Desmobilização empresarial. O termo pode não ser muito utilizado no dia a dia, mas a prática faz parte da realidade de várias empresas que precisem desmontar seus móveis e escritórios e fazer o descarte de materiais que não serão reaproveitados.
Para as empresas, a desmobilização pode representar a eliminação de transtornos e até a redução de gastos. Além disso, dá a elas a oportunidade de contribuir com o meio ambiente. Quer saber mais?
Preparamos este post especial para que você fique por dentro do tema e saiba como o apoio de profissionais pode fazer a diferença no processo. Acompanhe!
O que é desmobilização empresarial
Como a palavra sugere, desmobilizar é retirar os móveis e quaisquer outros equipamentos que façam parte da estrutura de uma empresa.
Isso pode acontecer por diversos motivos como, por exemplo, a mudança de escritório ou a readequação do local por meio da troca de estruturas e maquinário. A desmobilização pode, também, ocorrer caso a empresa vá à falência.
Porque essa prática é importante
Seja qual for o motivo da desmobilização, durante o processo, a empresa se depara com estruturas e itens que não mais serão utilizados. Falamos, por exemplo, dos móveis, das baias e divisórias utilizadas para a recepção e o escritório e, também, dos equipamentos eletrônicos do local.
Em caso de mudança de ambiente ou fechamento do escritório, a empresa não pode simplesmente deixar esses materiais para trás porque é responsável por dar um destino a eles.
Em caso de renovações ou readequações, por exemplo, a empresa também não pode simplesmente jogar fora os materiais sem uso. Parte porque isso representaria prejuízo e parte porque há itens como o lixo eletrônico que não podem ser descartados junto ao lixo comum.
Diante dessa situação, pode acontecer que esses móveis e equipamentos passem a ocupar espaço e acumular poeira no local de trabalho, gerando transtornos.
Há quem opte pelo aluguel de uma sala ou anexo ou, até mesmo, de espaços próprios para serem usados como depósito. Mas isso aumenta os gastos, portanto, nem sempre é a melhor saída.
E é aí que a desmobilização empresarial aparece como a solução ideal para o problema!
Ajuda o meio ambiente com a Desmobilização Empresarial
Além de resolver problemas como falta de espaço para guardar os materiais sem uso e a eliminação de transtornos e gastos desnecessários, a desmobilização empresarial contribui para o meio ambiente.
Muitos desses materiais utilizados nos escritórios não podem ser descartados como lixo comum porque contêm substâncias tóxicas que podem contaminar solos e lençóis freáticos. E, como consequência, podem causar danos à fauna, à flora e, também, à saúde dos seres humanos.
Por meio do processo de desmobilização, todo o material descartado é devidamente destinado para a reciclagem, ajudando o planeta!
E como a BH Recicla pode ajudar no processo
Especializada na reciclagem de lixo eletrônico, a BH Recicla trabalha com sucata eletrônica, sucata de cabos e fios elétricos, sucata metálica, máquinas e equipamentos industriais, dentre outros.
Mas, mais do que fazer a reciclagem dos itens descartados, a BH Recicla participa do processo de desmobilização da sua empresa fazendo a desmontagem dos móveis e se responsabilizando pela retirada dos equipamentos e materiais.
E, ao final do processo, você e sua empresa recebem uma declaração que atesta que todo o material descartado teve o destino correto, conforme manda a legislação.
Ficou com alguma dúvida sobre desmobilização empresarial? Deixe seu comentário!