Falar com a BH Recic
A BH Recicla te ajuda! #sustentabilidade
Olá 👋
Podemos te ajudar?