BH Recicla

5 ideias para seu computador velho

Com a modernização dos equipamentos eletrônicos provavelmente você deve ter um computador velho parado em casa sem saber muito bem o que fazer com ele.

Quando falamos aqui em nosso blog sobre responsabilidade do consumidor, apresentamos o princípio de sustentabilidade dos 3Rs, baseado nas ideias de reduzir, reciclar e reutilizar, e é justamente sobre este último que vamos tratar hoje!

Encontrar meios de reutilizar materiais que iriam parar no lixo tanto contribui para ajudar o meio ambiente quanto pode, também, contribuir para evitar despesas extras e encontrar soluções inteligentes para diferentes necessidades.

Para te incentivar a seguir essa ideia, preparamos este post com 5 formas de reutilizar partes de seu computador velho e desenvolver a criatividade. Vamos lá?

Porque reutilizar peças de seu computador velho ou outros tipos de resíduos

De modo geral, a reutilização de materiais é uma das possibilidades que temos para reduzir o volume de lixo produzido, atitude extremamente importante em contexto em que a humanidade produz mais de 2 bilhões de toneladas por ano, segundo a ONU.

De acordo com a ONU, se seguirmos neste ritmo, será necessário 70% de outro planeta terra para acomodar todos os habitantes, suprir as demandas de recurso e acomodar todo o lixo gerado.

Só no que diz respeito ao lixo eletrônico – que inclui o seu computador velho- o Brasil gera 1,5 milhões de tonelada por ano, sendo o líder de produção de lixo eletrônico da América Latina.

Ainda que existam empresas em todo o Brasil que se responsabilizam por fazer a coleta e reciclagem desses resíduos, como a BH Recicla, o volume de lixo produzido continua sendo nocivo ao Planeta.

Para preservar o meio ambiente é necessário o engajamento de todos e a preocupação com a destinação ecologicamente dos itens que consumimos é uma atitude bastante necessária.

Você sabia que equipamentos eletrônicos como celulares e computadores, possuem em sua composição metais tóxicos que quando descartados incorretamente oferecem risco de câncer e problemas ambientais?

Sendo assim, a nossa responsabilidade sob os itens que adquirimos só acaba depois que garantimos que ele tenha destinação adequada.

Mas além de reciclar, precisamos buscar soluções inteligentes que reduzam a produção de lixo e, consequentemente, os danos ao meio ambiente, por isso a reutilização é uma alternativa interessante.

5 ideias para seu computador velho

Como comentamos, é importante buscarmos soluções responsáveis para reduzir a geração de lixo e impedir que esses resíduos sejam descartados de forma inadequada que podem oferecer riscos à saúde humana ou do meio ambiente.

Para isso, selecionamos algumas ideias que vão te mostrar o quão útil, criativa e divertida pode ser essa prática.

1. Decoração

Você sabia que as peças do seu teclado do seu computador velho podem ser utilizadas para decorar e dar um charme especial a diferentes objetos? Um exemplo disso é a customização de porta-retratos e porta-lápis.

Essa ideia pode, inclusive, servir para que você dê um presente exclusivo para alguém ou, ainda, para que você dê seu toque pessoal ao escritório!

2. Criação de outras soluções tecnológicas

Se você é uma dessas pessoas que tem curiosidade em saber como as coisas funcionam e gosta de colocar seus conhecimentos em prática para desenvolver suas próprias soluções, vai gostar dessa ideia.

Ainda que o computador esteja velho e já não atenda às suas necessidades habituais, pode ter várias peças ainda em bom estado e bastante úteis para a criação de soluções tecnológicas, experimentos e até brincadeiras.

3. Confecção de acessórios

Caso você considere que as criações que aparecem no item anterior exijam habilidades demais, não se preocupe.

Também existe a opção de utilizar as peças de seu computador velho para confeccionar seus próprios acessórios, sobretudo se for fã da moda geek. É possível fazer brincos, anéis, pulseiras, colares, o que a sua imaginação quiser.

4. Reaproveitamento do monitor

Gosta de ideias de decoração criativas e que atraem a atenção de todos? Então você vai adorar esta indicação!

Que tal abrir o monitor do seu computador velho, retirar componentes e tela e utilizá-lo para guardar livros ou, até mesmo, como uma casinha nova para o seu pet?

Outra opção é manter a tela e vedar adequadamente as emendas para transformar o monitor em um aquário!

5. Reutilização com foco na diversão

Para reutilizar seu PC, você não tem como única alternativa desmontá-lo e criar novos usos para a suas peças e componentes.

Se ainda houver condições, você pode optar por instalar uma versão mais antiga do sistema operacional, como os icônicos Windows 98 ou Windows XP, e transformar sua máquina em uma plataforma de games vintage, tenho certeza que seus amigos vão adorar a ideia!

Ainda acha que o melhor é jogar seu computador velho fora? Nós da BH Recicla podemos te ajudar!

Se a essa altura, você chegou à conclusão de que reutilizar peças do seu computador não é a saída mais adequada, não tem problema.

Nós continuaremos incentivando a prática e continuaremos, também, oferecendo nossos serviços de reciclagem de sucata eletrônica.

Assim sendo, a melhor opção para se desfazer de equipamentos eletrônicos é entrar em contato com a BH Recicla, assim você tem certeza que todo o e-lixo descartado terá um fim ecologicamente correto.

E sabia que é muito prático descartar com a gente?

É só preencher o formulário de solicitação de coleta no nosso site, informando os seus dados e quais itens você deseja descartar, depois disso, nós entramos em contato marcando um horário que seja viável para você.

No dia e agendado vamos na sua residência e recolhemos os itens que você mencionou. Simples assim!

E melhor ainda: todo esse serviço é disponibilizado para você gratuitamente!

Gostou destas ideias criativas para o seu computador velho? Se você quer saber mais sobre o descarte correto de lixo eletrônico em BH continue no nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2

Falar com a BH Recic
A BH Recicla te ajuda! #sustentabilidade
Olá 👋
Podemos te ajudar?