Você conhece os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU?


Imagem destaque deste post

Falar em desenvolvimento sustentável é falar em encontrar maneiras de garantir o sustento das gerações atuais, sem que isso comprometa o meio ambiente e as necessidades das gerações futuras.

Sem dúvidas, encontrar caminhos para colocar essa ideia em prática não é tarefa fácil. E ainda que cada um de nós busque adotar hábitos mais “verdes” em defesa do Planeta e dos seres vivos, precisamos mesmo da ajuda que tenha mais poder em mãos para promover mudanças.

É por isso que a ONU — a Organização das Nações Unidas —, uma organização intergovernamental, se reúne com os países membros para traçar planos que contem com a cooperação global. E foi assim que surgiram os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

Quer entender melhor o que eles representam e como podem gerar impacto positivo para todos? Então continue a leitura deste post!

O que são os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável

null

Os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e suas respectivas metas — ao todo, somam-se 169 — foram desenvolvidos com o propósito de fazer com que os 193 países membros da ONU alcancem o desenvolvimento sustentável até 2030.

Abaixo, você vai conhecer cada um dos objetivos dessa proposta que foi apresentada em 2015, na sede da ONU em Nova York, e assinada por todos os líderes presentes. São eles:

#1 - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

#2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;

#3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

#4 - Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;

#5 - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;

#6 - Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;

#7 - Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;

#8 - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;

#9 - Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;

#10 - Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;

#11 - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

#12 - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;

#13 - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;

#14 - Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;

#15 - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;

#16 - Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;

#17 - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Porque é importante que a sociedade e as empresas conheçam os ODS

Como visto, são muitos os objetivos e metas. Todos devidamente pensados para que sejamos capazes de ter sucesso nesse desafio que é conseguir promover um desenvolvimento sustentável em todos os âmbitos.

Há muito, o comprometimento dos governos, empresas e outros detentores do poder, assim como o comprometimento da própria sociedade é apontado como fator determinante para a conquista desses e de qualquer outro objetivo que envolva o bem-estar de todos os seres vivos do Planeta.

E a questão é que, ainda que vivêssemos um cenário ideal de esforço constante e conjunto, concluir os 17 objetivos não seria tarefa fácil. Atualmente e cada vez mais, nos preocupamos com esse desenvolvimento sustentável, mas ainda temos dificuldade de, de fato, agir de forma conjunta e construtiva com esse propósito.

Portanto, quanto mais empresas — sejam elas grandes ou pequenas — e pessoas conhecerem os ODS, melhores serão as nossas chances de conquistar bons resultados.

Como pessoas e empresas podem fazer a sua parte pelo cumprimento dos ODS

Ao conferir a lista dos 17 objetivos, é possível notar que alguns parecem mais diretamente relacionados à nossa ação (e não à dos governos e demais identidades) do que outros. Mas a questão é que toda mudança de mentalidade e hábitos em favor do desenvolvimento sustentável contribui.

Individualmente, cada um de nós pode buscar uma mudança de hábitos que, ainda que simples, podem ter um impacto grande, sobretudo a médio e longo prazo. Uma dica? A reciclagem do lixo eletrônico é uma boa medida!

As empresas também podem fazer a sua parte para criar uma rotina e uma marca mais sustentável. E, para tanto, devem começar a mudar hábitos de gestão e envolver seus colaboradores de todos os níveis no processo.

Assim, formando uma comunidade cada vez mais ativa e unida com o mesmo propósito, contribuímos para criar condições e incentivar ações para o cumprimento das metas que levam os objetivos da agenda 2030.

Você está com a gente nessa? Então lembre-se de compartilhar este post com os amigos para que mais e mais pessoas conheçam e apoiem os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU!


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)