BH Recicla

Como é feita a classificação de resíduos para descarte?

Você sabia que a classificação de resíduos é uma das etapas mais importantes do Plano de Gerenciamento de Resíduos?

Isso porque alguns materiais são nocivos ao meio ambiente e à saúde humana e, por essa razão, não podem ser descartados junto ao lixo comum.

É o caso dos resíduos industriais, também conhecidos como resíduos perigosos, produzidos diariamente por empresas e indústrias de variados nichos.

Para que sejam descartados, esses resíduos precisam ser classificados e separados de acordo com o risco que representam. Só assim é possível garantir que tenham a destinação adequada.

É a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), criada em 2010, que determina que empresas precisam fazer a separação do lixo tóxico produzido e enviá-lo aos centros de tratamento especializados.

Para muitos, a dúvida reside em saber como é feita a classificação de resíduos, se esse é o seu caso continue no texto que explicaremos tudo. Acompanhe!

O que são resíduos industriais

Em suma, resíduos industriais são as “sobras” das atividades das fábricas e usinas que não podem ser descartados normalmente, não podem ser enviados a aterros sanitários e nem encaminhados para centros de reciclagem comuns.

Isso porque, estes dejetos são originados a partir de processos industriais e podem ter composição mista. Além disso, muitas vezes podem oferecer perigos para o meio ambiente devido ao seu alto grau de toxicidade.

A importância da classificação de resíduos

Toda empresa que gera resíduos deve ter um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e a classificação de resíduos é uma das etapas mais importantes da elaboração deste documento.

Isso porque é por meio da classificação que se determina o quão nocivo é o resíduo industrial.

É a partir deste processo que se estipula quais ações de segregação, transporte, armazenamento e destinação final devem ser cumpridas. Tendo em vista o objetivo de dar a esses materiais a destinação que seja menos agressiva ao planeta.

A classificação dos resíduos deve ser feita com muito cuidado e transparência, pois os responsáveis pela elaboração destes documentos poderão ser presos em caso de inconformidades.

Como é o processo de classificação

No processo de classificação, são considerados aspectos químicos, biológicos e físicos — como o estado físico dos resíduos, que pode ser líquido, sólido ou semissólido. Características como a cor, odor, grau de heterogeneidade também são analisadas.

Além disso, verifica-se a quantidade e a qualidade da amostra, seu processo de origem, atividade industrial associada e seu componente principal.

A partir disso, é possível diferenciar os resíduos de acordo com os riscos que pode oferecer à saúde humana e ao meio ambiente, o processo de classificação é feito de acordo com o que foi disposto nas normas técnicas da ABNT NBR 10.004/04.

É importante mencionar que o manejo de resíduos sólidos só deve ser feito por profissionais técnicos especializados, uma vez que apresentam riscos também para os seres humanos.

Classificação dos resíduos

Agora que você já sabe a importância da classificação de resíduos e quais são as premissas utilizadas neste processo, vamos conhecer quais são as categorias dos resíduos industriais!

Resíduos Classe I – Perigosos

São os resíduos contaminados, que não podem ser reaproveitados e que representam riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

Por isso, precisam ser encaminhados a centros especializados para que sejam devidamente tratados e neutralizados, para finalmente poderem receber a sua destinação final.

Apresentam uma ou mais das seguintes características: reatividade, inflamabilidade, corrosividade, toxicidade ou patogenicidade (capacidade de transmitir doenças/infecções).

Alguns exemplos são: óleo mineral e lubrificante, graxas, produtos químicos, resíduos de tratamento térmico de metais, pastilhas de freio, filtros de óleo, etc.

Resíduos Classe II

Nesta classe encontram-se os resíduos considerados não-perigosos. Apesar da denominação, não devem ter seu potencial de causar impactos negativos ignorado.

Se descartados de maneira incorreta, podem causar alterações no meio ambiente, atingindo fauna e flora.

São materiais que apresentam características como biodegradabilidade, combustibilidade e solubilidade em água, sendo subdivididos em dois grupos:

Resíduos Classe II A (não inertes):

Popularmente conhecidos como resíduos orgânicos, sofrem transformações com o tempo, podem ser tratados e devolvidos ao ambiente sem causar danos.

De maneira geral, são os resíduos que não se encaixam na classe I e nem na classe II B e, por essa razão, são classificados por exclusão.

Resíduos Classe II B (inertes):

São aqueles resíduos que não sofrem nenhuma alteração em sua composição ao longo do tempo, além disso, não oferecem risco de contaminação aos recursos hídricos. Alguns exemplos são: alumínio, cobre e sucata de ferro.

Em conformidade com a legislação

A classificação de resíduos impacta diretamente em questões de saúde pública e de conservação ambiental, por este motivo, seu descumprimento pode ser punido por lei.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) determinada pela lei 12.30510, institui normas para o manejo adequado de resíduos e prevê penas para quem descumprir as normas.

Dependendo de fatores como a gravidade do fato, a reincidência do infrator e sua situação econômica, a empresa pode ser punida com perda da licença de operação, multas e o responsável pode, inclusive, ser preso.

Serviços da BH Recicla

A BH Recicla tem a sustentabilidade no nosso DNA, por isso trabalhamos sempre para dar a destinação correta para os mais diversos tipos de resíduos gerados nos empreendimentos.

Nós coletamos, transportamos e damos um destino ecologicamente correto para resíduos comuns (vidro, metal, plástico, papel, etc.), lixo eletrônico e sucata metálica, incluindo sucata industrial.

Mais do que dar a destinação adequada, nós garantimos a total descaracterização do material.

Além disso, nós também auxiliamos empresas que precisam de orientação na hora de desenvolver um plano de manejo de resíduos sólidos.

Nós já temos vários clientes que se preocupam com a destinação correta dos seus resíduos, como Google, Leroy Merlin, Record, Itambé, Walmart, Cruzeiro e a lista não para de crescer.

Conclusão

classificação de resíduos é uma ação essencial no manejo ecologicamente correto de dejetos industriais.

A indústria geradora tem a responsabilidade de realizar a classificação transparente e dar a destinação correta para os seus rejeitos, sendo que todos os detalhes deste processo devem estar contidos no Plano de Gerenciamento de Resíduos.

Vale lembrar que o não cumprimento desta legislação é passível de punição legal, por isso, você, pessoa jurídica, tenha certeza de que está em conformidade com a legislação.

Gostou do conteúdo? Para conhecer melhor os serviços da BH Recicla continue no nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2

Falar com a BH Recic
A BH Recicla te ajuda! #sustentabilidade
Olá 👋
Podemos te ajudar?