Se você decide contar com os serviços da BH Recicla, no mínimo quer ser livrar do lixo eletrônico que está acumulando poeira ou ocupando espaço em sua casa. E se, mais do que isso, você está pensando em ajudar o Planeta, deve querer saber o que nós fazemos com os materiais que recolhemos, não é mesmo?
Esse é um questionamento bastante válido. Afinal, se você se preocupa com o meio ambiente, quer ter certeza de que nosso trabalho realmente compartilha dessa preocupação e de que seus eletrônicos terão a destinação correta.
Foi pensando nisso que fizemos este post para te contar o que acontece depois que recolhemos o e-lixo nas residências e, também, em empresas. Acompanhe!
#1 – Separação do e-lixo
Após a chegada à BH Recicla, o lixo eletrônico passa por uma separação baseada em tipos. Por exemplo, eletrodomésticos como máquinas de lavar são separados de aparelhos de áudio e vídeo, como rádios e TVs, que são separados de equipamentos de informática, como monitores, CPUs, impressoras, teclados e outros.
#2 – Desmontagem e descaracterização
Em seguida, os equipamentos passam por um processo que chamamos de “descaracterização”, que nada mais é do que a sua desmontagem, para que seja possível identificar quais são materiais os que compõem esses equipamentos, para então, separá-los corretamente.
Assim, quando um aparelho eletrônico como uma TV ou um computador são desmontados, encontramos materiais como o vidro das telas, a carcaça, as baterias e seus circuitos internos.
#3 – Separação e classificação dos componentes
Uma vez conhecidos, esses materiais que compõem cada eletrônico precisam ser separados e classificados com base em suas matérias-primas. Isso é importante para o sucesso da etapa seguinte de destinação, como você vai ver logo mais, e para que recebam o tratamento adequado.
E é importante, também, para evitarmos falhas que comprometam nosso objetivo de ajudar o Planeta e anular os riscos que alguns desses materiais representam para o meio ambiente e para a saúde humana.
Vale lembrar que equipamentos eletrônicos possuem substâncias químicas e que, portanto, precisam ser classificados para evitar riscos e serem devidamente destinados.
Saiba como é feita a classificação dos resíduos para o descarte.
#4 – Destinação dos resíduos
É nessa etapa que os seus eletrônicos que, a princípio, virariam lixo, ficam prontos para serem enviados a usinas que fazem a reciclagem de matérias primas.
A BH Recicla se encarrega de dar a cada tipo de material, a cada resíduo, a destinação correta junto a empresas especializadas na tarefa de transformá-los e devolvê-los à cadeia produtiva. Materiais como papéis e plásticos vão para a reciclagem, enquanto metais vão para a fundição, por exemplo.
Vale saber que a maior parte do e-lixo que você envia, ao todo mais de 98% do montante que chega a nós, é reprocessada e ganha vida nova!
#5 – Reutilização de equipamentos e materiais
Nem todo eletrônico que a BH Recicla recolhe está fora de condições de uso. Por vezes, pessoas e empresas se desfazem de equipamentos um pouco mais antigos por terem adquirido outros mais novos.
Casos assim abrem espaço para que nossa empresa encaminhe esses materiais a diferentes instituições de caridade. Nosso programa de ação social tem o objetivo de ajudar pontualmente essas instituições parceiras, doando a elas equipamentos ou materiais que correspondam às suas necessidades.
Gostou de saber como, juntos, nós damos o destino correto ao lixo eletrônico? Compartilhe este post nas redes sociais e motive mais pessoas a participarem desse movimento!