BH Recicla

Logística Reversa e Lixo Eletrônico: entenda a relação

Logística reversa é um processo regulamentado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). No ano de 2020, a PNRS decretou que as empresas nacionais têm até 2025 para implementar planos de manejo de lixo eletrônico.

Esta decisão é muito importante, pois visa mitigar os impactos ambientais causados pela alta produção e descarte inadequado destes materiais.

Quer entender mais sobre logística reversa? Continue a leitura, vamos explicar mais sobre este processo, qual a sua importância no manejo do lixo eletrônico e porque as empresas devem investir neste modelo.

O que é logística reversa

A logística reversa é um ramo da logística que se responsabiliza em dar uma destinação ecologicamente correta a produtos que foram descartados.

Ou seja, tudo aquilo que iria para lixões e aterros sanitários, implicando em um impacto ambiental negativo, é direcionado para centros especializados de reciclagem.

Nestes locais, é feita uma triagem do material que poderá ser direcionado para reciclagem ou para centrais de obtenção energética, nas quais o objetivo é retornar os materiais para o ciclo produtivo como matéria-prima.

O nome deste processo é logística reversa justamente por indicar um movimento “oposto” ao do ciclo de consumo.

Em outras palavras, é por meio dela que se torna possível fazer o reaproveitamento e reciclagem de materiais que compõem o lixo eletrônico, transformando-os, novamente, em matéria-prima para a indústria e, posteriormente, em novos produtos disponíveis para consumo.

Importância da logística reversa no manejo de lixo eletrônico

Já parou para pensar no que é feito com a imensa quantidade de lixo eletrônico que produzimos?

Materiais e equipamentos caem em desuso ou deixam de funcionar numa rapidez cada vez maior e isso ocorre em função do avanço constante da tecnologia e da obsolescência programada.

Como consequência disso, a cada ano, o volume de materiais descartados aumenta e é preciso usar soluções inteligentes para sanar este problema.

O estudo “Global E-Waste Monitor”, conduzido pela Organização das Nações Unidas (ONU) constatou que o Brasil produz 1,5 mil toneladas de lixo eletrônico por ano.

E pior, de todo este e-lixo, apenas 3% recebeu descarte adequado, o que é muito preocupante, pois estes materiais possuem metais tóxicos que contaminam o solo e o lençol freático, colocando em risco a saúde de seres humanos e animais.

Além disso, são materiais que, muitas vezes, custam caro — sobretudo para quem consome em larga escala, como empresas — portanto, parece inadequado simplesmente jogar tudo fora, não é?

Foi o que constatou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que estimou que os brasileiros jogaram no lixo 8 bilhões de reais ao não reaproveitar os resíduos sólidos que antes eram apenas descartados.

O que fazer, então? A logística reversa é a solução!

Porque as empresas devem investir em logística reversa

A responsabilidade ambiental deveria, por si só, ser motivo suficiente para que as empresas adotassem esta solução.

Porém, tendo em vista a baixa aderência dos grandes negócios e a urgência na solução destes problemas que mencionamos, foi assinado um decreto que obriga as empresas a recolherem o lixo eletrônico.

Isso significa que as companhias não são mais apenas responsáveis legalmente para o que vai para a casa do consumidor. Agora, é preciso que esses negócios lidem corretamente com resíduos.

E isso não se aplica apenas aos produtores, mas também aos importadores e distribuidores, de acordo com a premissa da responsabilidade compartilhada, que está especificada no terceiro artigo, inciso XVII, da Lei da PNRS, 12.305/ 2010.

A ideia da responsabilidade compartilhada, determina que todas as instituições que fazem parte da cadeia de produção e comercialização de um produto sejam responsáveis pelas ações que visam diminuir o seu impacto ambiental.

As empresas devem estar por dentro desta legislação, já que a Lei de Resíduos prevê multa para quem não cumprir as determinações.

Além disso, segundo estudo conduzido pela Agência FIEP, 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis, de modo que a sua empresa pode se beneficiar bastante do marketing verde.

Grandes empresas que adotaram este modelo

Para te inspirar, vamos citar cases de grandes marcas que usam esse modelo e qual o seu impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente!

1. Philips

A Philips implementou um projeto global de coleta dos seus materiais eletrônicos inutilizados. No Brasil, ele se chama Ciclo Sustentável Philips.

A marca possui pontos de coleta em mais de 30 países onde os clientes podem descartar os equipamentos da marca. Posteriormente, todos os itens são desmontados e suas peças são reutilizadas ou recicladas.

Apenas no Brasil, em 2011, a empresa coletou 300 toneladas de lixo eletrônico.

2. Itautec

Em 2010, de acordo com o relatório do Instituto Defesa do Consumidor (Idec), das 13 empresas fabricantes de notebook, a Itautec foi a única cujo processo de logística reversa foi considerado bom.

Neste ano, a empresa reciclou 140 mil computadores e 5,6 mil terminais de caixa eletrônico, somando 3,8 mil toneladas de lixo eletrônico.

3. HP e logística reversa

Como parte do plano de logística reversa, a HP disponibiliza 50 pontos de coleta de cartuchos no Brasil e todos são enviados para centros especializados de reciclagem.

Os componentes plásticos são triturados até virar pó e enviadas para serem usadas na fabricação de novos cartuchos, que possuem 70% de plástico reciclado na sua constituição.

Como a BH Recicla pode auxiliar a sua empresa neste processo

Quer implementar a logística reversa na sua empresa, mas ainda não sabe como? Nós da BH Recicla podemos te ajudar!

Trabalhamos com a coleta e reciclagem de lixo eletrônico, sucata metálica, máquinas e equipamentos industriais. Solicitando o serviço, a BH Recicla recolhe e dá a destinação correta para os materiais descartados pela sua empresa.

Todo esse processo de logística reversa é feito em conformidade com as determinações do Licenciamento Ambiental e do ISO 14001.

Além disso, o seu negócio recebe uma declaração que atesta que seu lixo eletrônico teve a destinação correta, garantindo o cumprimento da lei!

Gostou deste artigo? Continue no nosso blog para saber mais sobre os serviços da BH Recicla!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2