BH Recicla

Entenda como reciclar seu lixo eletrônico

O que vem à sua mente quando o assunto é lixo eletrônico? De pilhas a computadores, são vários os itens que fazem parte do nosso dia a dia e que não podem ser simplesmente “jogados fora”.

Os eletrônicos precisam de um descarte apropriado porque contêm substâncias que apresentam riscos ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Muita gente, porém, não sabe como lidar corretamente com essa questão.

Pensando nisso, fizemos este post para te contar sobre a reciclagem do lixo eletrônico e sobre como ela pode ser feita de forma simples. As dicas valem tanto para quem quer destinar corretamente equipamentos que estão parados em casa, quanto para empresas que produzem um volume mais alto de material para descarte.

O que é lixo eletrônico

Ao se tentar definir o que é lixo eletrônico, o mais comum é pensar em equipamentos como aparelhos de rádio, televisão ou computadores sem uso. E isso é verdade.

É preciso destacar, ainda, que pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes ou mistas também compõem a lista. São materiais que trocamos e descartamos com mais frequência e que, portanto, também merecem atenção.

Por que o descarte convencional não é permitido?

Produtos eletrônicos têm, em sua composição, materiais pesados e tóxicos como chumbo, cádmio e mercúrio. O destarte convencional pode fazer com que essas substâncias entrem em contato com o meio ambiente, oferecendo riscos à fauna e flora e, também, à população.

Produção e descarte de lixo eletrônico

De acordo com a ONU, o Brasil é o país da América Latina que mais produz lixo eletrônico. Dados de 2014 dão conta de que o país gerou, por ano, cerca de 1,4 milhões de toneladas de lixo.

Aqui, como no mundo todo, a tendência é de que esse número só aumente, acompanhando o ritmo de produção e consumo. Por isso, a preocupação com o descarte adequado é crescente.

lei de Resíduos Sólidos prevê que fabricantes e pontos de venda devem receber de volta aparelhos eletrônicos sem uso. Todas as redes de telefonia instaladas no Brasil possuem programas de coleta e reciclagem de celulares, baterias, smartphones e acessórios, por exemplo.

A prática, porém, é pouco comum, seja por desinformação, falta de costume ou qualquer outra dificuldade. No caso de empresas, que produzem um alto volume de lixo eletrônico, é inviável realizar o descarte por esses meios.

Como fazer a reciclagem

Pensando em tudo isso, indicamos abaixo os caminhos para que você ou sua empresa descartem o lixo eletrônico devidamente:

  • Busque por pontos de coleta: estabelecimentos em toda a cidade – como bancos, supermercados e shoppings – fazem a coleta de lixo eletrônico que, posteriormente, será encaminhado para empresas de reciclagem especializada. Esteja atento aos locais que frequenta para encontrar o ponto mais próximo;
  • Solicite a coleta por uma empresa especializada: muitas das empresas que trabalham com a reciclagem de lixo eletrônico realizam a coleta de pequenos volumes, em domicílio. A BH Recicla oferece esse serviço de forma gratuita, basta solicitar a visita pelo site ou pelo whatsapp!
  • Peça a avaliação de seu material: empresas precisam, antes de mais nada, solicitar a avaliação do material que desejam descartar. Dessa forma, é possível negociar a venda da sucata, garantindo o descarte adequado e a declaração de destinação, em conformidade com a legislação. A BH Recicla faz a avaliação e a compra de materiais e pode te ajudar em todas as etapas! Entre em contato conosco!

Viu como é importante fazer a reciclagem do seu lixo eletrônico? Entre em contato conosco. Estamos prontos para te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2