Falar em desenvolvimento sustentável é falar em encontrar maneiras de garantir o sustento das gerações atuais, sem que isso comprometa o meio ambiente e as necessidades das gerações futuras.
Sem dúvidas, encontrar caminhos para colocar essa ideia em prática não é tarefa fácil. E ainda que cada um de nós busque adotar hábitos mais “verdes” em defesa do Planeta e dos seres vivos, precisamos mesmo da ajuda que tenha mais poder em mãos para promover mudanças.
É por isso que a ONU — a Organização das Nações Unidas —, uma organização intergovernamental, se reúne com os países membros para traçar planos que contem com a cooperação global. E foi assim que surgiram os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.
Quer entender melhor o que eles representam e como podem gerar impacto positivo para todos? Então continue a leitura deste post!
O que são os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável
Os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e suas respectivas metas — ao todo, somam-se 169 — foram desenvolvidos com o propósito de fazer com que os 193 países membros da ONU alcancem o desenvolvimento sustentável até 2030.
Abaixo, você vai conhecer cada um dos objetivos dessa proposta que foi apresentada em 2015, na sede da ONU em Nova York, e assinada por todos os líderes presentes. São eles:
#1 – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
#2 – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;
#3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
#4 – Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
#5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
#6 – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;
#7 – Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;
#8 – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;
#9 – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;
#10 – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;
#11 – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
#12 – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;
#13 – Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;
#14 – Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
#15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;
#16 – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;
#17 – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Porque é importante que a sociedade e as empresas conheçam os ODS
Como visto, são muitos os objetivos e metas. Todos devidamente pensados para que sejamos capazes de ter sucesso nesse desafio que é conseguir promover um desenvolvimento sustentável em todos os âmbitos.
Há muito, o comprometimento dos governos, empresas e outros detentores do poder, assim como o comprometimento da própria sociedade é apontado como fator determinante para a conquista desses e de qualquer outro objetivo que envolva o bem-estar de todos os seres vivos do Planeta.
E a questão é que, ainda que vivêssemos um cenário ideal de esforço constante e conjunto, concluir os 17 objetivos não seria tarefa fácil. Atualmente e cada vez mais, nos preocupamos com esse desenvolvimento sustentável, mas ainda temos dificuldade de, de fato, agir de forma conjunta e construtiva com esse propósito.
Portanto, quanto mais empresas — sejam elas grandes ou pequenas — e pessoas conhecerem os ODS, melhores serão as nossas chances de conquistar bons resultados.
Como pessoas e empresas podem fazer a sua parte pelo cumprimento dos ODS
Ao conferir a lista dos 17 objetivos, é possível notar que alguns parecem mais diretamente relacionados à nossa ação (e não à dos governos e demais identidades) do que outros. Mas a questão é que toda mudança de mentalidade e hábitos em favor do desenvolvimento sustentável contribui.
Individualmente, cada um de nós pode buscar uma mudança de hábitos que, ainda que simples, podem ter um impacto grande, sobretudo a médio e longo prazo. Uma dica? A reciclagem do lixo eletrônico é uma boa medida!
As empresas também podem fazer a sua parte para criar uma rotina e uma marca mais sustentável. E, para tanto, devem começar a mudar hábitos de gestão e envolver seus colaboradores de todos os níveis no processo.
Assim, formando uma comunidade cada vez mais ativa e unida com o mesmo propósito, contribuímos para criar condições e incentivar ações para o cumprimento das metas que levam os objetivos da agenda 2030.
Você está com a gente nessa? Então lembre-se de compartilhar este post com os amigos para que mais e mais pessoas conheçam e apoiem os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU!