BH Recicla

Pegada ecológica: entenda o que é e saiba como reduzi-la

Você já ouviu falar sobre pegada ecológica?

Bom, imagine que você está andando em uma praia e olha para trás. É possível ver as impressões que a sua passagem por lá deixou na areia.

A pegada ecológica é muito parecida, porém as suas “pegadas” são, na verdade, marcas do que você fez ao longo da sua vida, ou seja, como as suas ações impactam o meio ambiente.

Esse termo é importante para nos fazer refletir e nos ajudar a buscar formas mais sustentáveis de levar a vida, o que, na prática, diz respeito a reduzir a nossa pegada ambiental. Para saber mais sobre isso, continue no texto!

Pegada ecológica e o seu significado

Como começamos a comentar, esse termo se refere basicamente à forma que as mais diversas atividades humanas deixam marcas no mundo. Isso é traduzido pela extensão territorial que uma pessoa, cidade ou país necessita para se sustentar.

Por exemplo, a extensão de terra e água produtivas necessárias para manter cada um de nós ou ainda, o tamanho da área destinada à produção de tudo aquilo o que consumimos – alimentos, eletrônicos, roupas, material para construção de nossas casas, etc.

Percebe como cada pequena ação impacta?

Nesse sentido, entram também as áreas utilizadas para a destinação de resíduos e detritos gerados pelas nossas atividades.

Pensando em tudo o que produzimos e consumimos, será que ainda sobra espaço e recursos para sustentar a biodiversidade?

Essa é a grande preocupação! Nós, seres humanos, somos apenas mais uma espécie neste planeta e devemos dividir o espaço com todos os outros seres vivos.

A pegada ecológica também nos dá análises a respeito da Biocapacidade, que avalia a quantidade de água e terra utilizados para prover a população humana de modo equivalente à capacidade regenerativa da natureza.

Mas, mesmo com esses indicadores o uso dos recursos vem só aumentando ao longo dos anos, vamos debater mais sobre isso no próximo tópico.

A pegada ecológica de cada um

Pense em um país industrializado, como os Estados Unidos, eles possuem uma pegada ecológica tão grande que impactam outros territórios além dos seus com a sua atividade.

Avaliando a pegada ecológica per capitaos países com os maiores indicadores são justamente os com mais desenvolvidos e com maiores IDH.

Esses índices têm muito a ver com a cultura de cada grupo de pessoas. Tendo isso em vista, é possível pensar que cada um de nós cresce condicionado a manter um estilo de vida e deixar marcas similares àquelas que todos os que conhecemos deixam.

Entender a importância de mudar a forma que você vive e reduzir a pegada ambiental, ou seja, levar uma rotina mais sustentável, pode ser entendida mais facilmente ao descobrir a dimensão do nosso impacto, enquanto indivíduos.

Para isso, existem testes online e gratuitos. Um deles foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE.

Por meio desse teste, você responde a perguntas como a origem dos alimentos que consome ou a frequência com que compra roupas para descobrir “quantos planetas Terra são necessários para sustentar seu estilo de vida”.

Uma vez que você compreende melhor a sua própria pegada, conseguirá ter mais clareza sobre porque mudar hábitos e incentivar aqueles ao seu redor a fazer o mesmo.

E já que estamos falando nisso, vamos conferir agora 3 formas para reduzir a sua pegada!

3 formas de diminuir a sua pegada ecológica

Reduzir o nosso consumo de recursos é o primeiro passo para ter uma existência mais sustentável, garantindo que as próximas gerações consigam usufruir dos mesmos bens naturais que nós.

A procura por um estilo de vida mais eco-friendly é responsabilidade de todos e para te ajudar com isso vamos comentar 3 formas para diminuir a sua pegada!

1. Pegada ecológica: leve a consciência ambiental para as compras

O consumismo é um sério problema da sociedade e tem como principal aliado a obsolescência programada. Essa cultura nos leva a comprar coisas das quais não precisamos e descartar itens que ainda estão em condição de uso.

A consequência disso é maior geração de lixo e maior extração de matéria-prima para produzir novos bens de consumo.

Por isso, sempre que for as compras pense “eu realmente preciso disso?”.

Além dessa análise crítica também é importante avaliar em quais marcas você está investindo o seu dinheiro, sempre dando preferência para aquelas que se comprometem com a causa ambiental.

E por fim, mas não menos importante, é pertinente escolher produtos duráveis, eliminando os itens descartáveis da sua rotina.

2. Desperdício em hipótese alguma

Quando praticamos o desperdício não é apenas o alimento que está sendo perdido, mas também toda a pegada ecológica utilizada na produção desses insumos.

Além do mais, vivemos em um país no qual cerca de 10 milhões de brasileiros passam fome todos os dias, nesse sentido é inadmissível que um prato de comida vá para o lixo.

3. Reduza, reutilize e recicle

Também conhecido como a Política dos 3Rs, essas três ações são as principais aliadas para quem deseja ter uma vida que impacta menos o meio ambiente.

A ideia aqui é reduzir o consumo, reutilizar os itens que já foram adquiridos e reciclar o lixo gerado. Assim você além de auxiliar na problemática do lixo também ajuda a reduzir o consumismo.

Mas, vale lembrar que na Política dos 3Rs existe uma ordem de prioridade, ou seja, o mais importante é diminuir o consumo. Se precisou consumir, reutilize aquele produto ao máximo e por fim, se precisou descartar, que opte pela reciclagem.

Além desses 3Rs, o Ministério do Meio Ambiente implementou mais dois Rs que compactuam com o desenvolvimento sustentável.

O primeiro deles é o:

  • Repense, que é uma forma de evitar compras por impulso, e o outro é
  • Recusar, que diz respeito a não comprar produtos cuja produção causa notórios impactos ambientais.

Reduzir a pegada ecológica é um grande desafio para nós que já estamos habituados a uma sociedade de consumo, mas precisamos sair da zona de conforto e fazer a nossa parte para preservar os recursos naturais.

Se você gosta de ideias sustentáveis, confira o nosso post Produtos que duram para sempre? Já pensou nessa realidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2