O olhar para o outro edifica o ser, e hoje mais do que em outros tempos temos a oportunidade de resgatar os valores humanos, e passar para nossas crianças.
As crianças de hoje estão presas, emparedadas em suas casas, apartamentos ou condomínios, com um apelo cada vez mais exagerado as telas dos eletrônicos. A necessidade de movimento, da exploração, de mexer na terra, criar, imaginar, escalar, descer e subir, fica seriamente prejudicada.
Uma de nossas maiores necessidades é o pertencimento. Se sentir acolhido, capaz, importante. Quem eu sou, o que esperam de mim, o que o mundo pode me dar, como estou inserido nele, se devo temê-lo, o que preciso fazer para me sentir bem, como posso ser amado?
É na infância que as crenças sobre nós mesmos são formadas e os significados que damos para as respostas a essas perguntas é o que nos leva a agir como agimos na vida adulta.
Conheça o Centro de Acolhida Betânia
‘‘Oferecer acolhida e fortalecer valores como respeito e solidariedade, ampliando o universo informacional, artístico e cultural das crianças e suas famílias’’. Foi com essa proposta que em Fevereiro de 1987 deu-se início a um trabalho com crianças e adolescentes carentes que viria a amadurecer e estruturar-se no Centro de Acolhida Betânia.https://www.youtube.com/embed/Tb5V4ntgyz4
Partindo de uma resposta a uma demanda que foi se explicitando no dia a dia da Paróquia de São Sebastião da Betânia, o trabalho teve início com algumas atividades de apoio escolar, brincadeiras e refeições para as crianças dos aglomerados e favelas vizinhas.
Com muita alegria, em 08 de Dezembro de 1990 foi inaugurado um espaço com estrutura para atender a 300 crianças e adolescentes, oferecendo acolhida, promoção humana, alternativas de convivência e socialização para essas famílias.
Conscientização Ambiental como Prática Educativa
A Educação Ambiental é um processo que visa formar uma população consciente a respeito do meio ambiente, contemplando conhecimentos, competências e motivações que lhe permitam trabalhar individualmente e coletivamente para resolver problemas atuais e futuros do nosso planeta.
O Dia de Atividades da BH Recicla proporciona um processo de alfabetização ecológica, utilizando metodologias criativas para obter a atenção e participação das crianças e promover a conscientização ambiental. Em nosso museu itinerante, os participantes tem a oportunidade de conhecer de perto eletrônicos antigos e a história por trás da evolução desses objetos.
Depois do tour pelo museu e de um bate-papo rápido sobre reciclagem, os jovens do projeto ganharam mudas de suculentas e outras sementes, cedidos pelo nosso parceiro Flora Tulipa e deram aquele trato no visual com os cortes de cabelo gratuitos oferecidos pelo Renato Leoncio e outros excelentes profissionais do Salão Mano’s.
O Teatro Ensinando a Viver
A presença efetiva da arte de representar na educação brasileira é um fenômeno recente. O teatro é um exercício de cidadania e um meio lúdico de ampliar o repertório cultural de qualquer pessoa, ajudando crianças e adolescentes a perder continuamente a timidez e a desenvolver e priorizar a noção do trabalho em grupo.
E para finalizar com chave de ouro nosso dia de atividades, contamos com uma parceria pra lá de especial com a Companhia Passos de Teatro, que realiza trabalhos com teatro empresarial, eventos e intervenções artísticas e é composta pelos atores Elias Lima e Bárbara Lima. O espetáculo apresentado se chama ‘‘O Gari Amigo’’ e conta a história de um gari muito humilde e bem humorado que ensina as crianças sobre a importância da coleta seletiva e do reaproveitamento do lixo.
Tambem podemos ter agitação e brincadeiras ao resgatar os valores humanos, realizadas pela Palhaça Petúnia, personagem criada pela atriz Maria Elis, e que levou muita alegria e diversão para os jovens da instituição. Rolou de tudo, desde zumba, passando por jogos como ‘‘é, não e porque’’ e ‘‘morto vivo’’, até uma disputa de rimas musicais.
Toda essa troca de energias nos proporcionou uma extraordinária oportunidade de ensinar e aprender cuidados com os valores humanos através da vivência de outras pessoas, compartilhando experiências das mais diversas maneiras e multiplicando o conhecimento!